Show Posts

This section allows you to view all posts made by this member. Note that you can only see posts made in areas you currently have access to.


Topics - tacioandrade

Pages: 1 2 [3]
31
Portuguese / Integrar Zentyal (Gateway) com Zentyal PDC
« on: June 09, 2012, 03:25:19 am »
Pessoal futuramente vou integrar 2 servidores Zentyal que estou montando para um cliente, um de arquivos que seria o PDC principal de usuários e o gateway/proxy que sincronizaria os usuários.

Então vem o caso, na opção do LDAP de usuários tenho 3 opções distintas, Master e as 2 que não sei qual usar Slave e Slave do AD.

Alguem poderia me explicar?

Outra coisa, para isso funcionar eu tenho que está usando o primeiro como controlador de domínio (ainda não estou usando)?

32
Pessoal, como falei anteriormente tive problema de muito gasto de processador pelo antivirus, por isso decidi desabilita-lo do meu Zentyal. Porem pouco após desabilita-lo acabei percebendo que os arquivos do Samba estavam aparecendo, mais o mesmo estava se comportando de maneira errada, por exemplo o arquivo mesmo estando que permissão 777 estava dando erro: Permissão negada.

Na hora fiquei doido, pois o servidor está em produção e não poderia ficar parado de forma alguma e nem com o Anti-virus ativado (pois com isso levava-se muito tempo para se ter acesso a uma pasta e os clientes toda hora iriam travar (explorer e Nautilus).

Após muito quebrar a cabeça (40 minutos com o pessoal ligando que nem doido para meu ramal), consegui descobrir a causa do problema. =)

No smb.conf do Zentyal, em cada compartilhamento existe duas linhas desta forma:

 vfs objects = full_audit vscan-clamav
 vscan-clamav: config-file = /etc/samba/vscan-clamav.conf

Esta linha pelo que compreendi diz para o Samba, só libera o acesso se o arquivo passar pela verificação com sucesso (ou algo do gênero), porem como meu antivirus estava desabilitado, ele tratava todos os arquivos como possiveis virus e não me liberava acesso a nada.

Para resolver, é só abrir o smb.conf pelo ssh e comentar estas linhas ou apaga-la e reiniciar o samba. =)

Espero que esse texto ajude outras pessoas a resolver este mesmo problema que tive.


Att. Tácio Andrade

33
Pessoal, boa noite mais uma vez eu por aqui. =)
Estou postando aqui pois estou com um probleminha com o meu servidor Zentyal que atualmente está apenas com o Samba como servidor de arquivos configurado.

Desde que o instalei percebo que o samba apresenta uma demora para responder aos comandos dos usuários, por exemplo para listar os arquivos em uma determinada pasta ele geralmente acaba travando o navegador ou demora no minimo 4 a 5 segundos, isso quando consegue-se rapidamente.

Inicialmente eu pensei que o problema era memória ou processamento, porem acessei o servidor por ssh enquanto ele trabalhava e não chegava nem a picos de 20% e nem 40% de memória de processamento e mesmo assim a lentidão do Samba ocorre.

Meu hardware é:

Celeron Dual 2.2 GHz
Memória: 2GB DDR2
HD: 2 HDs de 1TB em Raid 1 por software

O que vocês acham que possa ser?


PS: O Debian rodava perfeitamente bem nesta mesma maquina e ainda com um servidor apache em funcionamento sem problemas de lentidão.

34
Portuguese / Widget para Informação de hardware
« on: March 27, 2012, 10:12:07 pm »
Boa tarde a todos, atualmente instalei o Zentyal em um servidor para testes e substituição de um servidor de arquivos que tinha com o Debian aqui na empresa.
A o ebox está facilitando e muito o trabalho de gerenciamento de usuários, porem existe uma coisa que estou sentindo falta que tenho no meu Gateway Endian, um local com informações do hardware, como por exemplo uso de Processador, memória, Swap, etc, onde possa acompanhar as necessidades do servidor para futuras atualizações, etc.

Algum de vocês sabe me dizer se existe tal ferramenta?

35
Portuguese / Politica customizadas de Firewall customizada
« on: March 07, 2012, 06:49:04 am »
Pessoal eu tenho em minha rede de produção o Endian rodando e estou migrando em uma VM o servidor para Zentyal para ver se vale a pena mantar ele.

Agora estou com um problema nas políticas customizadas de firewall. Tenho que liberar o acesso a diversas portas altas para algumas maquinas (por MAC address de preferência), porem o Zentyal só vem me dando a opção de adicionar liberações para portas de aplicações conhecidas por ele, então gostaria de saber se teria alguma forma de adicionar novas para liberação pela interface web, ou terei que adicionar estas regras na mão mesmo (o que não gostaria de fazer pois dificultaria a manutenção ter 2 locais distintos com regras de firewall).



Att. Tácio Andrade.

36
Pessoal, estou começando a estudar o Zentyal para ver se irei substituir os 2 servidores que tenho com o Endian, Porem uma coisa que senti falta nele foi o Dansguardian, para bloqueio de conteudos. Será que teria uma opção para adicionar isso ou apenas por url's e dominios?

Pages: 1 2 [3]