Author Topic: Firewall, file/web server... Usar vários servers ou tudo num zentyal só?  (Read 2515 times)

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Boa noite pessoal.

Seguinte pessoal, tenho uma estrutura  de servidores hoje que é a seguinte:

Hoje está assim:

1- Firewall - Brazil Firewall 3.x - Pentium D com 512MB de RAM
2- Active Directory - Windows 2003 server (também é o servidor de arquivos) e impressão - Dual Core com 2GB de RAM
3- Servidor Web Interno - Ubuntu Server 10.04 com LAMP - Celerom com 1GB de RAM

Quero converter tudo pra Zentyal e gostaria de sugestão sobre como configurar as instâncias do zentyal de forma virtualizada com XenServer... para tanto, colocamos um servidor mais parrudo... porém me surgiram algumas dúvidas:

É melhor juntar todos os serviços numa única instalação e usar a máquina sem ser virtualizada?

Ou seria melhor (e mais seguro) instalar vários servidores zentyal e configurar os serviços individualmente?

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Firewall, file/web server... Usar vários servers ou tudo num zentyal só?
« Reply #1 on: February 20, 2012, 12:42:09 pm »
Olá Wemerson,

No seu lugar eu instalaria o VMware ESXi no servidor, e criaria 3 máquinas virtuais...

Abraços,
Jorge Quintão

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
jquintao não seria o VMWare server que você gostaria de indicar não? Este VMWare ESXi que você indicou, além de ser pago geralmente é usado para clusters e servidores de GRANDE porte.

wemersonrv, recomendo colocar os servidores em maquinas distintas, mesmo que sejam maquinas virtuais. Vários conhecidos meus estão utilizando esta técnica, compra um servidor Dell ou HP parrudo e coloca várias VMs distintas como servidores separados, primeiro pois evita que os processos interfiram um no outro e outra coisa é que é mais simples de gerenciar os servidores separados.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Olá Tacio,

Existe uma versão gratuita do VMware ESXi... O VMware Server funciona em cima de um outro sistema operacional (linux ou windows)... Já o ESXi fica sendo o sistema operacional básico da máquina... A performance fica muito melhor...

A versão gratuita do ESXi tem algumas limitações... Ela não permite, por exemplo, o vmotion (que é mover a máquina virtual de um servidor para outro sem desligá-la)... Porém, para quem não precisa deste e de outros recursos dispnível somente na versão paga, a versão gratuita é um ótimo negócio...

Abraços,
Jorge Quintão

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
jquintao essa é novidade para mim, pois até onde tinha lido o VMware ESXi era a versão paga e o VMWare Server era a versão gratuita.

Cara acho que você acabou de salvar a minha ideia de TCC. =)

Você teria algum texto para indicar sobre as diferênças a versão paga e gratuita do ESXi? Só achei este aqui: http://blogdovicente.com/2008/07/31/vmware-lanca-versao-esxi-gratis-seu-datacenter-nunca-mais-sera-o-mesmo/

Você sabe se teria como colocar uma quantidade de memória superior nos guests que no host, por exemplo 12GB o Servidor e 15GB todos os guests junto?


Abraço. =)
« Last Edit: March 08, 2012, 02:32:48 am by tacioandrade »

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Olá Tacio,

Acho que o limite são 2 processadores físicos e 32GB de memória... Havia um limite de a maior partição da máquina virtual ser de 256GB... Não sei se este limite continua...

Abraços,
Jorge Quintão