Author Topic: Problemas Zentyal 4.0.6 - Samba e Servidor de Email Openchange  (Read 1780 times)

imortalis

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 12
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Boa tarde,

Sou um utilizador da Zentyal desde a versão 2.0 e tenho seguido todas as actualizações e infelizmente, não querendo ofender ninguém, poderá ser uma critica construtiva, cada vez está pior.

Sempre utilizei a Zentyal para várias configurações, básicas e avançadas e melhor ou pior ia conseguindo resolver os problemas. Sempre vi como uma mais valia, o facto da integridade dos módulos e das possibilidades dos mesmos de uma forma intuitiva mas acima de tudo o que me mais me fascinava era o groupware do email. Gostei bastante do Zarafa, infelizmente só funcionava com 3 utilizadores a versão free e fiquei levantei muito a fasquia quando se falava do OpenChange .

Na verdade, fui testanto, e continuo de uma forma exaustiva.

Testei com office 2003, 2007, 2010 e 2013 , nenhum deles funcionou na perfeição. O inbox nunca fazia o refresh, contas com mais de 500M já não conseguia sincronizar, partilha de contactos e calendários nunca funcionou :( Sinceramente fiquei e continuo desiludido.

Neste momento tenho uma Zentyal em produção com 568GB de mail, existem contas com 48Gb de Email, ou seja 45679 emails na caixa de entrada e por Imap funciona na perfeição. Relativamente aos contactos e calendario, consigo tanto em android como nos Iphones, configurados por caldav e cardav, e funciona, o problema é não arranjar um plugin grátis para o Outlook.

Confesso que no ainda não testei no Thunderbird.


Portanto e para não me alongar muito, o meu cenário é o seguinte :

Sistema de virtualização = Proxmox (Muito muito muito bom)

Tenho 3 máquinas virtuais, ou seja 3 Zentyals versão 4.06 com os updates todos efectuados.


1 Zentyal - GW e Proxy (integrado no domain control)

2 Zentyal - DHCP , DNS e Domain Control.

3 Zentyal - Só File Server .

Estou a ter problemas com o file server, pk ? pk eu não utilizo uma storage de outra maquina para o fileserver.

Portanto tenho uma maquina com 4Tb em Raid e com Nas4Free configurado, Tenho uma partilha SMB, e na hora de configurar a zentyal como file server em vez de escolher a storage da Zentyal, escolhe a pasta partilhada ( /mnt/partilha) está formataa em ext4 , adicionada ao fstab com as opções todos de ACL, user group, quotas, tudo.

Funciona, mas na altura de dar permissões aos utilizadores, ou me dá um erro no modulo samba e os utilizadores não conseguem entrar nas partilhas .

E outra coisa estranha, neste momento, nao consigo adicionar nenhuma zentyal ao dominio principal, dá.me sempre um erro de samba ... Tb não consigo reiniciar o DNS ,sempre com erros, diz que nao consigo fazer restart ao module ..

Foi desde que fiz updates, até agora funcionava tudo normal.

Alguém me pode dar umas ideias ? o que possa fazer ? ja configurei outra maquina virtual do zero para file server e nao consigo adicionar ao dominio, eu acho que é problema no domain controller ...


Desculpem se me alonguei, mas estarei dsponivel para uma troca de ideias, e desde já sobre Proxmox, ou sistema de backups Bacula , que uso e funciona na perfeição ..

Abraço a todos ...


imortalis

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 12
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Problemas Zentyal 4.0.6 - Samba e Servidor de Email Openchange
« Reply #1 on: March 14, 2015, 02:13:05 pm »
Peço desculpa, e se calhar devia ter editado o outro post, mas como já estava muito longo, achei melhor fazer um reply ..

Desde que fiz o upgrade para a versão 4 o modulo mail filter, deixou de funcionar, ou seja, ele esta activo, tudo configurado se acha que é spam aparece a mensagem que configurei como spam , mas no registo não da nada, não aparece informação nenhuma, se é spam, se o email passou, se esta na lista negram na branca ... Tento adicionar dominios à lista negra pra testar, deixa passar na mesma :(

Não entendo o que se está a passar ...


eugene

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Problemas Zentyal 4.0.6 - Samba e Servidor de Email Openchange
« Reply #2 on: April 21, 2015, 05:08:03 pm »
Consegues activar o "out of office"?