Author Topic: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy  (Read 15016 times)

gregorylins

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 47
  • Karma: +0/-0
  • Brain's Up.
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #15 on: April 08, 2015, 01:51:56 pm »
Eu estou testando duas alternativas em Laboratório Endian e ClearOS.
Quando chegar a uma conclusão favorável postarei minhas considerações, pois até então eu uso WS2008 R2 com o Firewall Proxy Zentyal pela sua integração com o AD.
Mas visto isso terei de encontrar outra solução.

slgo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 12
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #16 on: April 10, 2015, 02:04:11 am »
Caro amigo Giusepe,

A meu ver o mais proximo que temos totalmente free é o BFW 3, muito estável e de facil implantação. Migrei no final do ano passado para o Zentyal, pois gosto muito, da integração do Controlador de Dominio dele, LDAP, DNS e a parte de File Sharing. Tenho ele implantado em 2 clientes, inclusive um cliente com 900GB em File Sharing, e funciona perfeitamente, com 150 usuários cadastrados. Mas ja estou implantando isso tudo na mão encima do Ubuntu mesmo. Acho que vou voltar a utilizar o BFW 3 como UTM, tem tudo que precisamos e é bem estável, devo ter ele implantado em uns 20 clientes. Qualquer dúvida quanto a configuração dele pode me perguntar, ja estou acostumado com ele, mas vais ver que é bem tranquilo o seu uso.

devastator

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #17 on: April 10, 2015, 09:50:09 am »
Pessoal,
Usei o Twitter para expressar o descontentamento com isso.
Olhem a reposta :

@Paulo_S_Amaral Squid is not related to the "Active Exchange" (Samba + Mail + OpenChange) long term vision of the company, so no, sorry.

Então , vão programando para migrar. Vou analisar o NETHSERVER.

« Last Edit: April 10, 2015, 09:54:46 am by devastator »

giuseppepaolo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #18 on: April 10, 2015, 06:28:18 pm »
Caro amigo Giusepe,

A meu ver o mais proximo que temos totalmente free é o BFW 3, muito estável e de facil implantação. Migrei no final do ano passado para o Zentyal, pois gosto muito, da integração do Controlador de Dominio dele, LDAP, DNS e a parte de File Sharing. Tenho ele implantado em 2 clientes, inclusive um cliente com 900GB em File Sharing, e funciona perfeitamente, com 150 usuários cadastrados. Mas ja estou implantando isso tudo na mão encima do Ubuntu mesmo. Acho que vou voltar a utilizar o BFW 3 como UTM, tem tudo que precisamos e é bem estável, devo ter ele implantado em uns 20 clientes. Qualquer dúvida quanto a configuração dele pode me perguntar, ja estou acostumado com ele, mas vais ver que é bem tranquilo o seu uso.

  Usei o BFW logo em seguida da migração do Coyote, essa versão não usei ainda. Mas ela tem a mesma característica do Zentyal da versão 4.1 né? Futuramente vou testar o NethServer pois ao meu ver, é o que mais se aproxima do Zentyal atualmente.

  Giuseppe

ViniciusNovais

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #19 on: April 13, 2015, 06:06:31 am »
Olá!

Estava utilizando o Zentyal em Laboratório, coloquei agora em produção na minha empresa. Utilizava o ClearOS, porém tinha muitos problemas de instabilidade. Como utilizava poucos modulos, acabei mudando para o Zentyal. Uma interface muito amigavel e um sistema muito estável. Uma pena estarem mudando o foco... Única coisa que senti falta são os monitoramentos de recursos via web, isso o ClearOS era muito bom! O jeito é voltar para o mesmo. Recomendo muito ele, apesar de tudo isso.

denisromanholi

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 20
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #20 on: April 14, 2015, 12:50:58 pm »
Bom dia, alguém mais sugere algo além de clearOS, NethServer ou LinuxSchool?? Mais uma coisa, o Zentyal possui nível funcional 2003, o ideal seria algo em 2008, o que acham?

giuseppepaolo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #21 on: April 14, 2015, 03:55:11 pm »
Oi Denis, o que você precisa de recursos?

  Giuseppe

willaraujono

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 92
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #22 on: April 14, 2015, 04:14:05 pm »
Pessoal

O Nethserver "parece" ser a solução!porem tem um numero de usuários experientes muito baixo;
as informações no youtube por exemplo são básicas.
pelo visto teremos que arrancar informações na unha!

abraços

Will

denisromanholi

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 20
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #23 on: April 14, 2015, 04:39:56 pm »
giuseppepaolo, como o proxy caiu fora, estou passando para o pfSense, necessito de um AD. Mas queria algo mais confiável que o Zentyal, tive muitos problemas com GPO, e também se possível com nível funcional 2008!
« Last Edit: April 14, 2015, 04:48:42 pm by denisromanholi »

Wanderton

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #24 on: April 16, 2015, 01:55:59 am »
Vamos ser francos, o dinheiro falou mais alto! Zentyal 4.1 está morto!
A microsoft venceu!
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±
Wanderton C. Vasconcelos Belėm
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±

thiagotgc

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 129
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #25 on: April 16, 2015, 03:31:22 pm »
Estou desapontado com tudo isso...

