Author Topic: Proxy pedindo autenticação constante  (Read 6846 times)

albertovix

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 7
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Proxy pedindo autenticação constante
« on: November 05, 2014, 03:42:12 pm »
Ola pessoal, bom configurei o proxy com dois grupos, um liberado e o outro limitado.
O grupo liberado esta com a regra de acesso permitida.
O grupo limitado esta ocedecendo perfil de filtro, no perfil de filtro eu marquei pra bloquear todos os sites e respeitar a categorias de dominios, mas mesmo eu liberando um site tanto na whitelist e tando na propria regra do proxy, todos os usuarios que sao limitados loga com o usuario e senha , mas toda hora fica pedindo, toda vez que abre um site mesmo ja ter logado pedi novamente o login.

Alguem ja passou por isso ou pode me auxiliar, obrigado.

Tiago

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 126
  • Karma: +11/-1
    • View Profile
Re: Proxy pedindo autenticação constante
« Reply #1 on: November 05, 2014, 04:01:15 pm »
Amigo mas o proxy funciona assim mesmo, em todo momento em que o navegador é fechado e aberto ele pede senha. Caso queira que não peça mais senha por um determinado período você terá que utilizar o portal de captura.

albertovix

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 7
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Proxy pedindo autenticação constante
« Reply #2 on: November 05, 2014, 04:03:42 pm »
Sim eu sei, mas sem fechar o navegador ele pedi autenticação novamente, autentica sem fechar o navegador ele pedi usuario e senha de novo.

albertovix

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 7
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Proxy pedindo autenticação constante
« Reply #3 on: November 06, 2014, 04:50:12 pm »
Alguem?

Tiago

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 126
  • Karma: +11/-1
    • View Profile
Re: Proxy pedindo autenticação constante
« Reply #4 on: November 11, 2014, 01:38:54 pm »
As vezes essa autenticação não se refere ao seu Browser e sim a algum programa que necessita acesso a internet, por exemplo Java, Adobe, Antivírus e  outros. No meu caso pede proxy até no programa da impressora brother. Tudo que tenha precise de acesso a internet irá solicitar proxy.

fabricionarcizo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Proxy pedindo autenticação constante
« Reply #5 on: January 21, 2015, 05:03:06 pm »
Interessante,

Estou com o mesmo problema. O meu servidor está configurado da mesma maneira e o navegador solicita o usuário/senha várias vezes para o mesmo site.
Por enquanto estou utilizando uma regra baseada em IP. No entanto, preciso utilizar as minhas regras de navegação baseadas em grupos de usuários.
Você conseguiu solucionar este problema?

Sim eu sei, mas sem fechar o navegador ele pedi autenticação novamente, autentica sem fechar o navegador ele pedi usuario e senha de novo.

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: Proxy pedindo autenticação constante
« Reply #6 on: January 23, 2015, 04:30:52 pm »
Olá amigo!!! Experimenta habilitar Single Sign-On (Kerberos)  que fica no módulo Proxy HTTP Configurações Gerais e veja se ele atende sua necessidade!


Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

fabricionarcizo

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Proxy pedindo autenticação constante
« Reply #7 on: February 01, 2015, 11:02:05 pm »
Olá pessoal, boa noite.

Hoje resolvi passar o dia estudando este problema. Finalmente descobri o que ocorre para o Proxy solicitar constantemente o par de usuário e senha.

Quando você cria uma whiteslist (i.e. um perfil de filtro para permitir o acesso a apenas um conjunto de sites) no Zentyal, geralmente você seleciona a opção Bloquear domínios e URLs não listados. Esta opção em conjunto com algum tipo de autenticação no Proxy (e.g. LDAP, Kerberos) adiciona no arquivo /etc/squid3/squid.conf o comando abaixo (ao final de cada conjunto de ACLs de um dado grupo de usuários):
Code: [Select]
http_access deny  authorized GRUPO
Por este motivo, quando o usuário tenta acessar um site qualquer e o Squid encontra essa linha, o processo de autenticação entra em um loop finito (a quantidade de iterações varia de acordo com a configuração do Proxy).

Minha solução:
Modificar os arquivos de configuração do Zentyal para não inserir o código supracitado ao utilizar whitelists em conjunto com grupo de usuários.

Abra o arquivo /usr/share/zentyal/stubs/squid/squid.conf.mas e vá até a linha 219 onde aparece o seguinte código:
Code: [Select]
$m->print($ruleStr);
Substitua o código acima por este outro:
Code: [Select]
if (_aclName($stub->{acl}) ne '') {
    $m->print($ruleStr);
} elsif (index($ruleStr, 'allow') != -1) {
    $m->print($ruleStr);
}

Em resumo, o meu código verifica se a atual ACL é referente a um site específico no primeiro if e, caso a ACL seja referente a um grupo de usuário, verifica se a ACL é do tipo blacklist no segundo if (i.e. queremos ignorar as ACLs que pertencem a uma whitelist).

Espero que esta solução sirva para os seus servidores também.

Cheers,

Fabricio Batista Narcizo
« Last Edit: February 01, 2015, 11:05:40 pm by fabricionarcizo »

marcelobachmann

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 4
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Proxy pedindo autenticação constante
« Reply #8 on: April 29, 2015, 05:08:49 pm »
ótimo amigo estava com esse problema ao bloquear tudo e liberar alguns sites, e resolveu.