Author Topic: Redundância de link [RESOLVIDO]  (Read 2188 times)

Maximylion

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Redundância de link [RESOLVIDO]
« on: February 14, 2014, 07:17:44 pm »
Boa tarde a todos. Amigos gostaria de saber se alguém tem um tutorial, tem alguma dica ou pode dar uma luz sobre como fazer redundância de link através do zentyal. Tenho duas internets aqui na empresa que quero utilizar do servidor da seguinte maneira, quando uma internet cair quero fazer com que a outra passe a ser distribuída. Coloquei duas interfaces externas, agora estou um pouco perdido de como começar isso. Desde já, agradeço a ajuda e colaboração de todos.
« Last Edit: February 20, 2014, 02:14:30 pm by Maximylion »

Tiago

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 126
  • Karma: +11/-1
    • View Profile
Re: Redundância de link
« Reply #1 on: February 14, 2014, 07:26:08 pm »
No menu Configuração de Gateways, você encontrará tudo oque precisa pra isso, onde você dispõe de balanceamento de trafego e falha na wan, é só configurar lá.

Maximylion

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Redundância de link
« Reply #2 on: February 14, 2014, 07:33:07 pm »
Agradeço a resposta, porém apesar de você ter dito onde se faz (o que já é um grande avanço) pergunto se tem algum tutorial para indicar ou algo do tipo, pois não tenho muito conhecimento de linux e estou me aventurando ae por este meio.

Tiago

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 126
  • Karma: +11/-1
    • View Profile
Re: Redundância de link
« Reply #3 on: February 14, 2014, 07:54:57 pm »
Olha a parte de Balanceamento de Carga foi algo que até hoje não encontrei um tutorial que explicasse certinho, mais é o caso de você configurar e fazer testes desta maneira que configurei todo servidor da empresa onde trabalho. esse link me ajudou muito no começo:
http://www.cooperati.com.br/2012/03/20/zentyal-gerenciamento-de-servidores-linux-parte-2/

willaraujono

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 92
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Redundância de link
« Reply #4 on: February 17, 2014, 04:21:54 pm »
Maximylion , galera
Boa tarde

É bem simples o processo,siga os passos abaixo
vá em
Manutenção:
Eventos
Marque falha na wan
depois vá em Rede:
Gateways
Falha na Wan
Adicione uma regra para cada link
salve a configuração.
faça o teste retirando um link principal e aguarde a visualização,volte com o link e verá que ele retorna.
Fique atento quanto aos paramêtros que você colocar, eles serão determinantes para o tempo que o Zentyal leva para testar e trocar o link e depois retornar.

Abraços



Maximylion

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Redundância de link
« Reply #5 on: February 19, 2014, 03:47:21 pm »
Amigo obrigado pela dica. Fiz assim como você disse e até então não funcionou. Não sei se é devido a configuração nas regras de cada link. Fiz da seguinte forma: para ambas as regras em Tipo de Teste eu coloquei Ping para o gateway, Número de sondas 6 e Taxa de Sucesso 40%, Tempo entre Verificações 30s, que são os valores que vem por default. Tem alguma forma de saber a estimativa de tempo de troca de acordo com os parâmetros, algum cálculo? Tenho de utilizar as configurações que vem por default ao criar as regras ou tem outra forma como escolher outro Tipo de Teste? Pergunto porque fiz exatamente como me disse e não deu certo, por isso acredito ser na configuração da Regra de Teste que utilizei valores Default.

Maximylion

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Redundância de link [RESOLVIDO]
« Reply #6 on: February 19, 2014, 09:08:14 pm »
Bem, descobri que o problema era porque a segunda placa estava como DHCP. Sempre que a placa DHCP ficava sem internet o gateway da mesma sumia, logo a regra referente ao gateway também sumia não permitindo assim que fosse testado e trocado para o outro que estava com internet. A solução foi deixar a eth2 também como estática e registrar o gateway manualmente, depois disso todos os testes foram com sucesso.