Author Topic: tem como Migrar configurações do ebox 1.3 para o 1.4?  (Read 3839 times)

andremedeiross

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
tem como Migrar configurações do ebox 1.3 para o 1.4?
« on: June 16, 2010, 03:57:51 pm »
Olá, estou aqui tentando aumentar esta lista de perguntas para nosso forum em português, e tirando essas minhas dúvidas rssss

então, preciso migrar as configurações do ebox 1.3 para o 1.4, fiz backup completo do 1.3 e restaurei no 1.4, mas não vem todas as configurações e ao meu ver bagunça as configurações de firewall do 1.4, tem serviços que aparecem sem porta etc. o dhcp-server não fica com a mesma configuração, perco os usuários e senhas etc. fica uma bagunça, me obrigando a configurar o 1.4 do zero, minha vantagem é q uso o ebox numa máquina virtual no servidor de virtualização que configurei, logo faço o backup da maquina virtual antes de fazer estas coisas se não teria que reformatar o servidor

qual a maneira mais viável para migrar estas configurações, no meu caso estou trocando a vm que está com o 1.3 para uma com 1.4 então preciso de tudo oq está no 1.3, desde configurações do ebox à usuários, senhas e arquivos de usuários e grupos?

aproveitando o ensejo eu recomendo e muito um servidor de virtualização, mesmo usando o e-box como gateway o controle fica excelente fácil e prático, por exemplo como não estou no local configurando o servidor crio a maquina virtual nova no meu notebook depois é só colocar no servidor de virtualização e botar pra rodar...
-----------------------------------------------
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto.
-----------------------------------------------

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: tem como Migrar configurações do ebox 1.3 para o 1.4?
« Reply #1 on: July 06, 2010, 12:01:09 am »
Olá André,

Sobre a migração do eBox 1.3 para o 1.4, vi certa feita que isto gerava alguns problemas... Era necessário fazer alguns ajustes... Sinceramente, nunca experimentei... A URL com as instruções é: http://trac.ebox-platform.com/wiki/Document/Documentation/13To14Update

Já sobre virtualização, concordo com você... A melhor coisa que existe é virtualização... Aqui costumo usar o VMware ESXi... É muito prático... No curso que fiz com o pessoal da eBox utilizei o VirtualBox... Também estou experimentando o XEN Server em alguns clientes... Minha experiência com virtualização é:

- VMware ESXi (meu preferido): requer hardware homologado (principalmente placas de rede)...

- XEN Server: requer hardware compatível com virtualização e para o gerenciamento remoto não pode existir NAT entre a máquina e o local de onde vc está gerenciando (o que complica um pouco)...

- VirtualBox: ótimo para virtualizar desktops e servidores de teste, mas creio que o ideal para deixar em produção seja o VMware ESXi ou XEN Server...

O que você costuma usar para virtualização André?

Abraços,
Jorge

andremedeiross

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: tem como Migrar configurações do ebox 1.3 para o 1.4?
« Reply #2 on: July 06, 2010, 03:41:36 pm »
uso o virtualbox, geralmente gerencio em modo texto mesmo, acho muito prático e mais rápido que o vmware fora que roda até em maquinas não compatíveis, geralmente crio as máquinas virtuais no meu notebook antes de levar para o local onde vou implementar, assim quando chego no local fico tranquilo, fora q se quiser nem preciso de ir ao local é só fazer um upload e já era

já usei muito o vmware server mas a praticidade dele custa em desempenho, e se formos ver o virtualbox faz as mesmas coisas só que no modo texto, não é prático mas economiza recursos, para iniciar automaticamente apenas coloco scripts de inicializações das máquinas em /etc/init.d e pronto e cada script já libera a porta de acesso ts remoto que acho muito mais rapido que a janelinha do browser q o vmware exibe, e não precisa instalar plugin nenhum para exibir, acredito que minha frustração com o vmware é pq geralmente os servidores que administro não são de grande porte por isso não me satisfiz com o desempenho

gostaria de aprender o xen mas sempre ando sem tempo, e pelo que sei é mais complicado pois aí preciso de ficar criando perfis de máquinas para instalar nossa da um trabalho mas acredito que é a melhor opção
-----------------------------------------------
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto.
-----------------------------------------------

dmeireles

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 51
  • Karma: +1/-0
  • Masturbation, the human version of autoexec.bat
    • View Profile
Re: tem como Migrar configurações do ebox 1.3 para o 1.4?
« Reply #3 on: October 13, 2010, 04:56:37 pm »
Olá.

O VirtualBox nao tem nem de longe o mesmo desempenho de hypervisors como ESX e XEN, pois nao é bare metal. É bom para o desenrasque, mas nao serve para producao.

jquintao, a próxima versao do Xen server (actualmente em BETA) já terá uma appliance de vSwitch ;) Quanto ao suporte de virtualizacao por hardware, apenas é necessário para virtualizar windows. Mesmo assim, praticamente todos os novos CPUs 64bit já tem isso (dos Intel, tudo desde os Core 2 Duo, e nos AMD, Athlon X2 e superiores já a tem).

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: tem como Migrar configurações do ebox 1.3 para o 1.4?
« Reply #4 on: October 14, 2010, 08:25:45 pm »
Olá Meireles,

Será que na próxima versão o NAT deixará de ser problema para permitir o acesso remoto às consoles (usando NAT)? Este foi o maior problema que percebi no XEN Server... Só consegui contornar esta limitação fechando túneis VPN, para que não fosse necessário usar NAT para chegar até a console de gerenciamento do XEN...

Abraços,
Jorge Quintão
« Last Edit: October 14, 2010, 08:27:40 pm by jquintao »

andremedeiross

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: tem como Migrar configurações do ebox 1.3 para o 1.4?
« Reply #5 on: November 13, 2010, 03:39:25 pm »
se virtualbox não service para produção eu não estaria usando ele em vários servidores não acha? e está tudo tranquilo a virtualização dele, claro que nada se compara ao Xen porém discordo dizer q o virtualbox não serve para produção
-----------------------------------------------
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto.
-----------------------------------------------

thiagotgc

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 129
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: tem como Migrar configurações do ebox 1.3 para o 1.4?
« Reply #6 on: December 21, 2010, 01:24:35 pm »
Nem comparem com VMware, isso é besteira.

VMware esta muito a frente....