Author Topic: Politicas de Acesso  (Read 1713 times)

Nohai

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 4
  • Karma: +0/-0
  • Carioca.
    • View Profile
Politicas de Acesso
« on: February 17, 2012, 06:09:57 pm »
Saudações,

Estou encontrando muitas dificuldades em estabelecer as politicas de acesso aqui na minha empresa.

Ao principio tentei seguir as instruções do livro de Servidores Linux - Morimoto, clássico. O causo é que após instalar e configurar o Squid, desabilitar o Proxy transparente, e definir a lista de bloqueios, abrindo uma janela nos bloqueios no horário de almoço, esta soluções funcionaram por algum tempo, até que... deixaram de funcionar. Lendo o código do Squid percebi que ele foi reescrito, só não sei dizer por que, talvez por uma queda de energia ou algo do gênero.

Agora sempre que eu desabilito a opção do Proxy ele não deixa nenhum usuário da rede acessar nenhum site através daquele Proxy.

As configurações ideais para minha empresa seriam:

Vendas: Quase todos os domínios bloqueados, menos o email corporativo.
Administração e Direção: Todos os domínios liberados.

Como que consigo isso? Pelo Squid configurando arquivos .conf, ou mesmo pela interface gráfica do Zentyal.

Grata,
Nohai.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Politicas de Acesso
« Reply #1 on: February 20, 2012, 12:20:23 pm »
Olá Nohai,

Você consegue fazer estas regras usando a interface web do Zentyal... Um detalhe que você precisa estar atenta é que um usuário não pode fazer parte de 2 grupos diferentes... Exemplo:

Grupo Direcao
fulano
ciclano

Grupo Administracao
beltrano
linosvaldson

Você deverá associar um perfil de uso do proxy diferente para cada grupo de usuários.

Abraços,
Jorge Quintão