Author Topic: Instalação do Zentyal 4.2  (Read 2189 times)

Valmir

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 40
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Instalação do Zentyal 4.2
« on: December 18, 2014, 05:52:50 pm »
Estou instalando o 4.2 em uma nova máquina mais moderna (maior capacidade de hd, processador e memória) e tenho uma dúvida: tenho três linhas de internet (a máquina já está com as placas para receber elas) e queria fazer com que o Zentyal fosse o DHCP (distribuir os IPs). Tenho que fazer o balanceamento delas? Como dar o peso para cada? Teria condições de utilizar as mesmas sem fazer o balanceamento (temos vários roteadores AP distribuido pelo prédio, onde vários se conectam via wireless, por isto o DHCP)?

karlosgyn

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 26
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Instalação do Zentyal 4.2
« Reply #1 on: December 30, 2014, 06:15:38 pm »
Amigo,
este processo é bem simples.
Você precisa primeiramente ter 4 placas de rede, sendo 3 para receber seus links de internet é uma para você conectar sua rede interna (Conectar no switch).
Quando você for configurar as interfaces relacionadas aos seus links de Internet, você deve marcar uma opção, se não me engano em português está "externo", isso na configuração da placa de rede.
Assim o próprio Zentyal vai isolar os links internos da rede interna utilizando o protocolo NAT.
É para o balanceamento nas configurações de rede tem uma opção de Gateway. Nela você vai configurar os gateways padrões de cada "linha de internet" e neste mesmo modulo você configura o balanceamento dos links. (Obs) Cuidado com balanceamento, ele pode lhe causar problemas com aplicações https.

Att,
Karlos Augusto
karlosgyn@gmail.com

Eduardo Jonck

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 1
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Instalação do Zentyal 4.2
« Reply #2 on: December 31, 2014, 11:05:19 pm »
Boa tarde,

Onde está essa ISO dessa versão? Vi que só tem até a versão 4.0.

Valmir

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 40
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Instalação do Zentyal 4.2
« Reply #3 on: January 05, 2015, 05:05:03 pm »
Obrigado pela resposta, a dúvida é justamente no balanceamento (valores que posso dara para cada rede externa, no caso internet) e quanto a versão pesso desculpas pelo erro de digitação (não havia percebido do erro) é 3.2 e não 4.2.

karlosgyn

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 26
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Instalação do Zentyal 4.2
« Reply #4 on: January 08, 2015, 01:25:32 pm »
Quanto menor o numero, maior será a prioridade para a conexão.

Valmir

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 40
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Instalação do Zentyal 4.2
« Reply #5 on: January 23, 2015, 06:46:08 pm »
Mais uma vez obrigado pela resposta, quanto menor o número (mas seria de um a quanto, existe um parâmetro) que eu colocar em cada linha (internet). Ex.: Eth 1 = 1; Eth 2 = 3; Eth 3 = 5 ou vai até quanto.