Author Topic: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04  (Read 6672 times)

adassoft

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« on: May 30, 2010, 04:01:05 am »
Estou tentando instalar o Ebox no Ubuntu 10.04, mas não consegui sempre dá erro antes de completar a instalação.

Alguém poderia me auxiliar, colocando os procedimentos corretos para essa instalação?

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #1 on: May 30, 2010, 06:46:08 am »
Olá,

A versão 2.0 irá usar o Ubuntu 10.04 LTS... A versão atual é compatível apenas com o Ubuntu 8.04 LTS...

Abraço,
Jorge Quintão

Tryskall

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 7
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #2 on: June 01, 2010, 05:09:21 pm »
Adassoft,
Quais são os procedimentos que você está usando para realizar a instalação do ebox no ubuntu 10.04?? Quais foram os erros encontrados durante a instalação??

adassoft

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #3 on: June 01, 2010, 05:49:54 pm »
Usei os seguintes passos:
Adicionei a linha: deb http://ppa.launchpad.net/ebox/1.5/ubuntu lucid main
no /etc/apt/sources.list:

Importei a chave: sudo apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 342D17AC

sudo apt-get update

Até aqui tudo certo

sudo apt-get install ebox-all //não encontra o pacote.

então tentei
sudo apt-get install ebox
com o comando acima, baixa cerca de 36MB
chega a instalar alguns módulos, mas não conclui a instalação, amanhã vou fazer o teste novamente para anotar a mensagem de erro.

Quando reinicio o pc, ele starta os módulos do ebox que foram instalados, mas não abre a interface.

Tryskall

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 7
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #4 on: June 01, 2010, 09:53:36 pm »
Se você deseja instalar todos os módulos do ebox, execute o comando abaixo
> sudo apt-get install ^ebox-.*

Mas se você deseja instalar módulos especificos é só procurar o nome dos módulos que deseja para isso execute:
> sudo apt-cache search ebox

Ele irá mostrar os pacotes disponíveis, dai eh soh escolher os pacotes e realizar a instalação com o apt-get install.
Não fique esperando a interface ser iniciada, para iniciar o ebox nesse caso você deve acessar o seu servidor através do browser. No caso se você tiver com ele instalado na própria máquina tente digitar localhost no seu browser.
Não sei se era bem isso que você queria, mas espero ter ajudado, se não ajudei é só falar.
Rodrigo Torralbo. 

adassoft

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #5 on: June 05, 2010, 03:50:28 am »
Se você deseja instalar todos os módulos do ebox, execute o comando abaixo
> sudo apt-get install ^ebox-.*

Mas se você deseja instalar módulos especificos é só procurar o nome dos módulos que deseja para isso execute:
> sudo apt-cache search ebox

Ele irá mostrar os pacotes disponíveis, dai eh soh escolher os pacotes e realizar a instalação com o apt-get install.
Não fique esperando a interface ser iniciada, para iniciar o ebox nesse caso você deve acessar o seu servidor através do browser. No caso se você tiver com ele instalado na própria máquina tente digitar localhost no seu browser.
Não sei se era bem isso que você queria, mas espero ter ajudado, se não ajudei é só falar.
Rodrigo Torralbo. 

Era isso mesmo, instalou porém pelo o que pude perceber alguns módulos ainda estam incompletos, como por exempo o módulo Grupo e Usuários, não dá para cadastrar nem os grupos e muuito menos os usuários.
Na realidade, optei em instalar o Ubuntu 10.04, porque além das funcionalidades do EBOX eu preciso do MySQL Server e do Tomcat6, como eu não tinha tentado instalá-los na versão estável do ebox, vou fazer isso, acredito que deve funcionar.

Gabu

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 17
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
    • 8 Balls
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #6 on: June 11, 2010, 08:46:40 pm »
O apt possui uma ferramenta que instala aquelas "depenências sugeridas" automaticamente.
São pacotes que seria legal ter, mas que não são obrigatórios.
Essa ferramenta é o aptitude.

Quando fiz a instalação do eBox 1.5 no Ubuntu 10.04 fiz o seguinte:
-----------------------------------------------------------------------------
aptitude update
aptitude full-upgrade
reboot

aptitude install vim-nox
vi /etc/apt/sources.list
  deb http://ppa.launchpad.net/ebox/1.5/ubuntu lucid main
  deb-src http://ppa.launchpad.net/ebox/1.5/ubuntu lucid main
apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 342D17AC
aptitude update
aptitude install ebox-all
reboot
-----------------------------------------------------------------------------
Pelo menos... pra mim funcionou perfeito.
A instalação correu sem nenhum erro.

A plataforma gráfica não foi instalada, mas considerando que este é um servidor que ficará exposto à internet, até prefiro não ter o X instalado.
Posso acessar a interface web de qualquer outra máquina e fazer as configurações necessárias. =D

Espero ter ajudado...
There's two kind of people in the world. The ones who knows binary code and the ones that don't.

adassoft

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #7 on: June 16, 2010, 03:48:49 am »
O apt possui uma ferramenta que instala aquelas "depenências sugeridas" automaticamente.
São pacotes que seria legal ter, mas que não são obrigatórios.
Essa ferramenta é o aptitude.

Quando fiz a instalação do eBox 1.5 no Ubuntu 10.04 fiz o seguinte:
-----------------------------------------------------------------------------
aptitude update
aptitude full-upgrade
reboot

aptitude install vim-nox
vi /etc/apt/sources.list
  deb http://ppa.launchpad.net/ebox/1.5/ubuntu lucid main
  deb-src http://ppa.launchpad.net/ebox/1.5/ubuntu lucid main
apt-key adv --keyserver keyserver.ubuntu.com --recv-keys 342D17AC
aptitude update
aptitude install ebox-all
reboot
-----------------------------------------------------------------------------
Pelo menos... pra mim funcionou perfeito.
A instalação correu sem nenhum erro.

