Author Topic: Dúvidas  (Read 3062 times)

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Dúvidas
« on: December 15, 2011, 01:37:41 pm »
Bom dia,

Tenho um servidor Zentyal rodando de forma perfeita em um ambiente com 11 computadores conectados...

Está tudo ok e funcionando conforme o esperado, mas tenho algumas dúvidas em relação a atualizações e desastres.

Atualizações
Sei que o Zentyal oferece uma atualização segura (QA) como um serviço pago.  Então gostaria de saber se as atualizações gratuitas são seguras ou se alguém tem alguma dica de qual seria a melhor forma de proceder em relação a isso.


Desastres
Os dados de todas as estações estão no servidor, inclusive os arquivos que estavam na pasta "Meus Documentos" de cada usuário. Eles acessam a partir do seu respectivo Drive H. Tenho medo de que haja algum problema e eu não consiga recuperar o sistema de forma rápida, por isso, gostaria de saber o funcionamento da ferramneta de backup do Zentyal.

Pelo que pude entender, o backup do zentyal, grava as informações de configuração do sistema (Ubuntu + Zentyal), então caso haja algum problema de configuração od Zentyal, basta carregar um backup já salvo.  Seria isso?

Obrigado,
Marcelo




jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Dúvidas
« Reply #1 on: January 05, 2012, 09:06:19 pm »
Olá Marcelo,

Sobre atualizações, você pode confiar nas atualizações disponibilizadas para a comunidade... Mas terá maior segurança usando uma atualização segura... A NetSol é parceira GOLD da Zentyal e pode lhe vender uma subscrição que dá direito a atualizações de qualidade assegurada se necessitar...

Sobre Desastres, existe um opcional da Zentyal para isto... Mas, se vc também pode utilizar a ferramenta de backup da versão comunitária do Zentyal... O diferencial fica por conta do suporte que você terá caso ocorra algum problema na hora de voltar os dados...

Abraços,
Jorge Quintão