Author Topic: Problemas com proxy.  (Read 7120 times)

Elton_Ferreira

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 17
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Problemas com proxy.
« on: October 06, 2010, 02:14:51 pm »
Ola,

Tenho instalado um Zentyal 2.0, onde pretendo utiliza-lo como servidor Proxy da minha rede, as configurações estão definidas da seguinte forma:
Eth0 ip da minha rede lan 192.X.X.X
Eth1 ip da minha wan 200.X.X.X
Opção de Proxy transparente desabilitada.
Minha maquina configurada para navegar usando o gateway zentyal e meu navegador usando Proxy apontando para o zentyal na porta 3128.
Criei um objeto contendo o ip da minha maquina e nas políticas de objetos, adicionei uma política como filter apontando para o perfil de filtro default.
Tento navegar na internet mas não consigo acessar nenhuma pagina, removo as configurações de proxy do meu navegador ai consigo acessar qualquer pagina sem nenhuma restrição ou seja não é respeitada nenhuma política, se mudo as configurações do Proxy para transparente ai não consigo mais navegar.
Já tentei usar todas as opções do Proxy em política padrão, sempre permitir, filtrar, sempre negar, ..., porem nada funciona.

Obs.: já tentei fazer a instalação usando o ISO do zentyal, e também usando os repositórios do zentyal no ubuntu 10.04, também tentei em maquinas virtuais e maquinas físicas.

O que eu posso estar fazendo de errado, pois para mim nenhuma das configurações feitas no Proxy funcionam.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Problemas com proxy.
« Reply #1 on: October 13, 2010, 03:11:21 pm »
Elton,

Estranho... Você utilizou em Proxy -> Geral -> Política Padrão? Autorizar e Filtrar?

Abraços,
Jorge Quintão

Elton_Ferreira

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 17
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Problemas com proxy.
« Reply #2 on: October 14, 2010, 01:08:47 am »
Sim,

Já efetuei esta configuração também, porem se qualquer maquina mesmo que não esteja permitida a navegar ela navega com ou sem as configurações de Proxy no navegador. Já tentei de tudo para bloquear o acesso total a internet a maquinas não autorizadas mas não consegui.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Problemas com proxy.
« Reply #3 on: October 14, 2010, 08:36:52 pm »
Elton,

Estranho... Tem algum detalhe neste caso que deve estar pegando... O proxy não funciona mesmo se vc colocar "sempre permitir" na política padrão dele?

Abraços,
Jorge Quintão

Elton_Ferreira

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 17
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Problemas com proxy.
« Reply #4 on: October 15, 2010, 05:16:17 pm »
Então Jorge,

Acabei de instalar um servidor aqui do zero somente efetuei as configurações das interfaces de rede, pego minha maquina e altero o gateway para o ip da lan do Zentyal e ela navega normalmente, alterei: HTTP Proxy > General > Default Policy > Authorize and filter. Consigo navegar normalmente na internet sem nenhuma restrição, e veja só não criei nenhum objeto com o ip da minha maquina liberando a navegação, ou seja qualquer maquina da rede que estiver com o gateway apontado para o ip do Zentyal ira navegar sem nenhuma restrição. Posso fazer qualquer alteração em Default Policy que não implica em nada.

Já verifiquei a documentação do Zentyal para ver se não estou fazendo nenhuma configuração errada e esta tudo correto.

BlackCat

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Problemas com proxy.
« Reply #5 on: October 19, 2010, 01:43:02 pm »
    Bom dia. Vou dar meu pitaco.
    1- No Servidor DHCP, cadastra endereços fixos para os MAC das máquinas que vc deseja liberar.
    2- Cria um objeto de rede com o nome "Liberados" e cadastra os IPs do item 1.
    3- Nas regras de Firewall, libera o tráfego de HTTP para o objeto "Liberados". E cria outra, logo abaixo, restringindo o tráfego HTTP para todos.
    Assim, mesmo que a estação esteja configurada para IP Dinâmico, mesmo que ela receba do Servidor de DHCP o endereço do Proxy ( confirma com um IPCONFIG ), apenas os IPs cadastrados vão navegar. O tráfego só será liberado se o Proxy for cadastrado no Browser.
    4- Se a máquina navega sem executar a política de "Autorizar e Filtrar" , pega um endereço externo qualquer e executa um TRACERT nesse endereço á partir desta máquina. Ele vai te mostrar se o tráfego tá seguindo pelo Servidor Proxy ou tá indo por outra máquina diferente.

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Problemas com proxy.
« Reply #6 on: September 27, 2011, 12:49:58 am »
Boa noite Elton,

Conseguiu resolver este teu problema? Te pergunto pois estou com o mesmo problema há dias e não consigo resolver.

Se tiver alguma sugestão, agradeço.

obrigado,
Marcelo



jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Problemas com proxy.
« Reply #7 on: October 08, 2011, 01:18:27 pm »
Olá Marcelo,

Vc navega na internet sem marcar o proxy? É isto que acontece? Neste caso, verifique se não existe uma regra liberando este acessso em Firewall/Regras de filtros para redes internas...

Abraços,
Jorge Quintao

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Problemas com proxy.
« Reply #8 on: October 27, 2011, 09:34:07 pm »
Boa tarde Jorge,

Em Filtros de pacotes para redes internas, está sendo permitido "qualquer" serviço de "qualquer" origem para "qualquer" destino.

Eu não estou conseguindo entender o funcionamento do Proxy, pois já criei a politica de grupos (Diretores e Funcionários), a politica de filtros, mas não funciona.

Outra coisa: ao configurar manualmente o proxy (No Firefox), me é pedido usuário e senha...Eu informo o usuário do computador (que está logado e já criado no zentyal), sua respectiva senha, mas não funciona.


Se puder ajudar, agradeço...

Abraços,
Marcelo

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Problemas com proxy.
« Reply #9 on: November 07, 2011, 08:06:05 pm »
Olá Marcelo,

Tirei uns dias de férias... Só agora estou retornando... O problema persiste, se sim me avise para eu tentar lhe ajudar...

Abraços,
Jorge Quintão

Van Douser

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 1
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Problemas com proxy.
« Reply #10 on: November 22, 2011, 04:34:49 pm »
Eu tambem estou com um Problema..

Quero saber como faço para bloquear sites em horarios.. Por exemplo, Bloquear entre 08:00 as 12:00 horas

« Last Edit: November 22, 2011, 04:40:21 pm by Van Douser »

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Problemas com proxy.
« Reply #11 on: November 23, 2011, 09:14:12 pm »
Olá Van Douser,

Acho que pela interface gráfica do Zentyal vc consegue criar um perfil e dizer que aquele perfil só pode ser usado em um determinado horário...

Para o caso de proibir um site, creio que você terá que fazer alguma gambiarra usando o crontab para sobrepor algum arquivo do squid ou dansguardian....

Atenciosamente,
Jorge Quintão