Author Topic: Zentyal, a cada versão só piora  (Read 1973 times)

andrefreire

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 32
  • Karma: +3/-0
    • View Profile
Zentyal, a cada versão só piora
« on: November 01, 2014, 03:28:24 pm »
Bom dia a todos !

Quero registrar meu descontentamento com o Zentyal que a cada versão só piora. Desde a versão 3.5 que ele não consegue atuar somente como gateway pois o proxy não inicia. Descobri que quando instalamos o módulo do proxy que utiliza o squid o mesmo não cria o arquivo /etc/squid3/HTTP.keytab. Desde que removeu o openldap e passou a adotar o Samba 4 como serviço de diretório também parou de utilizar o winbind e passou a utilizar o SSSD como autenticação local. Porém mesmo utilizando o msktutil para a geração do ticket kerberos o squid não volta a funcionar. Podemos fazer qualquer alteração no arquivo de configuração pela interface web que esta não será gravada no script do squid.

O que me parece é que o Zentyal almeja ser utilizado como único produto na empresa e não irá mais atuar em parceria com produtos Microsoft. Só que em vários ambientes já temos o Active Directory funcionando e o Zentyal atuaria somente como gateway o que não está sendo mais possivel nem na versão 3.5 e nem na 4.0 recém lançada.

Parece que a empresa que produz o Zentyal já amadureceu bastante a solução com a ajuda da comunidade e agora está criando dificuldades constantes na versão Community para que seja adquirida a versão paga.
Primeiro ela cria dificuldades em se utilizar o Zentyal somente como gateway então a comunidade passa a colocar o Zentyal como única solução e depois que ele tiver uma grande base instalada tira do ar a versão community.

Esse é meu pensamento, não espero que concordem mas vejam o que o Zentyal anda fazendo a cada lançamento e tirem suas conclusões.

Tiago

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 126
  • Karma: +11/-1
    • View Profile
Re: Zentyal, a cada versão só piora
« Reply #1 on: November 03, 2014, 11:26:04 am »
Concordo com você amigo, eu estava utilizando a versão 3.0 e pretendia implantar futuramente o serviço de voip, mas quando fiz algumas atualizações chegando na versão 3.4 constatei que o serviço de voip ja não estava mais disponível no Zentyal, por isso decidi parar de atualizar e agora estou apenas na versão 3.4. Parece que o software ao invés de progredir para ganhar cada vez mais usuários ela está regredindo >:(

harouca

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal, a cada versão só piora
« Reply #2 on: November 13, 2014, 11:08:40 pm »
Só piorando mesmo. Acabo de perder meu domínio tentando atualizar pra versão 4.0. Mesmo com meus arquivos de backups fora do servidor, seguindo todos os procedimentos de segurança, tomei ferro.

Foi bom até a versão 3.3, depois disso. Virando Lixo!!!

andrefreire

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 32
  • Karma: +3/-0
    • View Profile
Re: Zentyal, a cada versão só piora
« Reply #3 on: November 14, 2014, 12:10:10 am »
Mas bota lixo nisso. Acho que a intenção era fazer o Zentyal ficar conhecido através da versão Community e os usuários servirem como teste apontando defeitos e pontos de melhoria pra depois que o produto estivesse mais estável detonar a versão Community.

marciogf

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 9
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal, a cada versão só piora
« Reply #4 on: November 16, 2014, 03:10:52 pm »
Sendo assim nem vou começara a implantar, estava empolgado com a possibilidade de tirar uns servidores ubuntu aqui e colocar o Zentyal pela praticidade de administração mas com essas afirmativas vou começar a procurar outras opções de servidores administraveis de forma amigável.

ferreiraferraz

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal, a cada versão só piora
« Reply #5 on: December 03, 2014, 07:57:30 pm »
Putzzz...um banho de água fria!  :-\

Qual framework utilizaremos agora para o gateway/proxy?

Endian Firewall?

Sugestões?

amaica

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 39
  • Karma: +2/-0
    • View Profile
Re: Zentyal, a cada versão só piora
« Reply #6 on: December 04, 2014, 11:54:06 pm »
Sugestão para proxy? com certeza o pfsense...zentyal so para server de dominio mesmo.

leandro.israel

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal, a cada versão só piora
« Reply #7 on: December 08, 2014, 07:35:39 pm »
Gostei do Zentyal.

Esta nova versão não consegui testar por conta de um erro após a atualização que não deu mais para carregar a interface no navegador. Aliás este problema informei em um tópico, aonde outra pessoa disse ter também o mesmo problema. Não fomos respondidos pela comunidade. :-\

Se o Zentyal estivesse em ambiente de produção provavelmente a empresa teria um enorme prejuízo, que seria repassado a mim. Ainda bem que era só um teste! Do qual não passou, por conta desta experiência ruim por falta de suporte na comunidade, mesmo com a pesquisa em outros locais.

Ainda sim pretendo estudar mais e implantar o Zentyal em uma outra oportunidade. Levando em consideração estas mudanças da nova versão e o suporte, provavelmente avaliarei a versão paga. Ainda há esperança!

Sucesso a todos!! E obrigado aos que participam do desenvolvimento!! :)