Author Topic: Alguém utiliza o Zentyal 3.x em ambiente de produção?  (Read 1621 times)

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Alguém utiliza o Zentyal 3.x em ambiente de produção?
« on: March 06, 2014, 07:20:18 pm »
Olá!

Utilizo em alguns clientes, já há alguns anos, a versão 2.x do Zentyal combinado com Ubutu 10.04 e funciona tudo ok.

Neste ano decidi fazer testes com a versão 3.x, no caso estou usando a última (3.3.4), com Ubuntu 12.04 LTS.

Mas estou encontrando diversos problemas, principalmente no compartilhamento de arquivos (Samba4) e na interface gráfica.

Começa que, acredito que seja por conta de um javascript, a dashboard trava durante alguns minutos e ao fazer uma alteração e após salvar, fica aparecendo a mensagem "Waiting until Zentyal is ready... ". Somente reiniciando o servidor para eu conseguir acessar a interface web.


No compartilhamento de arquivos, não consigo fazer funcionar de forma esperada...A única forma de acessar as pastas compartilhadas foi colocando permissões de usuário de forma manual pelo chmod, mas mesmo assim, não consegui fazer regras ACL, ou seja, todos acessam as pastas compartilhadas.

Por último, após tentativas de solucionar o problema no samba, encontrei também um problema de template do ldap.


Parece que somente o gateway está 100%.


Como não sei se o que ocorre comigo é "normal", gostaria de saber da comunidade, se estão utilizando o Zentyal em produção, principalmente o compartilhamento de arquivos.


Abraços,
Marcelo


marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Alguém utiliza o Zentyal 3.x em ambiente de produção?
« Reply #1 on: March 08, 2014, 04:23:32 am »
Parece que agora consegui ajustar o compartilhamento de arquivos de forma apropriada.

Alterei o DNS (Sistema -> Geral -> Domain), para "MEUDOMINIO.lan", antes usava "MEUDOMINIO.local".  Achei estranho!

Recriei os grupos, usuários e pastas compartilhadas e as ACLs funcionaram.

Outro detalhe é que mantive as pastas compartilhadas em /home/samba/shares.  Alguém sabe me dizer porque o Zentyal usa essa pasta como referência?

Abraço,
Marcelo