Author Topic: Duvidas de Iniciantes  (Read 6134 times)

senaronald

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Duvidas de Iniciantes
« on: February 02, 2011, 07:06:00 am »
Bom pessoal primeiramente eu gostaria de informa que sou novato no mundo Linux e que esse tópico e para que as idéias dos iniciantes sejam esclarecidas.
Então vamos aos esclarecimentos. Bom estou com uma pequena rede de computadores no escritório e tendo algumas dores de cabeça em relação a isso, andei pesquisando na internet e achei vários sistemas e modos de cria um bom Roteador & Firewall, porém o ZENTYAL mim chamou muito a atenção mais nem sei por onde começar então aqui vai algumas perguntas que mim veio a mente.

01- O que preciso para instalar o ZENTYAL?
02- Quais são os passos para instalar, existe algum tipo de TUTORIAL?
03- Após a instalação como configura, existe algum tipo de MANUAL BASICO?
04- O ZENTYAL atendera ao meu propósito que são os seguintes:
   04.1- Vou pode compartilha o sinal ADSL (internet) entre os PC da rede de forma simples e transparente?
    04.2- Tem como controla a velocidade de acesso dos PC da REDE com um (QoS) para que a internet não seja utilizada apenas por um PC da rede e deixando o acesso dos outros PC lento?
   04.3- Terei acesso remoto ao servidor ZENTYAL de fora da REDE?

Bom pessoal existe muitas duvidas do que eu não posso fazer e do que posso fazer com um servidor Zentyal, hoje aqui no escritório estou utilizando um Servidor Linux porem não sinto estabilidade com o mesmo o qual nos dar muita dor de cabeça, espero encontra no Zentyal um sistema que nos faça felizes.

Diante de tudo já agradeço a todos que fazem parte da família Zentyal e pela ajuda que sei que com certeza irei obter.

Rafael Muylaert

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 49
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Duvidas de Iniciantes
« Reply #1 on: February 02, 2011, 11:38:31 am »
Respostas:

01- http://trac.zentyal.org/wiki/Hardware
02- A Instalação é muito simples. É só gravar o iso e dar o boot por ele:
      http://trac.zentyal.org/wiki/Document/Documentation/InstallationGuide
03- Já traduzi parte do manual para o portugues. Está no tópico:
      http://forum.zentyal.org/index.php?topic=5933.0
      O manual completo em inglês está em:
      http://doc.zentyal.org/en/
04.1- Sim
04.2- Sim
04.3- Sim

senaronald

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Duvidas de Iniciantes
« Reply #2 on: February 03, 2011, 05:35:06 pm »
05- Existe algum modulo do Zentyal que seja PAGO ?
      05.1- Se existe quais são os modulos pagos?
« Last Edit: February 03, 2011, 06:04:23 pm by senaronald »

fbravo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 9
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Duvidas de Iniciantes
« Reply #3 on: February 22, 2011, 01:06:17 am »
Olá galera, sou novo no forum e este é meu primeiro post.

Bem, procurei um lugar melhor pra postar minha dúvida, mas não encontrei e preferi postar por aqui mesmo do que criar um novo tópico.

Sou iniciante em servidores linux e estava no meio dos meus estudos de implementação de um servidor Ubuntu 10.04 LTS com VMware Win Server 2003 e acabei me deparando com o Zentyal.

Fiquei bastante satisfeito com o que ele oferece.

Bom, vamos às minhas dúvidas:

1 - Sabendo que o Zentyal é implementado sobre o Ubuntu 10.04 pensei em tentar implementar nele o que estava querendo. Gostaria de saber se posso usar o VMware com uma máquina virtual Win Server 2003 normalmente.

2 - Quais as diferenças entre a versão free e a versão paga ??

3 - Qual o gerenciador de janelas usado no Zentyal 2.0.3 ?? Se ninguém logar no servidor pela interface gráfica, teoricamente ele se comportaria como um Ubuntu Server sem servidor X, seria isso ?? Isso seria muito importante pra poder decidir usá-lo ou não...

4 - Caso negativa a pergunta acima, teria como configurar o Zentyal para iniciar em um runlevel onde não é carregado o servidor X ??

5 - Ele é implementado sobre o 10.04 Server ou Desktop ?? Afinal, existem diferenças bem significativas (otimizações) na configuração do kernel de um para o outro...


Desde já agradeço àqueles que puderem ajudar.

 8)

Abraço.

« Last Edit: February 22, 2011, 01:12:16 am by fbravo »

Josir

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 50
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Duvidas de Iniciantes
« Reply #4 on: February 22, 2011, 06:30:08 pm »
Olá Fbravo,

1 - Sabendo que o Zentyal é implementado sobre o Ubuntu 10.04 pensei em tentar implementar nele o que estava querendo. Gostaria de saber se posso usar o VMware com uma máquina virtual Win Server 2003 normalmente.

Eu não conheço o VMWare sob Windows mas a principio deve funcionar. Eu utilizo KVM sob Linux e funciona MUITO bem.

2 - Quais as diferenças entre a versão free e a versão paga ??

Não existe versão paga. Existe versão sem suporte e com suporte. Para uma microempresa no Brasil acho o suporte um pouco caro mas se vc tem orçamento para isso, vale mais a pena do que comprar uma licença de Windows Server.

3 - Qual o gerenciador de janelas usado no Zentyal 2.0.3 ?? Se ninguém logar no servidor pela interface gráfica, teoricamente ele se comportaria como um Ubuntu Server sem servidor X, seria isso ?? Isso seria muito importante pra poder decidir usá-lo ou não...

Ele vai usar o gerenciador que vc quiser! Inclusive não utilizar nenhum ! Bemvindo ao mundo Linux.
Eu utilizo com o Gnome normalmente mas poderia não ter instalado nenhum.

