Author Topic: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy  (Read 15012 times)

Wanderton

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« on: April 01, 2015, 03:21:27 pm »
Saudações, atualizei o zentyal para a versão 4.1 e percebi que o Squid que é o servidor proxy, foi removido.
Não concordo com essa remoção e caso a empresa não volte esse serviço não vejo outra solução que não seja voltar para o bom e velho ubuntu server e instalar os pacotes que necessito.

É uma pena que a zentyal esteja tão focado no serviço de e-mail, que acredito eu, não seja tão prioritário para muitos usuários, e esteja removendo módulos muito mais uteis para as pequenas e medias empresas no seu dia a dia.

E agora o que fazer? Instalar o squid no ubuntu zentyal ou partir para uma outra distribuição linux?

Agradeço a opinião de todos!

Obs. Lista de módulos removidos na versão 4.1:

  • antivirus
  • ha
  • jabber
  • l2tp
  • mailfilter
  • squid
  • trafficshaping
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±
Wanderton C. Vasconcelos Belėm
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±

gregorylins

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 47
  • Karma: +0/-0
  • Brain's Up.
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #1 on: April 01, 2015, 07:22:01 pm »
Adoro essa ferramenta mas pelo visto não poderei continuar com ela. :(
O Jeito é partimos para o Clear OS,

willaraujono

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 92
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #2 on: April 01, 2015, 09:07:11 pm »
Por muito usei o Zentyal e montei o ti da empresa em cima dele...mas realmente é hora de dizer Adeus. Minha maior preocupação era com IP6 mas agora...:(

Wanderton

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #3 on: April 02, 2015, 02:07:32 pm »
Saudações, do inicio quando comecei a trabalhar com linux e servidores, sempre usei três ferramentas: Squid, iptable e Apache, não lembro de nem um cliente que eu tenha atendido que não tenha usado essas três ferramentas.
Comecei a usar o zentyal por comodidade, dai começou os problemas com a remoção do apache, e agora perdi totalmente a confiança na equipe do Zentyal, já que tudo indica, o zentyal caminha para uma plataforma comercial, disfarçada de OPEN.
Fico triste pela morte do zentyal, que considerava de grande valia, nas antigas versões e agora, quase um lixo inútil.
Imploro aos desenvolvedores do zentyal, que tragam o squid de volta o mais rápido possível, e reveja essa politica de remoção de módulos, acredito que com mais módulos, vocês teriam mais clientes no suporte pago e maior retorno financeiro.
Já estou montando um laboratório para testar duas distribuições com possibilidades de substituir o Zentyal, sendo elas: http://www.nethserver.org/ e http://www.clearfoundation.com/
Meu maior problema é com o Samba 4, já que uso muito domain controler em meus clientes.
Quem já usa o nethserver ou clearOS, favor deixar a sua opinião.
Agradeço!
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±
Wanderton C. Vasconcelos Belėm
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±

gregorylins

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 47
  • Karma: +0/-0
  • Brain's Up.
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #4 on: April 02, 2015, 02:44:34 pm »
Meu caro, averigue também o PFsense e até o Endian.

Wanderton

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #5 on: April 02, 2015, 08:25:45 pm »
Achei mais um possível substituto para o zentyal: http://www.linuxschools.com/
[]´s
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±
Wanderton C. Vasconcelos Belėm
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±

slgo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 12
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #6 on: April 04, 2015, 02:08:06 am »
Boa noite pessoal,

tb acho uma pena comecei a utilizar zentyal a uns 4 5 meses,  vindo do BFW e tb PFSense, pelas faclidades de utilização optei pelo Zentyal, ja não gostei das alterações do 3.4 para o 3.5, por isso mantenho o 3.4 em 2 clientes pois utilizo, layer 7 e acho muito pratico a área de clientes, utilizo o 3.4 para firewall e servicos UTN, nos server com samba utilizo sempre ele atualizado, mantendo o controlador de dominio nestes e o 3.4 como controlador de dominio secundario, assim tenho os recursos necessário para firewall e tenho o samba atualizado nas verssoes atuais. pelo jeito vou ter que parar na verssão 4.0. Se seguir neste ritimo logo logo não terremos mais o Samba tb.

