Author Topic: Migrar Base de Dados LDAP para o Zentyal  (Read 4926 times)

edison_filho

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 17
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Migrar Base de Dados LDAP para o Zentyal
« on: January 05, 2011, 08:03:56 pm »
Olá pessoal, venho mais uma vez para pedir a ajuda de vocês.
Eu tenho um servidor de Domínio (LDAP) montado no Debian e estou querendo migrar o meu servidor para o Zentyal.

Já aprendi a utilizar o Zentyal como Domínio, mas agora chegou a hora da migração! Como farei para migrar as contas de um domínio para o outro?

Instalei o PhpLdapAdmin no servidor Debian e exportei um arquivo completo da base em Formato LDIF.  Instalei ele também no servidor Zentyal mas quando fui importar o arquivo deu milhões de erros. Não deu certo!

Outro problema é que não sei configurar no meu servidor Debian o zentyal como slave, isso também resolveria.


Alguém tem uma idéia de como resolver isso?

Abraços,

Edison.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Migrar Base de Dados LDAP para o Zentyal
« Reply #1 on: January 12, 2011, 03:13:17 pm »
Olá Edson,

A estrutura do LDAP do Zentyal é um pouco mais complexa... O Zentyal armazena em seu esquema LDAP cada senha em diversos formatos, que são usados pelos diferentes módulos do sistema...

Exemplo: Quando vc define a senha de um usuário, ele armazena ela codificada em diferentes formatos hash (sha1, md5, ntlm, etc) para os diferentes serviços...

Resumindo, isto que vc está querendo fazer não é possível... Pois ele precisa da senha limpa para codificar nos diferentes formatos...

Abraços,
Jorge Quintão

edison_filho

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 17
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Migrar Base de Dados LDAP para o Zentyal
« Reply #2 on: January 13, 2011, 06:26:52 pm »
Putz.............. então ferrou!!!!!!!

O problema é que se eu criar um domínio novo simplesmente, cada máquina que ingressar no novo domínio vai criar um User novo no computador. Vou perder todas as configurações dos users. Perder entre aspas, vou ter que importá-las para os usuários novos que o windows vai criar.

Que porcaria!!  Imagine fazer isso com 200 usuários... sendo que alguns tem outlook..... (imagine ter que refazer todas as configurações da máquina...)

Frustrante!!!

Josir

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 50
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Migrar Base de Dados LDAP para o Zentyal
« Reply #3 on: February 21, 2011, 11:26:04 pm »
Fala Edson, você conseguiu ir adiante com a migração?

Estou com um problema semelhante: tenho um ebox antigo com samba 2 e estou querendo migrar para o zentyal (que tem samba 3).

Minha linha de raciocínio: (baseado em [1])
- Instalar a nova máquina como BDC (Backup Domain Controller)
- Ingressar no domínio
- Copiar os usuários e máquinas
- Testar!

1) Instalar o Zentyal (mas não habilitar o Samba ou o LDAP)
2) Alterar o arquivo /usr/share/ebox/stubs/samba/smb.conf.mas para indicar que ele será um BACKUP DOMAIN (BDC).

 domain logons = Yes
 os level = 35
 preferred master = No
 domain master = No

3) Ainda neste arquivo, colocar o nome do domínio e o nome do host

 workgroup = MEDIASYS
 netbios name = LINUX13

4) Via interface web, Dar o start dos serviços do zentyal para habilitar o File Server. Verificar se ele realmente é um BDC com o comando:

testparm

5) Ingressar a nova máquina no domínio existente com o comando:

net rpc join -S 192.168.0.11 -Ujosir%xxxx

onde 192.168.0.11 é o seu servidor de domínio antigo.

6) Eu parei aqui: como importar os usuários de um servidor para outro ?
Tem gente que fala para fazer a replicação direta do ldap [2]
Só que eu acho que não funciona com o zentyal pois a árvore do ebox é diferente do zentyal.
Enfim, estou parado nesse item [6]. Se tiver alguma dica, eu agradeço!
Josir.

[1] http://www.enterprisenetworkingplanet.com/netos/article.php/3457461
[2] http://groups.google.com/group/linux.samba/browse_thread/thread/bbd71cc519f969d8?hl=en