Zentyal Forum, Linux Small Business Server

International => Portuguese => Topic started by: jquintao on August 07, 2010, 02:03:39 am

Title: Como postar uma boa mensagem!
Post by: jquintao on August 07, 2010, 02:03:39 am
Seja bem vindo a este forum de suporte comunitário. Todas as pessoas aqui são voluntárias e irão responder a algum assunto quando souberem alguma coisa sobre o assunto e tiverem tempo disponível. Nós esperamos que você também ajude outros usuários quando possível.

Para ter certeza que seu problema será resolvido tão rápido quando for possível seguem algumas coisas que você poderia incluir em sua mensagem inicial.

PESQUISE
Antes de tudo: pesquise. É bastante provável que o problema que você está tendo tenha sido encontrado antes por uma outra pessoa. Nós sabemos que em alguns casos pode ser complicado encontrar as palavras certas para fazer a pesquisa principalmente se seu primeiro idioma não for o inglês. Mas não deixe de tentar e talvez mencionar na mensagem o que você tentou pesquisar.

ATUALIZE SEU ZENTYAL
A próxima coisa a ser feita pode ser certificar se sua instalação está atualizada. Os desenvolvedores trabalham no sistema todo dia e corrigem os bugs os mais rápido que eles podem. Para fazer isto, execute as linhas de comando abaixo no seu servidor:

Code: [Select]
sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

POSTE SUA MENSAGEM
Se isto não resolver o problema, post sua mensagem com um assunto que descreva o seu problema. Evite usar assuntos como "Socorro!" ou "Eu tenho um problema"... Não acrescente qualquer prefixo no assunto, exceto para [RESOLVIDO]/[SOLVED] quando o assunto tiver sido resolvido.

Versions/Versões
Antes de tudo, informe a versão do seu Zentyal e a versão do seu servidor Ubuntu.

Function and situation/Função e situação
O servidor está em produção (sendo usado ativamente) ou é um servidor usado somente em testes? Ele está instalado em uma máquina real ou virtual? VirtualBox, VMware, etc? Como é feita a conexão com a internet? O servidor é o gateway da sua rede com a internet?

Zentyal modules versions/versões dos módulos Zentyal
Existe mais um monte de coisas que você pode adicionar na sua mensagem. Execute o comando e adiciona a saída na hora de postar sua mensagem.

Code: [Select]
dpkg -l | grep "zentyal-"
Debug mode/Modo depuração
Para ir um pouco mais profundo, você pode também colocar seu eBox no modo de depuração, tentar reproduzir o problema e enviar os logs para que quem for lhe ajudar possa vê-los em detalhes. Para ativar o modo de depuração, faça o seguinte. Abra um acesso remoto via SSH e digite os comandos no servidor:

Code: [Select]
sudo nano /etc/zentyal/zentyal.conf
Altere debug = yes e salve o arquivo.

Code: [Select]
sudo /etc/init.d/ebox apache2 restart
Tente reproduzir o bug. Repita os passos que fizeram seu Zentyal apresentar problema. Lembre-se de detalhar os passos na mensagem. Nós precisamos disto para repetir o problema e conseguir ajudá-lo!

Mostre-nos seu zentyal.log

Você encontra o log do Zentyal em /var/log/zentyal/zentyal.log

Abra seu navegador em http://paste.ubuntu.com/ e cole o conteúdo do log aqui. Então aidcione o link na sua mensagem.

Para outros logs no servidor, veja uma mensagem sobre vários logs no Servidor Ubuntu.

Agradecimento ao Oceanwatcher, que escreveu o "How to make a good post" original.