A plataforma gráfica não foi instalada, mas considerando que este é um servidor que ficará exposto à internet, até prefiro não ter o X instalado.
Posso acessar a interface web de qualquer outra máquina e fazer as configurações necessárias. =D

Espero ter ajudado...

Instalou perfeito, porém depois que configurei os módulos do Ebox, ao reiniciar o server, percebi a a seguinte mensagem de erro:
The PostgreSQL server failed to start. Please check the log output:
Enter PEM pass phrase:
2010-05-15 19:59:00 AMT FATAL:
Fatal: não pode carregar arquivo contedo chave privada "server.key" problems getting password

Tentei localizar o arquivo server.key porém ele não exite, como faço para criá-lo?

Gabu

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 17
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
    • 8 Balls
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #8 on: June 17, 2010, 07:25:30 pm »
Você marcou a instalação do PostgreeSQL ou do LAMP na instalação do Ubuntu?

Eu não recomendo, tive problemas com isso também.
Marquei só o SSH Server para poder trabalhar fora do CPD que é muito gelado =D

Se você estiver instalando algum módulo do eBox que dependa de banco de dados, o APT resolve e instala sozinho.

Fora isso eu não sei dizer um motivo para não encontrar o server.key.
There's two kind of people in the world. The ones who knows binary code and the ones that don't.

adassoft

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #9 on: June 19, 2010, 06:53:07 am »
Você marcou a instalação do PostgreeSQL ou do LAMP na instalação do Ubuntu?

Eu não recomendo, tive problemas com isso também.
Marquei só o SSH Server para poder trabalhar fora do CPD que é muito gelado =D

Se você estiver instalando algum módulo do eBox que dependa de banco de dados, o APT resolve e instala sozinho.

Fora isso eu não sei dizer um motivo para não encontrar o server.key.

Na primeira vez que fiz a instalação eu a fiz sobre o Ubuntu 10.04 já com vários servidores instalados, neste caso notei que o Ebox só instalaou os pacotes básicos, para tirar a dúvida instalei os demais pacotes individuais, aparentemente todos estavam funcionando bem, no entanto de pois de configurar os módulos deu erro no PostgreeSQL.

Fiz a instalação do zero, marcando apenas o SSH Server, após configurar todos os módulos deu o mesmo erro, porém tudo funciona, mesmo os módulos que usam a base de dados.

Gabu

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 17
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
    • 8 Balls
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #10 on: June 23, 2010, 04:35:55 am »
Acredito que há um pequeno bug nesse módulo do eBox.
Conforme discutimos em outro tópico, o Squid também dá erro ao iniciar, mas funciona perfeitamente...

Não tenho um nível tão técnico para te dizer o que pode estar acontecendo, mas provavelmente será corrigido até o lançamento oficial da versão 2.0.
O mais importante é que funciona  :D


Abraços,
Gabriel.
There's two kind of people in the world. The ones who knows binary code and the ones that don't.

Elton_Ferreira

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 17
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #11 on: July 27, 2010, 01:55:00 am »
Baixei a versão 1.5 beta e instalei a mesma hoje e não consigo ativar o modulo usuario e grupos ele apresenta o seguinte erro:

Failed to enable: root command ldapadd -H 'ldapi://' -Y EXTERNAL -c -f /var/lib/ebox/tmp/slapd-master.ldif failed. Error output: SASL/EXTERNAL authentication started SASL username: gidNumber=0+uidNumber=0,cn=peercred,cn=external,cn=auth SASL SSF: 0 ldap_add: Naming violation (64) ldap_add: Other (e.g., implementation specific) error (80) additional info: olcAttributeTypes: Duplicate attributeType: "0.9.2342.19200300.100.1.2" ldap_add: Other (e.g., implementation specific) error (80) additional info: olcAttributeTypes: Duplicate attributeType: "1.3.6.1.1.1.1.2" ldap_add: Other (e.g., implementation specific) error (80) additional info: olcAttributeTypes: Duplicate attributeType: "2.16.840.1.113730.3.1.1" ldap_modify: Type or value exists (20) additional info: modify/add: olcAccess: value #0 already exists Command output: adding new entry "cn=module{0},cn=config" adding new entry "cn=cosine,cn=schema,cn=config" adding new entry "cn=nis,cn=schema,cn=config" adding new entry "cn=inetorgperson,cn=schema,cn=config" adding new entry "olcDatabase={1}hdb,cn=config" adding new entry "olcOverlay=syncprov,olcDatabase={1}hdb,cn=config" modifying entry "olcDatabase={0}config,cn=config" . Exit value: 20

O que pode ser este problema?

Por favor me ajudem preciso colocar este servidor em produção, para que eu posso usa-lo como servidor de e-mails da minha rede porem sem este modulo não consigo sequer cadastrar os usuarios.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Como instalar Ebox sobre Ubuntu 10.04
« Reply #12 on: August 04, 2010, 09:40:18 pm »
Olá Elton,

Eu instalei sem maiores problemas a versão 1.5... O módulo Users And Groups funcionou... Mas talvez seja interessante você instalar a partir da ISO que já foi lançada... Veja:

http://trac.ebox-platform.com/wiki/Download

Atenciosamente,
Jorge Quintao