Estou temporariamente voltando para 4.0, e ver qual melhor S.O. para substituir, e que não tenha histórico ou "cara" de quem também vai parar um dia....


Agora me resta pequisar algo melhor e mais elaborado e começar a migrar .... poxa vida....
« Last Edit: April 16, 2015, 03:40:02 pm by thiagotgc »

Souza

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #26 on: April 18, 2015, 12:00:05 am »
Olá a todos...

Uso o Zentyal a bastante tempo, desde a versão 2. Gosto muito da facilidade de gerenciamento que o zentyal dispõe. Em todas as versões sempre testei quase todos os aplicativos, e não raro sempre encontrei este ou aquele problema. Gosto de meu servidor sempre atualizado, e só uso as versões LTS do Ubuntu Server em ambientes de produção.

Ontem atualizei-o da versão 12.04 para a versão 14.04, e fiz a remoção do Zentyal 3.3 para instalar o 4.1. Eu gostaria de compartilhar com vocês algumas observações sobre a mudança. Sim, percebi logo na instalação que vários pacotes não estavam mais disponíveis. É claro que se eu quiser um proxy, eu posso instala-lo no Ubuntu e usá-lo, ou se eu quiser um controle de tráfego, posso criar meu próprio script IPtables e faze-lo. Obvio que quem esta acostumado a usar estes recursos pela interface do Zentyal sentirá a dificuldade.

Mas, olhando para o conjunto do que o Zentyal foi e é, eu observo que embora existissem muitos pacotes, sempre houveram problemas. O loadbalance de links externos sempre foi uma dor de cabeça para mim. Em ambientes de uso 24 horas o problema era minimizado, mas em ambientes onde se necessitava de reinicialização todos os dias, era um sofrimento reconfigurar as conexões. Digo isso porque acho que a equipe de desenvolvimento do Zentyal com certeza analisaram muito bem o porque em deixar estes pacotes de lado, e nós não sabemos o porque disto. Pode ter sido uma mudança interna na programação, pode ter sido uma decisão pela estabilidade e cada pacote será adicionado após o sistema principal estar 100%, pode ter havido muitos motivos, mas eu garanto que nenhum destes motivos foi pensando em prejudicar ninguém, nem os clientes comerciais e nem a comunidade. Se o sistema ganhar em agilidade, em estabilidade, em confiabilidade, porque não aguardar?

Eu costumo nestes casos dar um voto de confiança à equipe de desenvolvedores. Instalarei o Zentyal 4.0 e ver se ele me atende... se não voltarei ao 12.04 e ao Zentyal 3.3. Vamos esperar e ver para onde está indo o Zentyal.

Eu ainda não desisti dele.

EDIT: infelizmente, minhas esperanças se foram...
https://forum.zentyal.org/index.php/topic,24827.0.html
Lamentavelmente eles decidiram excluir definitivamente estes pacotes e abandonar as funções de gateway e proxy e outros mais... Uma pena... terei que buscar outra solução.
 :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(
« Last Edit: April 18, 2015, 12:49:01 am by Souza »

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #27 on: April 27, 2015, 04:04:03 am »
Pois é...Infelizmente, parece que o Zentyal morreu para a maioria de nós. O aporte financeiro que receberam há alguns anos (http://www.zentyal.com/press/zentyal-raises-over-1-million-to-grow-in-the-smb-server-market/) mudou toda a estratégia da empresa.

Bom...venho testando o Nethserver há cerca de 2 semanas e tem funcionado muito bem. Ele me parece bastante estável e com diversos recursos. Ainda não testei o proxy e vpn, mas acredito que funcione bem.

Abraço a todos,
Marcelo

denisromanholi

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 20
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #28 on: April 28, 2015, 02:27:09 pm »
Bom dia, alguém me indica algo parecido com o Zentyal, que tenha o samba 4 (para gerenciar com RSAT) e proxy? Utilizo somente para isso, mas a versão 4.0.5, está penando com os sites de bancos, senão continuaria com ele...Não gostaria de migrar o proxy para meu pfSense e deixar o Zentyal somente como AD.

giuseppepaolo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #29 on: April 28, 2015, 03:49:53 pm »
Pois é...Infelizmente, parece que o Zentyal morreu para a maioria de nós. O aporte financeiro que receberam há alguns anos (http://www.zentyal.com/press/zentyal-raises-over-1-million-to-grow-in-the-smb-server-market/) mudou toda a estratégia da empresa.

Bom...venho testando o Nethserver há cerca de 2 semanas e tem funcionado muito bem. Ele me parece bastante estável e com diversos recursos. Ainda não testei o proxy e vpn, mas acredito que funcione bem.

Abraço a todos,
Marcelo

Marcelo,

  O NethServer também trabalha no mesmo layout de Objetos do Zentyal?

  Giuseppe Paolo Fontana Padilha