Author Topic: dificuldade entre dominio interno e externo como rotear?  (Read 6690 times)

andremedeiross

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
dificuldade entre dominio interno e externo como rotear?
« on: June 07, 2010, 04:28:54 pm »
E aí pessoal, aqui vai minha dificuldade

onde trabalho temos uma página de internet tercerizada que está hospedada externamente, e nesta pagina tem um link para um site interno da empresa, fiz o redirecionamento, todos que estão fora da empresa conseguem acessar este site, mas dentro da empresa quando clica neste link aparece que a página não foi encontrada

a questão é q este site interno está em asp e precisei colocar em outro servidor que tem o windows server, fiz o redirecionamento para q ao entrar pelo ebox pela porta 8080 vai para o outro servidor, funciona perfeitamente de fora da empresa, mas se estou navegando no site externo e clico no link que redireciona para o site interno da erro, ou seja o roteamento só funciona para quem está fora da empresa

o link do site externo está apontando para o meu ip-fixo da internet que está no ebox porta 8080

alguém aí tem uma solução?
-----------------------------------------------
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto.
-----------------------------------------------

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: dificuldade entre dominio interno e externo como rotear?
« Reply #1 on: June 07, 2010, 06:19:32 pm »
Olá André,

Este é um problema que ocorre quando o site web e as máquinas que irão consultá-lo estão no mesmo segmento de rede... A forma mais fácil de contornar isto é criar uma "view" no seu servidor DNS, de forma que o Bind comece a informar o IP interno para as máquinas da rede interna e o IP válido na internet para as máquinas externas...

Para maiores informações sobre "views" acesse:

http://gutocarvalho.net/mediawiki/index.php?title=BIND_Configurando_Views

PS: Para criar "views" no eBox vc terá que editar o  "/usr/share/ebox/stubs/dns/named.conf.mas"...

Abraços,
Jorge

andremedeiross

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: dificuldade entre dominio interno e externo como rotear?
« Reply #2 on: June 07, 2010, 06:34:53 pm »
mas no caso não está sendo utilizado o bind, no link do site esterno está sendo direcionado direto para o meu endereço de ip-fixo, logo o bind somente funcionaria se o link estivesse para um dominio, tem como fazer isso por ip? uma vez que não sou eu que administro o site externo;

na igreja onde congrego também tenho um problema parecido, mas é um software web que está instalado em outro servidor interno, mas o endereço utilizo o dyndns para acessar externamente, creio que com o esquema de bind views que vc me passou funcionará lá, mas aqui no meu trabalho não
-----------------------------------------------
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto.
-----------------------------------------------

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: dificuldade entre dominio interno e externo como rotear?
« Reply #3 on: June 07, 2010, 08:09:30 pm »
Olá Andre,

Quando você está usando IP fixo é mais complicado... Pra funcionar, vc precisará colocar o servidor web em um segmento de rede (placa de rede) diferente do segmento de rede (placa de rede) dos usuários internos... E ai você cria um redirecionamento para quem vem de fora e um outro, diferente, para quem vem de dentro...

Uma outra alternativa é você usar o proxy do Apache... Mas, sinceramente, acho que o melhor a fazer é criar um hostname para este IP, ai tudo fica mais simples... Você pode até deixar quem está na Internet continuar usando o IP e informar para os usuários internos um hostname...

Abraços,
Jorge

andremedeiross

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: dificuldade entre dominio interno e externo como rotear?
« Reply #4 on: June 08, 2010, 04:34:51 pm »
é foi oq fiz, criei um domínio interno, mas o pessoal daqui não entendeu muito bem a diferença entre interno e externo rsss
como o pessoal pressionou muito estamos colocando este site para fora mesmo num servidor q suporte asp, fiquei com receio de instalar módulos de asp no apache e não funcionar nem o ebox e nem o asp rssss, fico até me perguntando pq raios os caras não programaram em php logo, é um site tão simples, ele é um banco de dados de arquivos PDFs que o pessoal da empresa e de fora acessam, isso dava pra ser feito tranquilamente em php aí eu já teria solucionado colocando no ebox
vai entender
-----------------------------------------------
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar,
invocai-o enquanto está perto.
-----------------------------------------------

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: dificuldade entre dominio interno e externo como rotear?
« Reply #5 on: June 09, 2010, 03:24:56 pm »
Andre,

Eu concordo com você... Se vai usar ASP, instale no Windows... Acho que instalar ASP em servidor Linux é gambiarra... Já se for usar PHP, acho que é melhor usar Linux... Acho que devemos preservar cada macaco no seu galho... :)

Abraços,
Jorge