Author Topic: Permissões em Compartilhamentos  (Read 3858 times)

jpaulo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Permissões em Compartilhamentos
« on: January 18, 2011, 07:26:43 pm »
Olá Senhores,

Estou realizando alguns testes com o Zentyal, e ao utilizar o compartilhamento de arquivos surgiram algumas dúvidas.

Em meu cenário possuo grupos com compartilhamentos individuais e um compartilhamento público.
Cada usuário acessa o conteúdo de sua pasta Home e do grupo. Porém há usuários que necessitam acessar determinada pasta dentro do compartilhamento de outro grupo, uma pasta específica, sem ter acesso as demais pastas do compartilhamento.

Há alguma o forma que faço isto na administração do Zentyal? Ou terei de realizar utilizando outro procedimento?

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Permissões em Compartilhamentos
« Reply #1 on: January 24, 2011, 12:55:10 pm »
Olá,

Se o compartilhamento é individual, como o próprio nome já diz, ele é individual... Ou seja, só pode ser acessado pelo próprio usuário... O que vc pode fazer é criar um compartilhamento público dentro do caminho de um compartilhamento individual...

Mas, no seu lugar, eu criaria um compartilhamento público e orientaria o usuário a usá-lo qdo desejasse que os arquivos colocados ali fossem acessados por outros usuários...

Atenciosamente,
Jorge Quintão

Josir

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 50
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Permissões em Compartilhamentos
« Reply #2 on: January 24, 2011, 03:21:16 pm »
Olá JPaulo,
se fosse eu fazendo:

1. criaria um diretório /home/samba/grupo1/comum
2. criaria um link simbólico para /home/samba/comum apontando para /home/samba/grupo1/comum
3. criaria um novo share apontando para /home/samba/comum e daria direito para o grupo2.

Ou seja, os usuário do grupo1 teriam acesso ao diretório comum como uma sub-pasta.
Já os usuários do grupo2 teriam acesso via share.

Josir.

Rafael Muylaert

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 49
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Permissões em Compartilhamentos
« Reply #3 on: January 25, 2011, 04:15:07 am »
Pra que se possa acessar links simbolicos dentro de outro compartilhamento, voce precisa adicionar isto na configuração do samba:
Code: [Select]
follow symlinks = yes
wide symlinks = yes
unix extensions = no
Também não se esquecer de setar as permissoes corretas pra que o usuario possa acessar os arquivos.

Eu penso que o modo mais facil de proceder é criar um compartilhamento de grupo separado como sugeriu o jquintao