Author Topic: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy  (Read 15020 times)

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #30 on: April 28, 2015, 08:42:45 pm »
Giuseppe,

Os objetos que tu falas, seriam em relação ao Firewall? Se sim, posso dizer que são um pouco diferentes, mas muito fácil.

A principal diferença é que o NethServer coloca cada interface de rede como uma Zona (Vermelho, Verde e Azul) e então tu podes definir as regras para cada uma dessas zonas. Ele é baseado em CentOS e seu PDC (compartilhamento de arquivos e domínio) é baseado em SAMBA3.


Abraço,
Marcelo

giuseppepaolo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #31 on: April 30, 2015, 03:36:19 pm »
Marcelo,

  É que no Zentyal, se eu libero um determinado IP dentro de um grupo (objeto), o sistema automaticamente já cria as regras de Firewall, libera DHCP e vincula a uma regra de Proxy. Isso nos traz uma certa comodidade para um controle muito grande de endereços.

  O NethServer faz o mesmo?

  Giuseppe

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #32 on: May 06, 2015, 06:20:14 am »
Giuseppe,

Desculpa a demora...é que não estou recebendo notificações do fórum.

No Nethserver é possível criar hosts ou grupos de hosts nas definições de firewall e proxy, então acredito que sirva ao teu propósito.

O único problema que estou encontrando por enquanto no NethServer é a configuração do Proxy, que ainda não a entendi bem e não encontro uma documentação concisa.

Abraço,
Marcelo

karlosgyn

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 26
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #33 on: May 19, 2015, 08:32:00 pm »
Grande decepção!
Assim como nosso colega willaraujono iniciei minha empresa com esta ferramenta e agora vejo meus clientes com uma ferramenta que será desfasada em alguns meses.
Fiz um TCC comparando diferentes UTM opensource e pude perceber que o Zentyal se destaca na facilidade de administração de seus recursos. Dentre Pfsense, ClearOS, Endian, Ipcop, BFW o Zentyal pra mim é o melhor!

Agora, nem tudo está perdido. É importante observar que esta é uma ferramenta openSource e está aberta para desenvolvermos e continua-la.

Quem ai se arrisca em iniciar um novo projeto baseado no codigo que ja temos?


thiagotgc

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 129
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #34 on: May 20, 2015, 02:16:20 am »
Eu ajudo no que precisar. Podem contar comigo!

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #35 on: May 20, 2015, 06:10:30 am »
Venho testando há cerca de um mês o Nethserver e estou gostando bastante, não somente pelas funcionalidades, mas também pela documentação e por parecer verdadeiramente livre.

O Nethserver é um fork do SmeServer, mas me parece muito mais maduro e com uma comunidade bastante ativa.

No link http://www.nethserver.org/documentation/ temos ampla documentação, inclusive para desenvolvimento.

Abraço,
Marcelo


claudemir

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #36 on: June 04, 2015, 06:33:32 pm »
Estou devolvendo o suporte ao active directory e squid vejam algumas telas

dpaj

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 1
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #37 on: July 20, 2015, 03:23:40 am »

Douglas_Spinola

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 34
  • Karma: +2/-1
  • Analista de Sistemas
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #38 on: July 21, 2015, 04:11:42 pm »
Olá,
Tralhei com zentyal por 2 anos, porém mudei para outra distribuição
Linux (pfsense), que é um excelente Sistema. Minha decepção com o pfsense foi quando atualizei o mesmo e  removeram o módulo de "Captive Portal ",  sendo que para mim era um dos principais módulos, e notei também a falta de recursos do sistema em comparação  aos outros sistemas do mercado(gratuitos), estou muito bem com a migração para  o pfsense, e todos meus clientes estão satisfeitos. Aconselho vocês mudarem sim! Pois além de cada atualização/menos recursos, ele é um sistema muito falho, que ocorre muitos bugs...
Lembrando que passei para ver como vai a comunidade, mas vi que o Sistema pior que quando eu utilizava...
« Last Edit: July 21, 2015, 04:14:42 pm by Douglas_Spinola »

marciogf

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 9
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #39 on: July 25, 2015, 08:53:49 pm »
Fico apreensivo que muitos projetos como o Zentyal, que inicialmente foram de ajuda excepcional relacionado a união de Linux + necessidade fora de softwares proprietários, ferramenta muito boa e intuitiva, que nos tirou de excessivas linhas de comando e administração de servidores complexas, agora de novo vemos que fazem a ferramenta para no futuro virar um "Windows", capitalizando os projetos, deixando de lado o que é sistema livre, enfraquecendo ainda mais a comunidade.
Se forem para criar essas ferramentas para esse fim que nem criem livre, já criem proprietário, assim teremos mais transparência.

brunorayol

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 4
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #40 on: August 27, 2015, 09:31:18 pm »
Boa Tarde galera,

Também estava triste com a exclusão do Proxy HTTP, da versão 4.1, mas navegando nos forums da vida, um iluminado, postou a solução para instalar o proxy na versão 4.1, fiz o teste e funcionou, segue abaixo o link para mais testes, de outros usuário mais experientes.

https://forum.zentyal.org/index.php/topic,25531.msg96198.html#msg96198

Espero que nos ajude

cafecraft

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #41 on: August 28, 2015, 07:59:00 pm »
Acrescento o IDS/IPS e Radius na lista de pacotes removidos... Radius é primordial para mim, não tem nenhum workaround para contornar isso ?

cafecraft

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #42 on: August 28, 2015, 08:01:40 pm »
Acrescento o IDS/IPS e Radius na lista de pacotes removidos... Radius é primordial para mim, não tem nenhum workaround para contornar isso ?

Achei esse guia para instalar o serviço Radius no Zentyal 4.1

https://forum.zentyal.org/index.php?topic=25541.0

Wanderton

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #43 on: September 02, 2015, 01:07:38 pm »
Saudações! A pergunta que não quer calar, será que adicionando os módulos que foram removidos, não vai gerar incompatibilidade ou instabilidade no funcionamento do zentyal 4.1 ou superior?
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±
Wanderton C. Vasconcelos Belėm
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±

mackbet

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 7
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #44 on: September 22, 2015, 03:56:53 pm »
Bem, uma pena o rumo tomado. Mas enfim. Li aqui e nos posts gringos a instatisfação. E é quase geral.
Vi também que há como instalar o proxy e tal, mas sinceramente não vejo como solução. Fico preocupado com uma possível atualização de 'segurança' que possa cagar as intalações complementares. Vou testar o nethserver.