Olá galera, olha eu aqui de novo
fiz a questão deste tópico para saber a opinião de vocês quanto ao ebox!
lembro-me de uns 4 anos atrás quando eu fazia os servidores linux todos na unha, aqueles scripts de firewall, e o squid.conf então um verdadeiro livro de acls rssss nossa era uma aventura, e sempre ficava com um pé atraz, tenho que melhorar o firewall, tenho que melhorar a segurança do ssh, tenho que testar se estão tentando alguma coisa em uma das portas, e isso tudo na unha, nada de grafico ou página web de configuração, nossa demorava uma semana para ter um servidor redondinho, e eu fazia questão de recriar tudo do zero, praticamente eu não copiava scripts de outros servidores que tinha feito, hoje tudo isso que eu fazia e demorava uma semana faço no máximo em 4 horas ou menos, depois são somente ajustes, preciso liberar uma porta são trez clikes no mouse e o ebox faz o resto
claro que às vezes tem coisas que devemos fazer na unha, mas a maior parte dos scripts e configurações o ebox da conta, e como usamos o ebox sempre estamos esperando a nova versão que sempre tem novidades, mas todos sabemos que as novidades são apenas a facilidade da configuração via web pois todos os recursos que o ebox apresenta já existem a um tempo no linux, a diferença é que o ebox exibe a facilidade de configuração destes recursos, enquanto se quisermos configurar sem o ebox vamos ter antes que aprender na marra como funciona a lógica do serviço a ser configurado
conclusão o ebox é muito bom mas não devemos relaxar e deixar de aprender a maneira antiga tbm, se não sempre estaremos um passo atrás e dependentes apenas de uma ferramenta!