Author Topic: Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?  (Read 1441 times)

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?
« on: February 20, 2015, 04:18:33 am »
Olá Pessoal,

Sempre instalei o Zentyal sobre uma instalação do Ubuntu Server com uma GUI (XFCE ou KDE), mas nessa última versão (4.05) alguns problemas tem aparecido, principalmente na inicialização do servidor.

Talvez seja um bug de algum aplicativo que eu tenha colocado no Ubuntu. Por isso, gostaria de saber a sugestão do pessoal do fórum sobre o que seria melhor.

Zentyal instalado no Ubuntu ou Zentyal a partir de sua imagem ISO?

Abraço,
Marcelo


dunof

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?
« Reply #1 on: February 22, 2015, 08:18:01 am »
Olá Marcelo!
Sempre instalei o Zentyal com a ISO (do próprio), usando pendrive... Não tenho problemas dessa forma.

Abraço

eugene

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?
« Reply #2 on: February 22, 2015, 04:50:48 pm »
Nunca consegui instalar o Zentyal da pen.... deu sempre problemas.... eu instalei pelos repositórios ofíciais, e funciona.

dunof

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?
« Reply #3 on: February 22, 2015, 05:31:58 pm »
Eugene,
Uso um programa chamado Rufus para fazer os pendrives... Nunca tive problemas!
Gosto de usar o pendrive pois a instalação fica mais rápida.

Abraço

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?
« Reply #4 on: February 25, 2015, 05:22:01 am »
Obrigado pelas respostas...

Mas o que seria melhor utilizar ISO ou repositório no Ubuntu Server?


Abraço,
Marcelo

eugene

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?
« Reply #5 on: February 25, 2015, 02:17:11 pm »
@ Dunof

utilizo o Universal USB Installer, e nunca consegui obter a instalação por defeito do Zentyal 4.0...... dá-me sempre o instalador alternativo do Ubuntu, sendo que no final da instalação dá sempre sem GUI (que julgo que por defeito do Zentyal seja o LXLE) e sem página de adminstração do Zentyal. Como já estou mais confortavel com o Ubuntu, nomeadamente Gnome Classic, faço a instação seguindo esse guia aqui: https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-install-zentyal-on-ubuntu-14-04, alterando apenas a versão do Zentyal para a 4.0.

Tenho o servidor a trabalhar mas com alguns problemas que já inclusivé postei, mas até agora sem resposta......

gregorylins

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 47
  • Karma: +0/-0
  • Brain's Up.
    • View Profile
Re: Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?
« Reply #6 on: February 25, 2015, 08:56:42 pm »
Eu prefiro usar a ISO do zentyal, pois já vem apenas com o necessário para rodar sem coisas muito pesadas que podem atrapalhar o desempenho do server.
Minha humilde opinião.

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?
« Reply #7 on: February 26, 2015, 09:08:29 pm »
Pois é Gregory...

Acho que a ISO seria realmente o melhor, mas tem alguns caso em que uso também maquina virtual para outros sistemas.

Além disso, muitas vezes preciso acessar remotamente a interface do ubuntu. Uso o software X2Go para isso.


Abraço,
Marcelo

dunof

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 6
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal no Ubuntu ou Imagem ISO?
« Reply #8 on: February 27, 2015, 06:35:15 pm »
@ Dunof

utilizo o Universal USB Installer, e nunca consegui obter a instalação por defeito do Zentyal 4.0...... dá-me sempre o instalador alternativo do Ubuntu, sendo que no final da instalação dá sempre sem GUI (que julgo que por defeito do Zentyal seja o LXLE) e sem página de adminstração do Zentyal. Como já estou mais confortavel com o Ubuntu, nomeadamente Gnome Classic, faço a instação seguindo esse guia aqui: https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-install-zentyal-on-ubuntu-14-04, alterando apenas a versão do Zentyal para a 4.0.

Tenho o servidor a trabalhar mas com alguns problemas que já inclusivé postei, mas até agora sem resposta......

Já passei EXATAMENTE por este problema, em minhas primeiras instalações do Zentyal, creio que por usar esses aplicativos indicados para criar Pendrives para Ubuntu. Depois que comecei a usar o Rufus, não tive mais esse problema!

Gosto do pendrive pois é muito mais rápido que o CD. E prefiro a ISO Zentyal ao baixar o Ubuntu e completa-lo com o Zentyal depois pelos mesmos motivos citados pelo colega gregorylins.

Abraço pessoal, legal ver uma discussão BR rolando nesse fórum!