Author Topic: Estações Windows 7 não trafegam pelo gateway  (Read 2610 times)

JRodolfo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Estações Windows 7 não trafegam pelo gateway
« on: January 26, 2012, 06:24:45 pm »

Tenho um Zentyal trabalhando como gateway de internet (firewall e proxy transparente), webserver  e host de domínio que foi instalado para um período provisório em uma rede de aproximadamente 50 clientes. Sistemas operacionais diversos; Windows XP, Vista, 7, e Linux Ubuntu, mais alguns mobiles com IOS e Android 2.3
A versão do Ubuntu é a 10.04 LTS e do Zentyal a 2.0.23, ambas recentemente atualizadas na busca de uma solução para o seguinte problema:
De dois dias pra cá as máquinas operando Windows Vista e 7 pararam de trafegar pelo proxy. Só trafegam pacotes pela rede interna. Não conseguem resposta nem de ping em qualquer endereço IP fora da rede (por exemplo, o roteador)
Já as máquinas que operam sistemas XP e Ubuntu funcionam normalmente. Pingam endereços IP externos e resolvem nomes normalmente. Idem para os mobiles.
Já houve caso similar com o Vista & 7, mas respondiam corretamente a ping e tracert em outras circunstâncias, mas não navegavam no browser. Era um problema do SO da MS que parece ter sido resolvido com um dos milhares de patchs dela. Esse sintoma é novo pra min. Alguém teria alguma sugestão.
NOTA: Este servidor já funciona a mais de 1 ano e é utilizado para substituir outros que entrem em manutenção, ou tenham seu sistema substituído no cliente. Atualmente está de gateway em uma rede que terá um outro sistema de proteção de borda instalado, e enquanto este não entra em produção ele fica de backup.
É uma máquina Dell, Xeon 3,XXMghz, com 4 Gb de RAM e 2 discos SATA espelhados por uma placa PERC2.
Está com quase todos os pacotes do Zentyal instalados.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Estações Windows 7 não trafegam pelo gateway
« Reply #1 on: January 27, 2012, 02:20:00 pm »
Olá Rodolfo,

Vc fez regras baseadas em mac address das máquinas? Já peguei de situações de máquinas que não navegavam na internet e o problema era que o mac address cadastrado estava diferente do mac address real da máquina...

Todos são forçados a usar o proxy?

Abraços,
Jorge Quintão

JRodolfo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Estações Windows 7 não trafegam pelo gateway
« Reply #2 on: February 02, 2012, 08:10:48 pm »
Não Jorge, esse não creio ser o problema.
O servidor já era utilizado antes e funcionava normalmente. Aqui, para onde ele veio prestar-se a backup de um gateway que está sendo removido, foi colocado como proxy transparente e funcionou perfeitamente por 3 semanas.
Alem desta alteração ele tornou-se DNS master de 2 domínios e hospeda também uma página institucional.
Depois destas alterações funcionou perfeitamente como sempre funcionou durante 3 semanas
Qualquer máquina com Windows XP, Server 2003 ou 2008, IOS, Ubuntu, ou Debian (são os sistemas que tenho na intranet e testei a conectividade com a Internet) funciona normalmente. Somente máquinas com Windows 7 ou Vista não passam. Nem seguer pingam o IP do meu roteador.
Fiz as atualizações do Zentyal na esperança de que isso resolvesse.
Outra característica que notei no problema foi que começou numa máquina e foi como se "alastrando" para as demais da rede. Parecendo um problema relacionado as atualizações do Windows 7 e Vista.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Estações Windows 7 não trafegam pelo gateway
« Reply #3 on: February 12, 2012, 10:51:48 pm »
Olá Rodolfo,

Muito estranho... Em termos de rede, acho que as máquina com XP, Windows 7, Mac OS X, Linux, etc são equivalentes... Se você libera a máquina no Firewall ela navega? O problema só acontece quando elas passam pelo Proxy?

Abraços,
Jorge Quintão

JRodolfo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Estações Windows 7 não trafegam pelo gateway
« Reply #4 on: February 13, 2012, 04:38:40 pm »
Jorge
Testei as máquinas Vista/7 saindo por um router ADSL e funcionaram perfeitamente.
Fora isto, troquei o gateway por outro e todas elas, inclusive as com Vista e 7, também estão navegando normalmente.
Infelizmente terei de remover este servidor que apresentou este problema e apagar o Zentyal dele prq devo coloca-lo em produção de uma aplicação para NFe noutro cliente. Esta é a máquina mais confiável que tenho para servir aos clientes nestas ocasiões.
Vou instalar o Zentyal em outra máquina e tentar simular este problema no meu escritório. Acredito que após o Carnaval (sou do Rio) eu tenha algum retorno para postar aqui.
Desde já agradeço sua cooperação.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Estações Windows 7 não trafegam pelo gateway
« Reply #5 on: February 14, 2012, 03:18:50 am »
Olá Rodolfo,

Muito estranho este seu caso... Depois que fizer mais testes, nos conte o que descobrir...

Abraços,
Jorge Quintão