Olá amigo Josir. Obrigado pelos seus esclarecimentos.
Acho que não fui muito específico ao determinar sobre qual aspecto minhas perguntas deveriam versar... desculpe.
Creio que deveria ter salientado que estou falando do uso do Zentyal pré-configurado no ISO com Ubuntu, disponível para download.
Desta forma, creio que suas explicações seriam um pouco diferentes, rsrs...
pois se pretendo usar o ISO, já vou ter todo o ambiente X e gerenciador de janelas instalado e configurado. Por isso minha pergunta sobre o gerenciador. Dependendo, poderia trocá-lo ou até mesmo remover o ambiente gráfico, tendo em vista que minha intenção é o gerenciamento remoto por SSH ou pela interface web do Zentyal. Melhor ainda do que remover o ambiente gráfico de forma definitiva, seria poder iniciar em um runlevel mais inferior (sem GUI), assim, quando necessário (nunca, hehe) poderia fazer uso da GUI.
Sobre qual versão do Ubuntu ele estaria, depois de ler o manual acabei descobrindo: Roda sobre o Ubuntu 10.04 LTS, o que é uma boa notícia.
Tbem no manual, descobri que a implementação do ambiente Zentyal não impede em nada a adição de outros softwares, bastatando gerenciá-los manualmente (fora do Zentyal). Vou poder usar minha VM.
Bem, minha pergunta sobre logar no servidor pela GUI ainda continua. Como não sou expert em Linux, não sei se todo o peso da GUI só começa após o processo de login gráfico ou na tela de login (GDM). Se na tela de login já estiver sofrendo os malefícios de uma GUI, preferiria remover a GUI; caso contrário, deixaria como está, haja vista não fazer diferença e ainda ter uma GUI caso necessitasse. Dependeria dessa informação.
Com relação a "versão paga", tbem me expressei mal... quis dizer com relação ao suporte mesmo. Notei que pagando pelo suporte teria "direito" a uns reports bastante interessantes que não sei se estariam disponíveis na free.
E sobre a diferença entre Ubuntu Desktop e Server:
A diferença mais convidativa (para um servidor) creio ser algumas opções importantes na compilação do kernel do Server.
Segue um trecho da documentação oficial:
The differences between the two editions are the lack of an X window environment in the Server Edition, the installation process, and different Kernel options.
Kernel Differences:
The Server Edition uses the Deadline I/O scheduler instead of the CFQ scheduler used by the Desktop Edition.
Preemption is turned off in the Server Edition.
The timer interrupt is 100 Hz in the Server Edition and 250 Hz in the Desktop Edition.
Referências:
US:
https://help.ubuntu.com/10.04/serverguide/C/preparing-to-install.html#intro-server-differencesBR:
http://l10n.ubuntu.tla.ro/ubuntu-docs-jaunty/html/serverguide/pt_BR/preparing-to-install.htmlSó pelo lapso mais curto nas interrupções já valeria a pena... quer dizer, o desligamento da preempção em um server tbem...
Bem, vou instalar e começar os testes.
Se houver mais informações pra compartilhar, agradeço.
Abraço a todos.
EDIT:
Fica a pergunta:
Como posso iniciar em um runlevel sem servidor X ?? Desta forma manteria a GUI, porém só utilizaria quando realmente necessário. Valeu.