Author Topic: Recursos em falta importantes .....  (Read 3299 times)

imortalis

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 12
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Recursos em falta importantes .....
« on: July 23, 2011, 12:46:17 am »
Boas pessoal.

Usei bastante tempo SME Server mas ultimamente tive alguns problemas com a autenticação no domínio em máquinas com o windows 7 instalado.

Conheci esta distribuição, e como gosto bastante do ubuntu instalei para testar. A primeira impressão é satisfatória.

Espero que me respondam a algumas perguntas:

Quando se criam novos utilizadores, não existe a possibilidade de escolher uma password e quando fizerem login a primeira vez no dominio através dos clientes que seja pedido para modificar a password ?


Se bem que entendi, não da para adicionar o DNS da maquina cliente automaticamente, so com o DHCP server activo ??
Se eu não quiser utilizar o DHCP server tenho de adicionar máquina a máquina ao DNS (dominio) ?

Quando no servidor Web (APache) digo que os users tem um directorio public_html ele devia automaticamente criar esse directorio em cada utilizador. Imaginem 500 utilizadores e fazer o directorio um a um. Pensei em criar um script de login mas ainda não sei bem como.

Estou na seguinte situação. Uma escola com um servidor Radius, bastidores nos blocos e switchs Cisco com 5 Vlans. Para ter acesso à internet preciso de me autenticar via ethernet no server radius 802.1x. Não tem opção apara isso. Portanto consigo eceber ip via DHCP do servidor radius mas na vlan "Guest", ou seja sem internet.... Tive de configurar à unha o ficheiro wpa_supplicant.cong , etc etc, devia ter uma opção dessas em interfaces....


Gostava de poder proibir alguns sites .... limitr a largura de banda para alguns recursos , ftp, etc, etc .. a taxa de upload por exemplo.. Mas pelo que entendi só dá se for um GW , com duas placas de rede e isso não interessa ....

Vou testar hoje a versão Beta... Ouvi dizer que ia dar para integrar as contas do google. isso é que era .....


Algo que não entendo... no windows quando configuro um dominio (AD) tem que ser do tipo servidor.local ou algo do género e aqui não. Eu queria criar um dominio tipo "apjbrito.local" e as máquinas que eram associadas ao dominio tipo posto1.apjbrito.local mas dinamicamente e descobri que sem o DHCP Server não funciona :(


Abraços ...


jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Recursos em falta importantes .....
« Reply #1 on: July 24, 2011, 05:48:02 am »
Olá,

Vou tentar responder suas perguntas...

Até onde sei, não é possível forçar a alteração da senha no primeiro acesso. Existe o módulo usercorner, mas o usuário não é forçado a acessá-lo no primeiro acesso...

Sobre o DHCP, não entendi muito bem suas dúvidas... O DHCP é voltado pra parte de rede, ele não tem muita relação dom a parte de AD não...

Existe uma forma de criar usuários em módulo batch, vc encontrará referências a isto no forum... Veja esta msg: http://forum.zentyal.org/index.php/topic,6367.msg29304.html#msg29304

Abraços,
Jorge Quintão