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #7 on: April 06, 2015, 05:01:04 pm »
Não discordo de vocês amigos, visto que a equipe de desenvolvedores está a cada versão lançada demostrando a todos que vai comercializar a ferramenta, porém lembre-se que a versão 4.0 tem suporte até 2019 por ser baseada no ubuntu 14.04 LTS, então não se apavorem, eu também já iniciei meus estudos para uma futura ferramenta substituta, temos várias opções pfsense, brazilfw, clearos, etc...

Então vamos ter calma e continuar trocando informações inclusive de novas possibilidades e se for o caso podemos até criar uma forum para tal fim.

Estou disponível para trocas de informações!

Sds,
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

jfaria

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 14
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #8 on: April 06, 2015, 06:15:02 pm »
Não deixa de ser significativa a mudança de nome do ISO de "versão da comunidade" para "versão de desenvolvimento". Está na hora de procurar alternativas que o Zentyal que já não é aquilo que prometia ser. A continuar este caminho não vejo grande futuro para o Zentyal (o que é uma pena). Que saudades do eBox.

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #9 on: April 06, 2015, 06:40:11 pm »
A versão comunidade sempre foi uma versão de desenvolvimento, apenas mudaram o nome para condizer com tal finalidade, na verdade isso é outra jogada de marketing para causar uma pressão piscicológica para o usuário colocar mais um pé atrás na hora de usar a versão comunitária e tentar agregá-los na versão comercial.
Mas quanto a isso é apenas uma mudança de nome, o próprio desenvolvedor afirmou isso em um post na sua página no facebook. A grande tristeza é a retirada de diversos módulos que eles sabiam conscientemente ser o de maior uso da comunidade. PROXY_HTTP.
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

willaraujono

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 92
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #10 on: April 06, 2015, 07:30:12 pm »
Pessoal,

O descontentamento é Geral, nos fóruns de outras línguas, descobri inclusive que o suporte a pppoe , também foi retirado.

Infelizmente me parece ser que o último a sair que apague a luz.

Abraços

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #11 on: April 07, 2015, 06:37:01 am »
Saudações Comunidade!

Desde o lançamento da versão 3.0, é só decepção, tanto que tenho em produção somente a versão 2.x. Nunca confiei em versões posteriores a 2.x. Não dá pra entender o que eles querem. Acho que eles deveriam se manifestar junto a comunidade.

Estava pensando em testar o IPFire. Alguém o conhece?

Abraço,
Marcelo


Wanderton

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 69
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #12 on: April 07, 2015, 03:55:31 pm »
Olá, alguém pode indicar um substituto para o Zentyal que também tenha o samba 4 como controlador de domínio?
Agradeço!
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±
Wanderton C. Vasconcelos Belėm
±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±±

gregorylins

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 47
  • Karma: +0/-0
  • Brain's Up.
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #13 on: April 07, 2015, 04:01:18 pm »
Estou pesquisando o Endian e a principio está me atendendo em todos os recursos que uso no Zentyal.

giuseppepaolo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: A morte do Zentyal 4.1 - Remoção do Squid servidor proxy
« Reply #14 on: April 08, 2015, 01:35:25 pm »
Senhores,

  Infelizmente a remoção do Squid no Zentyal 4.1 também me deixou um pouco perplexo, pois o rumo tomado pelo Zentyal o está afastando de um UTM. Acho que nesta versão ele está mais para pfSense do que com o ele mesmo na versão 4.0.

  Pelo pouco que usei/li sobre outras alternativas, como Endian, ClearOS e NethServer, o mais próximo do Zentyal é o próprio Zentyal, pois ele une a estabilidade com robustez de recursos, mais facilidade de uso.

  Eu tinha um projeto de fazer um gerenciador multiservidores para controle unificado + gerenciamento de IP's com autenticação RADIUS via Mac Address, mas agora esse meu projeto foi por água abaixo.

  As minhas opções para fazer isso, possivelmente será sobre o NethServer, pois o ClearOS é muito comercial e o Endian tem uma interface não muito agradável ao meu ver.

  Agora pergunto a vocês, vocês utilizam alguma outra solução paralela com Proxy não-transparente + WPAD? Está funcionando normalmente? A sua implantação foi manual, tal como é no Zentyal?

  Abraços,
  Giuseppe Paolo Fontana Padilha