Author Topic: MAC Address da placa eth0 invertido com eth1  (Read 3182 times)

elmof

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
MAC Address da placa eth0 invertido com eth1
« on: October 17, 2011, 08:03:03 pm »
Boa tarde pessoal,
Estou com uma certa dificuldade aqui na empresa, tenho um windows server 2003 rodando DNS e DHCP ele também e o DC, acontece que preciso de um cara para controlar o acesso web e firewall, foi então que descobrir o Zentyal, realizei todo o processo de instalação e instalei apenas a parte de getway, realizei as configurações de rede definindo o ip fixo tanto da placa externa quando da interna e etc. Ai vem o problema, tanto o server como as maquinas clientes não conseguem encontrar pelo ping o ip do Zentyal, ou seja ping 192.168.0.1 e o mesmo não responde, quando pedi pra ver a tabela ARP percebi que o MAC Address da placa interna(192.168.0.1) do Zentyal estava com o MAC da placa externa(201.xxx.xxx.82). Verifiquei as configurações do Zentyal "ifconfig" e os MAC das placas estão corretos. Alguem tem alguma dica.

Para entender melhor, fiz um teste onde desabilitei o getway da interface externa eth1 e criei o getway eth0 e dessa forma as maquinas clientes conseguem "pingar" o server zentyal, porém não conseguem navegar. ta osso rssss
« Last Edit: October 19, 2011, 08:31:06 pm by elmof »

edmarinho

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 18
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: MAC Address da placa eth0 invertido com eth1
« Reply #1 on: November 04, 2011, 01:35:59 pm »
Ola!

Vai no seguinte arquivo e verifique o MAC das placas.

/etc/udev/rules.d/70-persistent-net.rules

Você pode alterar os MACs e depois reiniciar o servidor.

Att,

Ed Carlos Marinho
Administrador de redes

elmof

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: MAC Address da placa eth0 invertido com eth1
« Reply #2 on: November 05, 2011, 12:47:27 am »
OI,
Valeu pela dica, na verdade foi uma falha minha na estrutura da rede, eu coloquei na mesmo switch o cabo da minha LP de dados e também os cabos das maquinas clientes. Quando eu precisava de um ip externo eu puxava um cabo cross desse switch, porém, dessa forma acabou ocasionado loop na minha rede. A solução foi simples, a distribuição de ip externo eu passei para um Hub e tudo ficou normal.

Vivendo e aprendendo...

Obrigado.