Author Topic: Montagem de pastas compartilhadas com clientes Linux  (Read 1331 times)

crfigueredo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 1
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Montagem de pastas compartilhadas com clientes Linux
« on: April 16, 2016, 08:38:50 pm »
Olá

Estou trabalhando em um projeto para implementar um servidor de domínio para autenticação de usuários, file server e print server para escolas. Devido a sua facilidade de implementação e de operação estou fazendo os testes em nosso laboratório com o Zentyal 4.1 e até o momento consegui fazer tudo que queria funcionar no servidor e em estações clientes com Windows (Windows 7 e 8). Porém, estou enfrentando problemas com as estações em Linux (Ubuntu 14.04 - LTS Desktop) e é por este motivo que resolvi abrir este tópico.

Basicamente o que eu preciso é que o comportamento nas estações linux sejam semelhantes ao das estações em Windows, ou seja, quando um usuário loga a sua pasta home e as pastas compartilhadas sejam mapeadas/montadas. No Windows resolvi o problema de forma muito simples através de arquivos .bat na pasta scripts em netlogon. Porém nas estações onde tenho linux eu estou tento dificuldade em fazer estas montagens a partir do logon do usuário.

Já tenho estações com Ubuntu 14.04 LTS Desktop ingressadas no domínio o qual fiz usando o Likewise e depois de alguns pequenos ajustes funcionou perfeitamente. Porém, sempre que preciso conectar ao servidor preciso repetir as credenciais do usuário novamente. Estou pesquisando bastante sobre montagens utilizando o pam_mount, mas até o momento minhas tentativas foram frustradas.

Se alguém puder me orientar sobre o que fazer resolver isto ficaria agradecido. Sou iniciante em Linux e meu conhecimento é bem restrito e por isto se alguém puder me ajudar com um passo a passo seria muito bom.

Valeu!