Author Topic: Virtualização  (Read 2192 times)

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Virtualização
« on: February 11, 2014, 06:42:40 pm »
Olá,

Estou querendo fazer testes com virtualização e gostaria de algumas sugestões.

O interesse é ter ambiente para o Zentyal, Servidor WEB e Windows Server.

Como é um ambiente pequeno (10 computadores), o Zentyal será o responsável pelo firewall, gateway, proxy, PDC, arquivos, etc.

A minha principal dúvida é se instalo o zentyal normalmente e crio somente VMs para o servidor web e para Windows ou se coloco tudo em VM.

Abraço,
Marcelo

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #1 on: February 12, 2014, 10:32:59 am »
Se está usando uma versão acima da 3.0, nem vai ter suporte a virtualização nativa do Zentyal pois eles retiraram, assim como para voip.

Para a estrutura como você vai utilizar, eu aconselho virtualizar tudo, pois vai ganhar com as facilidades de snapshots e clones das máquinas virtuais... principalmente para ambiente de testes é muito bom, pois pode ir fazendo os testes e a cada passo ir criando snapshots ou clonar a VM inteira...

Eu uso  virtualização com PROXMOX e para mim foi a melhor pedida, inclusive sai do XenServer/XCP para usar proxmox que a meu ver é muito melhor.

Eu tenho um cliente que tem uma qtd de usuários parecida (12 usuários usando iMACs)... Então tenho um zentyal como gateway sem PDC... controlo a navegação por objetos de rede, travando tudo nos mac address das placas de rede...

Para virtualizar, utilizo um servidor simples Pentium Dual Core E5700 com 4 GB de RAM. Tenho 3 vms rodando, Sendo:

  • Zentyal - Proxy, Firewall, filtros com shallalist(pesa um pouco) --> 2 GB de RAM
  • Windows 2003 - Servidor IIS para uma aplicação ASP.NET para intranet da empresa --> 768 MB de RAM
  • Windoes XP - Máquina de testes (sempre ligada) --> 512 MB de RAM

Escolhi o 2003 em vez de uma versão do windows server mais nova, justamente por conta do consumo de memória que era limitado no meu servidorzinho... Roda sem problemas há mais de ano!

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #2 on: February 12, 2014, 03:38:50 pm »
wemersonrv,

Obrigado pelas informações.

Após as tuas observações me surgiu uma dúvida: Como se tem uma VM para o zentyal, como que fica o acesso e proteção ao sistema hospedeiro (Ubuntu 12.04).

Hoje, utilizo o zentyal para gerenciar todo o acesso à internet, estando ele como gateway, proxy, etc.


Posso também definir um IP específico para cada VM?

Meu interesse, nesse momento, é utilizar VirtualBox, pois meu servidor não tem suporte a virtualização.


Obrigado,
Marcelo


wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #3 on: February 12, 2014, 07:34:14 pm »
Primeiro... Virtualbox... equece... só vai te servir pra testar... Partindo pra um sistema de virutalização que funcione, terá que usar Xenserver, Proxmox e até mesmo HyperV da Microsoft (não recomendo, hehehehe)...

Muita gente não recomenda usar firewall virtualizado, eu acredito que é questão de como fazer... no meu caso, o proxmox é só isso mesmo, um HOSPEDEIRO sem acesso à internet... Quem tem acesso à internet são suas vms...

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #4 on: February 12, 2014, 08:30:57 pm »
Obrigado wemersonrv,

Pois é...acho que vou optar por aguardar um pouco mais e fazer o atual servidor funcionar somente como gateway, proxy e firewall e adquirir um novo servidor, com suporte ao KVM ou XenServer, somente para o sistema hospedeiro e as minhas VMs.

Obrigado.
Marcelo

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #5 on: February 12, 2014, 10:36:32 pm »
Realmente, É uma boa escolha.

Para virtualizar tem que ter máquinas que aguentam o tranco... essa configuração minha é uma exceção pois testei muito antes de decidir usar um hardware limitado e somente após ver que aguentava é que optei por usá-lo.

marceloeng

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 135
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #6 on: February 13, 2014, 02:49:10 pm »
Legal...

Obrigadão pelas dicas.

Abraço,
Marcelo

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #7 on: February 13, 2014, 03:22:05 pm »
Sempre às ordens amigo !

pipous

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 13
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #8 on: March 16, 2014, 11:45:26 pm »
Primeiro... Virtualbox... equece... só vai te servir pra testar... Partindo pra um sistema de virutalização que funcione, terá que usar Xenserver, Proxmox e até mesmo HyperV da Microsoft (não recomendo, hehehehe)...

Muita gente não recomenda usar firewall virtualizado, eu acredito que é questão de como fazer... no meu caso, o proxmox é só isso mesmo, um HOSPEDEIRO sem acesso à internet... Quem tem acesso à internet são suas vms...

Boa noite, você poderia dizer porque você não acha o virtual box bom para o ambiente de produção ? pergunto isto porque tenho ele em vários clientes, e tbm me faço esta pergunta quero a opinião de outra pessoa!

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #9 on: March 17, 2014, 03:16:49 am »
Quanto ao virtualbox, porque é um produto muito bom para testes... nada mais que isso! Ele tem muitos bugs e problemas...

Virtualbox e VMWare Workstation/Player são sistemas de virtualização próprios para você ter um ambiente de virtualização para testes... você até pode optar por usar em produção, mas não é aconselhável porque não vai conseguir tudo que precisa de sua máquina porque não são sistemas críticos, seguros e de alta performance próprio para um ambiente em produção.

Opte por VMWare ESX, Xen/Xenserver/XCP, proxmox, HyperV da Microsoft... são sistemas maduros e ideais para isso.

Vou te dar um exemplo sobre a diferença comparando com virtualbox:

Eu tenho um cliente pequeno, com menos de 50 usuários... a necessidade dele é simples:

- Proxy/Firewall - Zentyal ... 2 GB
- App Web IIS/ASP.NET - Windows 2003... 768 MB
- Máquina de testes - Windows XP... 512 MB

Esse ambiente está rodando num servidor virtualizado usando PROXMOX, e roda num Pentium Dual-Core E5700 com 4 GB de RAM... e roda a 2 anos sem problemas... E percebe-se que a máquina está tranquila, com média de consumo de processador abaixo dos 20%, salvo alguns raros picos que chegam perto dos 30 ou 40%.

Bem... eu tentei rodar 3 VMs do Virtualbox no meu computador... um Core i5 com os mesmos 4 GB de RAM... então dá pra ver que é uma máquina melhorzinha... e sinceramente... a hora que liga a terceira máquina virtual dá para perceber que o computador começa a morrer...

Virtualbox foi feito pra rodar SO de desktop... até roda por exemplo no windows server e tals... mas não tem cacife pra segurar as pontas...

Vc falou que tem virtualbox vários rodando em clientes... tá rodando sobre qual sistema operacional?

alexcsilva

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #10 on: March 18, 2014, 06:31:14 pm »
Proxmox é free?

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Virtualização
« Reply #11 on: March 18, 2014, 08:29:31 pm »
É sim... nos mesmos moldes do zentyal..

O proxmox tem uma versões comerciais e a versão comunity... Mas sinceramente, vale a pena pagar pela licença só por conta do suporte... as licenças do proxmox são baratas.