Author Topic: Duplicity Full Restore  (Read 2788 times)

fbravo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 9
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Duplicity Full Restore
« on: November 10, 2011, 05:40:03 pm »


Olá galera, estou postando este tópico pois estou tendo algumas dificuldades para utilizar a restauração de backups do Zentyal.


Vou dar uma breve passada pelas configurações do meu servidor:


Zentyal 2.0-23 (atualizado) instalado via imagem ISO.

Ubuntu Server 10.04.3 (atualizado)

/dev/sda1 = 30GB = "/"
/dev/sda2 = 3GB = "swap"
/dev/sda3 = 150GB = "/home"
/dev/sda4 =  "Extended"
/dev/sda5 = 150GB = "/vm"
/dev/sda6 = 167GB = "/dados"

O sistema de backup está configurado para efetuar backups diários (full no domingo e incremental nos demais dias da semana).

Configurei como "Exclusões" os diretórios: "/vm" e "/dados".

O diretório "/vm" era utilizado na minha primeira implementação do Zentyal, onde o server atuava como VMware Server em conjunto.

Hoje o diretório "/vm" é utilizado para guardar os backups do sistema.

Tenho algumas imagens do CloneZilla, pois sempre que faço mudanças grandes no server costumo fazer estas imagens.

Inclusive o server está rodando com uma destas imagens do Clonezilla, mesmo defasada, pois não obtive exito com o duplicity.


Pois bem, eis que o inesperado aconteceu:   o temido DESASTRE. Meu servidor passou por um desastre bem

complicado de se resolver e achei por bem fazer um "Full Restore" através do sistema de backups do Zentyal.

Acontece que nunca havia precisado utilizá-lo, por isso mesmo, nem imaginava como proceder. Recorri, então, à

documentação e segui os passos descritos na seção "How to recover from a disaster".

Bootei pelo GRML, o qual já vem com o duplicity, e segui todos os passos descritos.


Segue os comandos adaptados ao meu caso:


1 - Montei os 3 diretórios envolvidos

# mount /dev/sda1 /mnt/sda1   (/)
# mount /dev/sda1 /mnt/sda3   (/home)
# mount /dev/sda1 /mnt/sda5   (/vm, onde se encontram os backups do duplicity)

2 - Excluí todo o conteúdo das partições a serem recuperadas

# rm -rf /mnt/sda1/*   (/)
# rm -rf /mnt/sda3/*   (/home)

3 - Recuperei os arquivos "/etc/passwd" e "/etc/group" para o sistema local (GRML)

# duplicity restore -t 11D --file-to-restore etc/passwd file:///mnt/sda5/BKP /etc/passwd --no-encryption --force
# duplicity restore -t 11D --file-to-restore etc/group file:///mnt/sda5/BKP /etc/group --no-encryption --force

4 - Prossegui com a restauração completa

# duplicity restore -t 11D  file:///mnt/sda5/BKP /mnt/sda1/ --no-encryption --force


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:  Como o sistema de backup do Zentyal (duplicity) faz o backup baseado nos diretórios,

o conteúdo da pasta "/home" (que é o local de montagem da partição "sda3") foi restaurado dentro da partição "sda1", como se o

diretório "/home" fosse apenas mais um subdiretório de "/". Para corrigir isto, movi todo o conteúdo da pasta "/home" que foi

restaurado na partição "sda1" para a partição correta, "sda3". Assim, quando o Zentyal montasse suas partições o conteúdo

estaria no lugar correto.

5 - Finalmente, recriei os diretórios dinâmicos do sistema e excluí os temporários

# mkdir -p /mnt/sda1/dev
# mkdir -p /mnt/sda1/sys
# mkdir -p /mnt/sda1/proc
# rm -fr /mnt/sda1/var/run/*
# rm -fr /mnt/sda1/var/lock/*

6 - Após todos estes passos, desmontei tudo e

reiniciei pelo Zentyal e...   e...   ...   ...     FERROU !!!!   hauhauhauhauhauhau....  (pra não chorar...  rsrs).


Aconteceu que o sistema "parecia" estar carregando normalmente (confesso que, na pressa, não consultei os logs de inicicialização),

mas no momento de entrar no sistema através do usuario e senha o zentyal não aceitava a entrada.

O sistema básico até estava funcionando, até conseguia acessar via SSH (daí que deveria ter consultado os logs), mas os serviços

normais do zentyal não subiram. Não tinha proxy, DNS, Samba, LDAP...   de novo, na pressa, não testei tudo que estava ausente na rede...


Bem, então é isso. Resumindo, pelo que me parece a restauração teve mais de 90% de exito, aja vista o sistema ter bootado normalmente.

Agora não consigo entender o que pode ter acontecido de errado. Gostaria que alguma alma caridosa (rsrs),

que já tenha feito restaurações com o duplicity, possa me dar uma mãozinha...


Bem, agradeço a paciência de todos, sei que o post ficou um tanto extenso.


Conto com a ajuda da galera.


Abraços.


 8)






fbravo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 9
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Duplicity Full Restore
« Reply #1 on: November 18, 2011, 12:14:14 am »
.

 :o

E ai galera....   ninguém tem nenhuma idéia ?!?!

Please...

 :'(