Author Topic: Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado  (Read 5031 times)

brunosolar

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 12
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado
« on: December 21, 2011, 12:13:38 pm »
Prezados,

Estou migrando um gateway para o Zentyl 2.2 no entanto gostaria de saber como liberar endereço de uma interface de rede somente se o MAC Address estiver cadastrado no Zentyal.

Isso é possível?

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado
« Reply #1 on: January 05, 2012, 09:01:03 pm »
Olá Bruno,

Basta você criar um objeto com este IP e MAC ADDRESS definidos... Ai, você cria a liberação no firewall baseado neste objeto e automaticamente, uma outra máquina com este mesmo IP não vai conseguir navegar...

Abraços,
Jorge Quintão

Leandro C. Ramos

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado
« Reply #2 on: September 12, 2013, 08:21:23 pm »
Pessoal, este tópico está meio antigo já, mas gostaria de retomá-lo, pois estou com um problema relacionado.

Pelo que entendi, a questão que o Bruno levantou, é a de liberar ip's por dhcp com macs cadastrados, porém sem necessitar amarrar um ip ao determinado mac. Simplesmente verificar se o mac está cadastrado e liberar qualquer ip para ele.

Preciso fazer isso. Será que tem como?

Obrigado.

Gilberto Ferreira

  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 516
  • Karma: +12/-1
    • View Profile
Re: Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado
« Reply #3 on: September 13, 2013, 04:37:01 pm »
Isso pode ser feito no DHCP usando a cláusula:

deny unknown-clients;



Com isso somente quem tem mac cadastrado pode pegar IP... Mas tem que ter o MAC e o IP cadastrado...

Lembre-se de colocar isso no arquivo .mas do dhcp do Zentyal, pra que ele coloque a informação correta no dhcpd.conf do Linux....

Att

Leandro C. Ramos

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado
« Reply #4 on: September 13, 2013, 08:20:30 pm »
Obrigado Gilberto, mas esse "cadastramento" do mac tem que ser no arquivo do DHCP mesmo ou em algum módulo do Zentyal (Objetos, por exemplo)?

E quando você diz que tem que cadastrar o mac e o ip, você diz que devo cadastrar determinado mac a determinado ip, certo? No meu caso, gerencio aproximadamente 1000 equipamentos em uma rede /24, com 243 ip's disponíveis (192.168.0.10 a 192.168.0.253). Seria complicado amarrar os ips...

Abraço e obrigado novamente.


Gilberto Ferreira

  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 516
  • Karma: +12/-1
    • View Profile
Re: Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado
« Reply #5 on: September 17, 2013, 03:00:06 am »
Obrigado Gilberto, mas esse "cadastramento" do mac tem que ser no arquivo do DHCP mesmo ou em algum módulo do Zentyal (Objetos, por exemplo)?

E quando você diz que tem que cadastrar o mac e o ip, você diz que devo cadastrar determinado mac a determinado ip, certo? No meu caso, gerencio aproximadamente 1000 equipamentos em uma rede /24, com 243 ip's disponíveis (192.168.0.10 a 192.168.0.253). Seria complicado amarrar os ips...

Abraço e obrigado novamente.


Mas me pareceu que pela sua questão original, seria o que você queria fazer.
Aquele parametro que passei você deve colocar no dhcpd.conf no ubuntu.
Ou melhor, no arquivo /usr/share/zentyal/stubs/dhcp/dhcpd.conf.mas, ou algo equivalente... Não estou com o Zentyal aberto aqui agora...

Por outro lado, os mac's address você cadastraria pela interface do Zentyal....
Teria que fazer um teste de conceito pra ver se funciona...

Att

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado
« Reply #6 on: September 24, 2013, 04:29:25 pm »
Pelo que entendi, basta vc não cadastrar nenhum range de ip dentro do serviço de dhcp, na própria interface do zentyal.

E após isso na opção de endereços reservados vc insere os objetos já pré-configurados por vc com ips e macs.


Segue um exemplo:



Uploaded with ImageShack.us
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

Gilberto Ferreira

  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 516
  • Karma: +12/-1
    • View Profile
Re: Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado
« Reply #7 on: September 24, 2013, 04:31:27 pm »
Pelo que entendi, basta vc não cadastrar nenhum range de ip dentro do serviço de dhcp, na própria interface do zentyal.

E após isso na opção de endereços reservados vc insere os objetos já pré-configurados por vc com ips e macs.


Segue um exemplo:



Uploaded with ImageShack.us

Sim... Também é uma opção...

wimpactus

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Liberar IP no DHCP somente com MAC Address Cadastrado
« Reply #8 on: May 19, 2014, 09:26:25 pm »
Ola pessoal,

Atualmente na versão 3.4 do Zentyal temos que criar um objeto e definir seu IP e Endereço MAC para poder fixar o IP independente do DHCP. (Pelo que entendi.

Onde fica essa lista dentro do sistema, eu tenho 50 maquinas e não queria cadastrar uma a uma, queria dar uma carga com os nomes, endereço IP e endereço MAC.

Abraço a todos,

Win