Author Topic: Zentyal 4.0  (Read 1917 times)

willaraujono

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 92
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Zentyal 4.0
« on: October 29, 2014, 12:06:18 pm »
Olá colegas

O que esperar do Zentyal 4.0 ?
No Road Map eles colocam que irão retirar vários modulos.
Me chama atenção uma frase no texto abaixo:

Além disso, a Equipe de Desenvolvimento Zentyal tomou a decisão de remover um número de módulos, a fim de concentrar-se no objetivo de Zentyal Servidor: Oferecer um substituto para o Windows® Small Business Server e Microsoft Exchange Server. Os módulos são descartados: IPS, gerenciamento de UPS (NUT), backup (Duplicidade), Monitor (em conjunto com o cliente remoto Zentyal), RADIUS, Webserver e Webmail (Roundcube), IPsec (substituído por um novo módulo de apoio apenas L2TP). Além disso, a conta gratuita Zentyal será descontinuado. A documentação será fornecida sobre a configuração de alguns destes serviços com software específico e, naturalmente, os membros da comunidade interessados ​​em manter qualquer um desses módulos será calorosamente bem-vindos.

Não entendi essa informação sublinhada, alguem sabe?

Abraços

« Last Edit: October 29, 2014, 12:09:00 pm by willaraujono »

Tiago

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 126
  • Karma: +11/-1
    • View Profile
Re: Zentyal 4.0
« Reply #1 on: October 29, 2014, 12:17:39 pm »
No momento decidi parar de atualizar o zentyal estou na versão 3.4, mas acho errado essa opção deles de retirarem vários módulos, pois o zentyal sempre foi muito completo e desta forma esta deixando a desejar. Logo logo teremos que migrar para outra plataforma.

willaraujono

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 92
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 4.0
« Reply #2 on: October 29, 2014, 03:09:53 pm »
Meu maior interesse nessa nova versão é o Ipv6
Espero que tenham ferramentas já!

diegogyn89

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 7
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 4.0
« Reply #3 on: November 07, 2014, 11:55:32 am »
Acho que a decisão da retirada de vários pacotes foi correta apesar de muitos reclamarem. Ele ainda tem que amadurecer muito como UTM e Servidor de Arquivos, por isso acho que esse deve ser o foco. (Como servidor de arquivos a versão 3.5 me fez desistir de implantar aqui devido a algumas limitações, venho testando a 4 e estou animado com os resultados)

Porem o erro e não oferecer uma alternativa a comunidade, se fosse criado uma opção para que pudêssemos inserir módulos de terceiros dentro do Zentyal isso ajudaria a manter os módulos que foram desligados vivos. (Me parece que ja foi sugerido porem não foi levado adiante como deveria.)

Meu pensamento e que o Zentyal deve focar em ser um substituto do Windows Server Small Business, afinal estamos falando de linux e mesmo que a equipe tenha removido vários módulos ainda e possível trabalhar com eles fora do ebox.

andrefreire

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 32
  • Karma: +3/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 4.0
« Reply #4 on: November 12, 2014, 12:46:08 pm »
Na versão 4 tiraram o módulo de backup ficando somente o backup das configurações. Backup agora só nas versões pagas. Estou parando de usar o Zentyal.

jeff

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 9
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 4.0
« Reply #5 on: November 12, 2014, 03:12:24 pm »
virtualiza ele.. e usa o cobian da vida xD

harouca

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 4.0
« Reply #6 on: November 13, 2014, 09:54:20 pm »
Infelizmente vejo uma piora a cada versão do Zentyal, nos obrigando a partir pra versão paga. Tudo e todo mundo nessa vida tem que ganhar dinheiro pra sobreviver, mas dinheiro, infelizmente nem todo mundo tem e quando envolve coisas pagas, vira faca de dois gumes. Procurando uma alternativa boa. Quem conhecer, posta ai.

leandro.israel

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 5
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 4.0
« Reply #7 on: November 14, 2014, 03:23:18 pm »
Eu estava testando a versão 3.5 normalmente, e quando atualizei para a 4.0 não funcionou mais a interface web! :-\

willaraujono

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 92
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 4.0
« Reply #8 on: November 19, 2014, 01:19:55 pm »
Eles mudaram a porta para 8443

Não confio muito em atualização muito drática do zentyal,

faço com que ele execute serviços que sejam faceis de fazer uma nova instalação.

abraços

Will