Author Topic: Cenário de rede  (Read 3690 times)

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Cenário de rede
« on: September 25, 2011, 12:29:25 am »
Boa noite

Eu montei minha rede da seguinte forma:

eth0 conectada ao modem ADSL.  Mudei o IP do modem para 10.0.0.1 e no Zentyal como método DHCP e marquei WAN

eth1 conecatada ao switch que distribui a rede para meus computadores.  No zentyal, coloquei o IP 192.168.1.1

Tenho também um roteador wireless, que coloquei ligado ao switch e o configurei com o IP 192.168.1.100...Fiz também um redirecionamento de gateway no mesmo roteador para 192.168.1.1.


Bom...a internet e a rede estão funcionando ok, mas tem alguns problemas:

1 - Gostaria de usar o serviço DYNDNS para acesso externo e como o meu modem está em uma subrede classe A (10.0.0.1), não consigo fazer redirecionar para o servidor, que está em classe C (192.168.1.1).

2 - Sempre que desligo o servidor a internet deixa de funcionar.

Gostaria de contar com a ajuda do pessoal do fórum para saber se este cenário de rede que estou usando é o ideal pro meu caso ou se posso fazer um pouco diferente para poder contar com o DynDNS e também que a internet não caia se o servidor deixar de funcionar.

Obrigado,
Marcelo

Wellmax

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 1
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Cenário de rede
« Reply #1 on: September 25, 2011, 02:40:03 am »
Boa noite Marcelo,

Não sei se vai te ajudar, mas voce poderia colocar o Zentyal para fazer a conexão com o modem via PPOE e o modem em modo bridge, dessa forma o Zentyal vai pegar o ip externo direto com a operadora.
Conforme help do proprio Zentyal: If you use an ADSL router PPPoE [1] (a connection method used by some Internet providers), you can also configure these types of connections. To do this, you only have to select PPPoE and introduce the Username and Password supplied by your provider.
Em seguida voce configura o serviço de DDNS no proprio Zentyal conforme help interno do Zentyal:If the Internet connection assigns a dynamic IP address and you need a domain name to re-direct, you need a provider of dynamic DNS. By using Zentyal you can configure some of the most popular providers of dynamic DNS.
To do this, you must select Network ‣ DynDNS where you can choose the Service provider, Username, Password and Hostname which needs updating when the public address changes. Finally select Enable dynamic DNS.
Dessa forma toda nova conexão do Zentyal com a internet vai atualizar a sua conta DDNS com o novo IP da operadora e voce vai ter acesso externo direto ao Zentyal sem maiores problemas.
Deixe seu retorno para saber se foi util a dica.

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Cenário de rede
« Reply #2 on: September 25, 2011, 10:29:37 pm »
Obrigado pela dica,

É realmente uma boa alternativa.  O problema é que eu não queria deixar a internet dependendo do servidor.

Se alguém tiver mais alguma dica, agradeço

Obrigado,
Marcelo

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Cenário de rede
« Reply #3 on: September 30, 2011, 03:23:37 am »
Wellmax,

Eu tentei utilizar o modo bridge, mas não consegui acessar a internet...

No Zentyal, defini a etho configurada para pppoe e coloquei o usuário e senha da gvt (turbonet@turbonet, gvt25).
No Zentyal, configurei a eth1 como 192.168.1.1
No modem, o configurei como modo bridge e deixei dhcp desativado. Eu mudei o ip de acesso ao modem para 192.168.1.254 (o original é 192.168.1.1)


Se puder ajudar, agradeço.
Marcelo


bricciardi

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 28
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Cenário de rede
« Reply #4 on: October 01, 2011, 12:33:13 am »
Marcelo,

Com relação ao problema número 2, acho que você deve estar brincando, não?

Abraços,

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Cenário de rede
« Reply #5 on: October 02, 2011, 10:17:20 pm »
bricciardi,

Não entendi a tua colocação...Eu não posso deixar o meu servidor com o IP 192.168.1.1?
Eu realmente tenho muitas dúvidas em relação a servidores, principalmente para gerenciamento web, portanto se eu falar alguma besteira, me dá uma luz...ehehehe...

Abraço,
Marcelo

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Cenário de rede
« Reply #6 on: October 11, 2011, 09:00:23 pm »
bricciardi,

Relendo a tua colocação, vi que teu comentário foi baseado em: "2 - Sempre que desligo o servidor a internet deixa de funcionar."
Eu talvez tenha me expressado errado...Claro que se eu usar o modem com bridge, quem disca é o servidor, mas meu interesse é que quem discasse fosse sempre o modem, ou seja, deixar o modem como modo roteador.

Mas após algumas pesquisas e sugestões, resolvi deixar o modem em modo bridge.

Bom...As minhas configurações de rede ficaram da seguinte forma:

Modem
Conectado na etho do servidor
IP para acesso: 192.168.1.1
Modo bridge
DHCP desativado

Zentyal
Em Rede > Interfaces > eth0
Método: PPoe
Externa (WAN): Marcado
Nome Usuário: turbonet@turbonet
Senha: gvt25

Em Rede > Interfaces > eth1
Método: Estático
Externa (WAN): DesMarcado
Endereço IP: 192.168.2.1
Máscara de rede: 255.255.255.0

Em Rede > DNS
Adicionei os dois IPs do OpenDNS
208.67.222.222
208.67.220.220

Em DHCP, adicionei um faixa de rede que vai de 192.168.2.2 a 192.168.2.253


Bom...Após esses ajustes, quase tudo funcionou ok.

O único problema é que alguns sites não entram nas estações de trabalho....Como o da Microsoft, por exemplo.

O mais estranho é que no servidor o site da Microsoft entra.

Será que errei alguma coisa?

Se alguém puder ajudar, agradeço.

Obrigado,
Marcelo