Author Topic: Ebox facilita mas nos deixa preguiçosos?  (Read 4346 times)

andremedeiross

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Ebox facilita mas nos deixa preguiçosos?
« on: July 16, 2010, 04:13:52 pm »
Olá galera, olha eu aqui de novo

fiz a questão deste tópico para saber a opinião de vocês quanto ao ebox!

lembro-me de uns 4 anos atrás quando eu fazia os servidores linux todos na unha, aqueles scripts de firewall, e o squid.conf então um verdadeiro livro de acls rssss nossa era uma aventura, e sempre ficava com um pé atraz, tenho que melhorar o firewall, tenho que melhorar a segurança do ssh, tenho que testar se estão tentando alguma coisa em uma das portas, e isso tudo na unha, nada de grafico ou página web de configuração, nossa demorava uma semana para ter um servidor redondinho, e eu fazia questão de recriar tudo do zero, praticamente eu não copiava scripts de outros servidores que tinha feito, hoje tudo isso que eu fazia e demorava uma semana faço no máximo em 4 horas ou menos, depois são somente ajustes, preciso liberar uma porta são trez clikes no mouse e o ebox faz o resto

claro que às vezes tem coisas que devemos fazer na unha, mas a maior parte dos scripts e configurações o ebox da conta, e como usamos o ebox sempre estamos esperando a nova versão que sempre tem novidades, mas todos sabemos que as novidades são apenas a facilidade da configuração via web pois todos os recursos que o ebox apresenta já existem a um tempo no linux, a diferença é que o ebox exibe a facilidade de configuração destes recursos, enquanto se quisermos configurar sem o ebox vamos ter antes que aprender na marra como funciona a lógica do serviço a ser configurado

conclusão o ebox é muito bom mas não devemos relaxar e deixar de aprender a maneira antiga tbm, se não sempre estaremos um passo atrás e dependentes apenas de uma ferramenta!
-----------------------------------------------
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto.
-----------------------------------------------

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Ebox facilita mas nos deixa preguiçosos?
« Reply #1 on: July 19, 2010, 11:46:34 pm »
Olá André,

Sobre a afirmação do subject, eu diria que concordo em parte...

Cada vez mais os clientes demandam soluções mais profissionais... Sendo assim, o que a gente fazia há 10 anos atrás, que era criar regras no iptables para compartilhar um link de internet já não são suficientes nos dias atuais...

Hoje os clientes buscam compartilhar múltiplos links de internet, fazer filtro de conteúdo, ter relatório de acessos, etc... Se vc continuar usando as rotinas na unha, como no passado, vai ter dificuldade de manter os clientes satisfeitos...

É importante lembrar que o ser humano sempre quer mais... Nunca está satisfeito... Sendo assim, se vc for usar o eBox pra fazer o mesmo que fazia na unha com o iptables, eu irei concordar que vc está preguiçoso... Mas se vc usar o eBox para aprimorar a sua prestação de serviço para seu cliente, não creio que poderão te chamar de preguiçoso...

Abraços,
Jorge