Boa tarde,
Trabalho com Ubuntu Server, tanto em ambiente privado como em nuvem pública (web).
Pesquisando na internet, conheci o Zentyal (antigo e-box) e ao que me pareceu é um servidor robusto, mas com uma linha de configuração e aprendizado muito menor que os servidores tradicionais.
Tenho alguns clientes (micro empresas) que gostariam de ter uma solução de firewall e backup, mas de forma simplicada.
Vou exemplificar para ficar mais fácil:
Ambiente 1:
Servidor Ubuntu + Estações Windows XP SP3
O servidor possui um software de gestão em ambiente LAMP
O servidor possui LDAP e autentica todos os computadores.
O servidor faz a conexão com a internet (ele é ligado ao modem) e possui firewall (iptables) básico.
Nesse ambiente, eu gostaria de conectar um segundo servidor (Zentyal) somente para backup e firewall. É possível criar o servidor e simplesmente conectá-lo ao switch?
Ambiente 2:
Estações Windows XP SP3 e/ou Estações com Windows 7
Nesse ambiente não há servidor para gerenciar a rede. E eu gostaria de um servidor (Zentyal) somente para backup e firewall sem que eu altere a minha estrtura de rede (modem->Swith->Computadores). É possível criar o servidor e simplesmente conectá-lo ao switch?
Ambiente 3:
Servidor Windows + Estações Windows XP SP3
O servidor possui um banco de dados SQL Server
O servidor possui AD e autentica todos os computadores.
O servidor faz a conexão com a internet (ele é ligado ao modem) e possui firewall básico.
É possível utilizar o Zentyal para da forma como coloquei nos exemplos?
Qual seria a melhor forma para usar?
Agradeço quem puder ajudar.
Um abraço,
Marcelo Costa