Author Topic: Configuração Zentyal  (Read 5068 times)

cassioupa

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Configuração Zentyal
« on: June 08, 2011, 08:23:53 pm »
Boa tarde a todos,
instalei a versao disponivel para download no site em um micro e funcionou perfeitamente,
consegui fazer a internet funcionar nos clientes porem eu gostaria de saber se tem como eu criar por exemplo um grupo com internet totalmente liberada e um grupo de usuarios com uma politica de filtro rigorosa e algumas dicas como por exemplo bloquear msn para este grupo com filtro rigoroso.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Configuração Zentyal
« Reply #1 on: June 09, 2011, 01:52:12 pm »
Olá,

Tem jeito sim... Vc pode fazer estas restrições pelo Firewall e/ou Proxy... Pelo Firewall vc precisará fixar os IP's dos usuários que quer liberar o acesso... Pelo Proxy, vc pode fazer baseado no IP ou no Login do Usuário...

Atenciosamente,
Jorge Quintão

cassioupa

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Configuração Zentyal
« Reply #2 on: June 09, 2011, 04:59:42 pm »
Obg pela ajuda
eu configurei o proxy transparente
e consegui bloquear oq eu queria com o filtro de pacotes porem como faço para adicionar um grupo de usuarios?
eu achei na guia objetos porem criei outro filtro mas ele n funciona nos objetos criados
n estou conseguindo entender como ele gerencia esses usuarios
tem como me dar uma aula basica disso pois na documentacao n encontrei mta ajuda para oq eu preciso
obg

monique7

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Configuração Zentyal - firewall
« Reply #3 on: July 22, 2011, 04:38:59 am »
Olá a todos

Aproveitando o topico gostaria da ajuda de vcs, quanto ao firewall.

Utilizo o zentyal 2.0

Configurei o proxy porem o zentyal cria algumas regras personalizadas redirecionando para a porta 3128, e do nada redireciona para 3129. Me disseram que tem um tal de dasguard que faz um tipo de meio campo jogando para 3128 e 3129. Se for isso, o que tenho que desabilitar para parar de trocar de portas.. pois se torna incoviniente ficar trocando a porta no proxy.

Eu criei uma regra em serviços para o squid na porta 3128 e depois fui no firewall e na primeira regra que é lan para zentyal apontei para o squid, que la em serviços em havia criado... depois fui em firewall personalizado do zentyal e desabilitei as regras que ele criou para a porta 3128 e 3129.. e percebam que quando esta em accept para 3128 e ele joga para 3129.. ele automaticamente dropa o 3128 e da um accept no 3129.

entao depois das minhas regras e de ter desabilitado as do zentyal.. fiz o teste do telnet.. e nadaaa.. nao responde.. mesmo criando a regra..

Por favor alguem poderia me ajudar a entender isso???


jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Configuração Zentyal
« Reply #4 on: July 24, 2011, 05:21:34 am »
Olá Monique,

Quando você escolhe a opção "filtrar" para o proxy, ele ativa o Filtro de Conteúdo chamado Dansguardian... O Dansguardian por padrão utiliza a porta 3129... Mas o Zentyal já cria automaticamente a regra que direciona as consultas na 3128 para a 3129... O log do squid fica no /var/log/squid/access.log... Já o log do dansguardian fica no /var/log/dansguardian/access.log...

Abraços,
Jorge Quintão

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Configuração Zentyal
« Reply #5 on: July 24, 2011, 05:23:58 am »
Olá Cassio,

Proxy transparente é incompatível com autenticação. Sendo assim, as regras não poderão ser criadas por grupos de usuários... Para usar grupos de usuários, você precisa desmarcar o proxy transparente e mudar a política do proxy para Autorizar e Filtrar...

Abraços,
Jorge Quintão