Zentyal Forum, Linux Small Business Server

International => Portuguese => Topic started by: andremedeiross on May 11, 2012, 07:39:21 pm

Title: Problema na restauração de BACKUP devido acentuação!
Post by: andremedeiross on May 11, 2012, 07:39:21 pm
Boa Tarde pessoal,

meu tópico anterior foi referente ao clamav que está removendo os arquivos doc, descobri um arquivo xls que desapareceu do compartilhamento, fui até a ferramenta de restauração dos Backups que tem no zentyal e encontrei o arquivo a restaurar, porém o diretório possui nomes com acentuação, o nome do diretório é este "REFORMA PRÉDIO PRESIDÊNCIA", acessando via rede por cliente windows eu realmente vejo o nome corretamente, ao tentar restaurar o backup a ferramenta de restauração informa que este diretório não existe, porém ele está lá, então resolvi acessar via ssh para ver a questão e através do terminal vi que o nome está escrito da seguinte forma REFORMA "PRÃDIO PRESIDÃNCIA", logo deduzo que está havendo um problema de charset entre o zentyal, o file system e o samba, coloco os três pois a ferramenta do backup e samba exibem o caminho com a acentuação correta, mas via terminal no file system está gravado incorreto.

minha sorte é que tenho um script ativo no cron com o rsync para um hd externo, se não ainda estaria pendurado tentando solucionar, mas mesmo assim preciso de uma dica para resolver esse problema na ferramenta de backup!

grato pela atenção!
Title: Re: Problema na restauração de BACKUP devido acentuação!
Post by: jquintao on May 12, 2012, 12:47:04 pm
Andre,

Acho que este é um problema antigo e complicado de resolver... Aqui na empresa, eu resolvi este problema pedindo para os usuários não colocarem acentuação em nomes de arquivos e diretórios...

Abraços,
Jorge Quintão
Title: Re: Problema na restauração de BACKUP devido acentuação!
Post by: andremedeiross on May 13, 2012, 07:13:22 pm
pensei em fazer a mesma coisa rsss
Title: Re: Problema na restauração de BACKUP devido acentuação!
Post by: jquintao on May 16, 2012, 03:52:19 am
Andre,

Dizem que quando os americanos descobriram que a caneta esferográfica não funcionava sem gravidade, gastaram uma fortuna em pesquisa e desenvolvimento para construir um modelo que funcionava nestas condições... Quando os Russos tiveram o mesmo problema, começaram a usar lápis... :)

Resumindo, para quê complicar se podemos simplificar... :)

Abraços,
Jorge Quintão