Author Topic: Ainda Problema no WPAD  (Read 1661 times)

slgo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 12
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Ainda Problema no WPAD
« on: February 23, 2015, 10:50:14 pm »
BOa noite pessoal,

A dias que estou rolando com problema para implantar WPAD.

Vejo o pessoal fazem a instalação no Zentyal 4, direto pelo ubuntu, mas mesmo assim não consigo fazer funcionar tb. Alguem

conseguiu pelo menos com o Zentyal 4. Por favor deem uma olhada no meu post Anterior abaixo, acontece a mesma coisa

com a implantalção no novo Zentyal, alguem me da uma luz oque pode ser, Como podem ver as maquinas da rede

reconhecem o wpad pelo ping, estranho que se coloco o script para ele utilizar ou deixo automatico a máquina parece que não

consegue ler o wpad.


Meu Post anterior

Boa tarde a todos

Estou começando a utilizar Zentyal, em uma empresa que atendo, configurei um zentyal 4 como controlador de dominio. Fiz outro Zentyal 3.4 ( esta verssão por conter Área de Usuário, Bloqueio por Layer 7 e tb Web Server ) Este último para implementar o WPAD.

Estou com sistema rodando em uma VM ESXi 5.5 com 3 placas de rede, ontem recebo dois links e a terceira para a rede interna,  placas fisicas distintas, uma para os links e a outra para a rede interna. Sistema todo atualizado, tudo funciona, Firewall, layer 7, DNS, NTP, DHCP, todos os bloqueios, o problema que não consigo fazer o WPAD funcionar.

De uma máquina da rede:

Pingo o nome do Servidor
Pingo o wpad

Abrindo qualquer navegador coloco o endereco http://ip-servidor/wpad.dat -> Baixa o arquivo wpad.dat

Segue o arquivo wpad.dat que estou utilizando

function FindProxyForURL(url, host){
   var host_ip;
 
   host_ip= dnsResolve(host);
   if (isInNet(host_ip, "127.0.0.1", "255.255.255.255"))
      return "DIRECT";
   if (isInNet(host_ip, "192.168.1.0", "255.255.255.0"))
      return "DIRECT";
   if (isInNet(myIpAddress(), "192.168.1.0", "255.255.255.0"))
      return "PROXY 192.168.1.1:3128";
   else
      return "DIRECT";
}

Se coloco Usar servidor proxy manualmente, tudo funciona perfeitamente.
Nos navegadores coloquei para detectar as configuraçoes automaticamente, pega ip mas fica sem internet.
Se coloco usar script de configuração automática http://192.168.1.1/wpad.dat tb fica sem internet tb

Como a empresa tem uns 15 notebooks, fica difícil setar as configurações de proxy na mão, pois quando saem da empresa não navegam. Os desktops não seriam os problemas.

Ja troquei por vários scripts e nenhum funciona, oque será que pode ser, pois todos os testes funcionam

Aguardo a ajuda, pois ja quebrei a cabeça algumas horas e nada. Não queria ter que trocar o Sistema.

Testei no ie, mozila e chrome, no windows xp, 7 e 8.1, todos com o mesmo comportamento

gregorylins

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 47
  • Karma: +0/-0
  • Brain's Up.
    • View Profile
Re: Ainda Problema no WPAD
« Reply #1 on: February 24, 2015, 03:26:13 pm »
Segue um tutorial simples feito por nosso amigo JefersonF.

Boa tarde,

Instalei o WebServer, manualmente e subiu. Em seguida fiz as configurações do WPAD normalmente.

1. Instalar o WebServer
    apt-get install apache2

2. Verificar se esta rodando o WebServer
    netstat -atpn | grep :80

3. Verificando acesso pelo browser
    http:\\localhost

4. Montar o arquivo wpad.dat e copiar para a pasta /var/www/html
Caso tenha duvida para o conteúdo do arquivo segue script padrão.
Code: [Select]
function FindProxyForURL(url, host)
{
return “PROXY 192.168.0.254:3128″;
}
Existem outros scripts mais elaborados, com mais funções.
Mude o endereço proxy conforme o seu ambiente.
Obs: Não esqueça de reiniciar o serviço.

