Author Topic: Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal  (Read 4398 times)

kleytoncosta

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal
« on: October 04, 2012, 04:18:11 am »
Boa Noite a Todos,

    Sou novato aqui no fórum e também no zentyal  :-\, com isso venho pedir a ajuda de vocês na seguinte questão:

    tenho 1 servidor zentyal rodando como proxy e firewal em um cliente e os mesmos estão abrindo uma filial e querem fazer uma vpn entre a rede da filial e a da matriz para que o AD e arquivos sejam enxergados na filial.
 
já fiz as configurações conforme tutorial porém não estou conseguindo fazer a comunicação zentyal-para-zentyal, o que preciso liberar no servidor da matriz pra fazer essa comunicação? OBS: li alguns tópicos aqui e vi uma questão de criação de rota para a vpn funcionar...


desde já muito obrigado pela ajuda de todos.

um abraço!!!

Julimar J. Pereira

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal
« Reply #1 on: October 09, 2012, 08:00:37 pm »
Cara...também estou aprendendo a trabalhar com o Zentyal, mas esta etapa eu consegui, ou seja, conseguir criar uma VPN entre as empresas aqui...

Veja bem, utilizei a versão 3.0.2 físico e não máquina virtual, e para tanto, criei uma Autoridade certificadora e um certificado para a máquina que seria minha servidora e também criei um certificado para a máquina que seria minha cliente (com nome igual a conexão). Em VPN, criei um servidor apontando mesmo de Zentyal para Zentyal (com o lance das senhas, faixa de ip diferente das duas redes...).Em seguida, exportei os certificados do cliente.

Na máquina cliente, criei apenas o cliente (com o nome igual ao certificado que gerei no servidor - nem sei se precisa, mas fiz), e importei as configurações exportadas pelo servidor...

Pronto, funcionou...rsrs...aqui foi assim, obviamente apanhei bastante...muito mesmo para conseguir esta comunicação...

OBS: A comunicação funciona perfeitamente, ou seja, não precisa existir o processo inverso (o cliente ser servidor para conectar...)

Estou apanhando agora para gerenciar remotamente o servidor cliente, pois, fica em outra empresa do grupo e também o zentyal de ambas as empresas estão muito lento...Se souber de alguma dica e puder me ajudar, também agradeço!

Abraço.

kleytoncosta

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal
« Reply #2 on: October 09, 2012, 11:05:23 pm »
Boa Noite,


Julimar, desde já obrigado pela resposta! ps: já estou desesperado com esse problema pois já tentei de tudo e não consigo colocar o danado da VPN pra rodar entre os 2 servidores!!!! os mesmos são da mesma versão (2.2.7) e estão atualizados!

Toda a configuração ja está efetuada, porém quando configuro o cliente o mesmo fica com a seguinte informação no Dashboard: ENDEREÇO DA INTERFACE VPN: Não ativado!

já procurei em todo o zentyal, na internet, fiz como manda o tutorial disponível aqui no site mas não roda! até liberei todas as portas no firewall para verificar se era algum bloqueio mas.... de nada adiantou!


se vc passou por essa situação também (que eu acho que sim!), terias alguma dica pra que eu possa contornar essa situação?

desde já obrigado pela ajuda.

Julimar J. Pereira

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal
« Reply #3 on: October 10, 2012, 02:51:13 pm »
Bom dia Kleyton,


Olha, nunca cheguei a testar a versão do Zentyal que esta utilizando não....tente atualizar ela, já vi em alguns fóruns falando de muitas melhorias...

Mas, realmente me lembro que passei por isso que esta falando também, o problema é que não sei ao certo o que fiz...rsrs..

Tente, primeiramente, limpar tudo relativo a VPN, para "evitar" qualquer outra zica...Depois, verifique os módulos que estão instalados/em utilização...e por último tente os passos que lhe falei acima.

Na época, tentei criar a VPN utilizando o PPTP ou o IP Sec e não consegui, somente neste formato...

Também poste para nós tentarmos lhe ajudar, as suas configurações, ou seja, se são ips fixos ou não, quais módulos instalados, faixa de ip, como é sua internet...tudo isso ajuda...

Abraço.

kleytoncosta

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal
« Reply #4 on: October 10, 2012, 07:01:12 pm »
OK,

segue as informações das configurações:


SERVIDOR:

1 - IP FIXO
2 - Rede: 192.168.25.0/24
3 - Rede VPN: 192.168.160.0
4 - Serviços: DNS / PROXY / USUÁRIOS / FIREWALL

CLIENTE:

1 - IP Dinamico
2 - Rede: 192.168.5.0/24
3 - Serviços: DNS / FIREWALL / DHCP


Essas são as informações básicas das configurãções! OBS: os 2 servidores são o Gateway da rede, então todo o fluxo de rede entra a partir dos servidores.


desde já obrigado e no aguardo de uma luz!!!!!!

Julimar J. Pereira

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal
« Reply #5 on: October 11, 2012, 02:06:24 pm »
Kleyton,


Aqui também tenho o cenário de servidor IP Fixo e cliente IP Dinâmico...

Para o seu servidor cliente, acredito que você esteja utilizando então um servidor para DNS dinâmico (noip, dyn dns...) para sempre buscar um mesmo endereço e este apontando para o seu roteador e logo o seu reteador apontando para o servidor, certo?

Outro ponto, além destes serviços que você subiu, eu também adicionei PPTP e VPN...

Me informe o erro que esta sendo apresentando...

Já na para o cliente e servidor, as configurações anteriores que falamos você conseguiu desenvolver corretamente?

willaraujono

  • Zen Monk
  • **
  • Posts: 92
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal
« Reply #6 on: May 21, 2013, 04:32:46 am »
Colegas

Achei esse wiki em inglês.tem algumas dicas interessantes.

http://trac.zentyal.org/wiki/Documentation/Community/HowTo/Zentyal-to-Zentyal-VPN-study

Estou no mesmo barco que vocês.

Pretendo interligar redes zentyal -to - zentyal com VPN deixando win2k8 como Active directory, Estou fazendo alguns testes.

quem puder dar uma dica.

obrigado

renan

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 10
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal
« Reply #7 on: June 22, 2013, 11:42:52 pm »
Olá boa tarde,
Estou com um problema, eu tenho uma rede vpn na minha empresa que funciona assim : x matriz(servidor),y e z são servidores clientes. sendo que y e z consegue se comunicar com x perfeitamente mais não se comunicar um com outro ( x e y não se comunicam).
Como faço para que o x e y possam se comunicar?


Hello good afternoon,
I have a problem, I have a vpn network in my company that works like this: x array (server), y and z are client servers. whereas y and z can communicate more seamlessly with x not communicate with each other (x and y do not communicate).
How do I get the x and y can communicate?

yeeah39

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 2
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Configurar VPN entre 2 servidores Zentyal
« Reply #8 on: July 07, 2013, 09:33:30 am »
Aqui também tenho o cenário de servidor IP Fixo e cliente IP Dinâmico
www.vpntraffic.com