4 - Caso negativa a pergunta acima, teria como configurar o Zentyal para iniciar em um runlevel onde não é carregado o servidor X ??

Se você instalar o Ubuntu Server e depois instalar o Zentyal, ele vai ficar sem servidor X.

5 - Ele é implementado sobre o 10.04 Server ou Desktop ?? Afinal, existem diferenças bem significativas (otimizações) na configuração do kernel de um para o outro...

Idem. Você pode instalar tanto sob um quanto sob o outro. A diferença do Ubuntu Server é que ele vem por default sem GDM e sem quinhentos sofwares que já vem instalados por default. A nível de kernel, não muda nada.

Um abraço,
Josir.

fbravo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 9
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Duvidas de Iniciantes
« Reply #5 on: February 23, 2011, 05:27:21 pm »
Olá amigo Josir. Obrigado pelos seus esclarecimentos.

Acho que não fui muito específico ao determinar sobre qual aspecto minhas perguntas deveriam versar...  desculpe.

Creio que deveria ter salientado que estou falando do uso do Zentyal pré-configurado no ISO com Ubuntu, disponível para download.

Desta forma, creio que suas explicações seriam um pouco diferentes, rsrs...   ;)

pois se pretendo usar o ISO, já vou ter todo o ambiente X e gerenciador de janelas instalado e configurado. Por isso minha pergunta sobre o gerenciador. Dependendo, poderia trocá-lo ou até mesmo remover o ambiente gráfico, tendo em vista que minha intenção é o gerenciamento remoto por SSH ou pela interface web do Zentyal. Melhor ainda do que remover o ambiente gráfico de forma definitiva, seria poder iniciar em um runlevel mais inferior (sem GUI), assim, quando necessário (nunca, hehe) poderia fazer uso da GUI.

Sobre qual versão do Ubuntu ele estaria, depois de ler o manual acabei descobrindo: Roda sobre o Ubuntu 10.04 LTS, o que é uma boa notícia.

Tbem no manual, descobri que a implementação do ambiente Zentyal não impede em nada a adição de outros softwares, bastatando gerenciá-los manualmente (fora do Zentyal). Vou poder usar minha VM.

Bem, minha pergunta sobre logar no servidor pela GUI ainda continua. Como não sou expert em Linux, não sei se todo o peso da GUI só começa após o processo de login gráfico ou na tela de login  (GDM). Se na tela de login já estiver sofrendo os malefícios de uma GUI, preferiria remover a GUI; caso contrário, deixaria como está, haja vista não fazer diferença e ainda ter uma GUI caso necessitasse. Dependeria dessa informação.

Com relação a "versão paga", tbem me expressei mal...  quis dizer com relação ao suporte mesmo. Notei que pagando pelo suporte teria "direito" a uns reports bastante interessantes que não sei se estariam disponíveis na free.

E sobre a diferença entre Ubuntu Desktop e Server:

A diferença mais convidativa (para um servidor) creio ser algumas opções importantes na compilação do kernel do Server.

Segue um trecho da documentação oficial:

Quote

The differences between the two editions are the lack of an X window environment in the Server Edition, the installation process, and different Kernel options.

Kernel Differences:

The Server Edition uses the Deadline I/O scheduler instead of the CFQ scheduler used by the Desktop Edition.
Preemption is turned off in the Server Edition.
The timer interrupt is 100 Hz in the Server Edition and 250 Hz in the Desktop Edition.


Referências:

US:  https://help.ubuntu.com/10.04/serverguide/C/preparing-to-install.html#intro-server-differences

BR: http://l10n.ubuntu.tla.ro/ubuntu-docs-jaunty/html/serverguide/pt_BR/preparing-to-install.html

Só pelo lapso mais curto nas interrupções já valeria a pena...   quer dizer, o desligamento da preempção em um server tbem...


Bem, vou instalar e começar os testes.

Se houver mais informações pra compartilhar, agradeço.

Abraço a todos.

 8)


EDIT:

Fica a pergunta:

Como posso iniciar em um runlevel sem servidor X ?? Desta forma manteria a GUI, porém só utilizaria quando realmente necessário. Valeu.
« Last Edit: February 23, 2011, 05:32:33 pm by fbravo »

Josir

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 50
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Duvidas de Iniciantes
« Reply #6 on: March 11, 2011, 10:59:59 pm »
Olá FBravo, desculpe só responder agora. Esqueci de marcar o post para notificação...

Minha sugestão: Instale a ISO do Ubuntu Desktop e só depois instale o pacote do Zentyal. Já baixei duas ISOs do Zentyal e todas tinham problemas sérios de instalação.

Se você é novo no Ubuntu, use o GUI! Ele não é tão pesado que não possa ser usado em servidores, mesmo os virtualizados. Geralmente você irá perder uns 100Mb, ou seja 10% da memória de um servidor bem simples. Além disso, você pode habilitá-lo sempre que quiser utilizando o runlevel.

Sobre Server/Desktop: eu conhecia essas diferenças mas se o servidor não vai ter 500 usuários, você nem vai perceber. Eu tenho um servidor bem modesto aqui com 1Gb RAM/1 CPU Xeon e ele raramente chega a 15% de CPU com 50 usuários utilizando-o freneticamente :)

Suporte: se você tem orçamento para comprá-lo, vale a pena. Eles tem um representante no Brasil (em MG) que é muito prestativo. Mas o suporte é feito diretamente da Espanha em Inglês ou Espanhol.

O Ebox/Zentyal é muito estável: nos 4 anos que o utilizo, ele nunca deu um crash ou coisa semelhante. Mas o suporte é interessante para obter dicas de configuração e tuning.

Depois nos conte como foi a instalação.
Boa Sorte!
Josir.