Amigo eu também estava com esse problema e fiz estes passos e funcionou tudo perfeitamente.
O internet explorer pode demorar um pouco mais que o mozila ou chorme para baixar e se auto configurar.

slgo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 12
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Ainda Problema no WPAD
« Reply #2 on: February 28, 2015, 02:01:06 pm »
CAro amigo, fiz uma instalação limpa de Zentyal , com 4 e fiz o procedimento, e nada. Não funciona, oque parece é que o navegador não busca o wpad.dat, ja tentei vários scripts e nada. acho que vou ter que abandonar a distribuição, é uma pena pois gostei bastante dela, mas sem este recurso não da pra ficar, ja tentei nas verssões 3.4 e 4 e da a mesma coisa, simplesmente nã navega. É uma pena

Obrigado, se tiver mais alguma dica me informa, ainda vou tentar este fim de semana denovo, acho que ja fiz umas 10 instalações deste máquina vistual até em máquina física e nada a mesma coisa.

gregorylins

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 47
  • Karma: +0/-0
  • Brain's Up.
    • View Profile
Re: Ainda Problema no WPAD
« Reply #3 on: March 02, 2015, 06:13:17 pm »
slgo,

Você descreveu todos os passos, onde está seu problema ?
o arquivo não baixa? o proxy não se configura?

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: Ainda Problema no WPAD
« Reply #4 on: March 03, 2015, 10:55:19 pm »
Caro sigo dá uma olhadinha no módulo firewall em filtros de redes internas para o zentyal e acrescenta um novo serviço com nome de wpad e ports 3128 veja se isso resolve.
faz o mesmo no filtro de redes internas para fins de teste ou até mesmo da um stop no firewall. /etc/init.d/zentyal stop.

Faça esses testes, tá aprecendo que o firewall ta dropando, você pode olhas nos logs do firewall tb para ter essa certeza.
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

gregorylins

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 47
  • Karma: +0/-0
  • Brain's Up.
    • View Profile
Re: Ainda Problema no WPAD
« Reply #5 on: March 04, 2015, 01:37:37 pm »
Estranho de mais cara eu fiz o mesmos passos e nem precisei fazer algum passos além dos descritos, estou usando o Zentyal 4.0
Muito estranho.

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: Ainda Problema no WPAD
« Reply #6 on: March 04, 2015, 11:30:33 pm »
Outra informação eu uso em cima de proxmox e roda que é uma beleza e ainda instalei o zentyal em um container OpenVZ pense em um desempenho e multiplica por dois! te recomendo fortemente o uso do Proxmox como servidor de virtualização já que você usa o ESXi .
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

alex_inoue

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Ainda Problema no WPAD
« Reply #7 on: March 06, 2015, 02:26:32 pm »
Bom dia slgo vc conseguiu resolver seu problema? Estou com o mesmo problema, precisando colocar proxy manual. Alguém poderia me ajudar?

slgo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 12
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Ainda Problema no WPAD
« Reply #8 on: March 06, 2015, 04:55:48 pm »
Bom dia a todos,

Aguadeço a todos, a principio fiz uma instalação nova e funcionou, não sei ao certo quantas ja havia feito, hj a tarde, vou conferir oque fiz diferente. e coloco no forum, tem bastante gente com o mesmo problema. Hoje a tarde posto como fiz, o mais estranho é que fiz igual aos outras, vou analizar para achar a diferenca, e ver meu erro e posto aqui.

Minha dúvida é quanto a regra do firewall dos pacotes das redes para o zentyal, estava seguindo um tutorial do youtube, onde mandava excluir a rede padrão, para forçar a passagem pelo proxu te todo a trafego, acho que isso que estava fazendo eu perder a navegação nas estações, só preciso verificar pois acho que esqueci de apagar esta regra, no mais o resto é pra estar igual.

Caso eu dx esta regra a principio se o espertinho colocar na mão o ip vai navegar por fora, vou testar isso hj a tarde, pensei em criar um objeto com a rede interna sem o Zentyal para negar acesso dela no firewall, assim nem a pau deve navegar, oque acham.

Obrigado