Author Topic: Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...  (Read 5505 times)

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...
« on: December 19, 2012, 07:03:25 pm »
Montei uma VPN com OpenVPN no zentyal e sinceramente? Formidável e uma verdadeira baba de configurar...


O único inconveniente é ter que ficar conectando manualmente... alguem sabe um macete pra forçar a conexão a ser automática no windows?

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...
« Reply #1 on: February 07, 2013, 07:40:11 pm »
Já quebrei a cabeça e nada! Até consegui fazer a conexão rodar automaticamente na inicialização do windows... mas não a discagem...

Outro detalhe... eu consigo acesso pela VPN de boa, porém somente pelo IP dos servidores... como faço pra acessar pelos hostnames?
« Last Edit: February 08, 2013, 12:32:09 am by wemersonrv »

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...
« Reply #2 on: February 26, 2013, 02:10:02 pm »
Olha só... esses dias eu precisei alterar um IP de um servidor na rede e quem acessava por VPN perdeu acesso porque só tinha o IP... Não existe mesmo como configurar pra ter acesso pelos nomes ?

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...
« Reply #3 on: February 26, 2013, 03:13:19 pm »
Utilize-se do Aplicativo Rasdial nativo do windows.

Basicamente vc vai criar um .bat e colocar no agendador de tarefas do windows.

Segue um tutorial:
http://www.dariancabot.com/2010/11/15/automatically-connect-to-vpn-at-windows-startup/

Sobre o Rasdial:
http://technet.microsoft.com/en-us/library/dd450369(v=ws.10).aspx

Syntax
rasdial ConnectionName [UserName [{Password | *}]] [/domain:Domain] [/phone:PhoneNumber] [/callback:CallbackNumber] [/phonebook:PhonebookPath] [/prefixsuffix]


Quanto ao acesso pelo nome, faça cadastro em um serviço de dns dinâmico:

Faça um cadastro em um servidor de nomes dinâmicos, existem vários como EasyDNS, DynDNS, etc...
Vá em Redes >> DNS Dinâmico >> Habilitar DNS Dinâmico: Escolha o serviço correspondente ao seu cadastro, ex.: DynDNS e preencha as informação que vc utilizou no cadastro do mesmo.

Sds,

Anderson Felipe
« Last Edit: February 26, 2013, 03:24:38 pm by Anderson Felipe »
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...
« Reply #4 on: February 26, 2013, 03:16:35 pm »
Anderson, beleza?

Mas no caso seria só pra discagem automática... não pra reconhecer os nomes dos computadores e servidores da rede destino... correto?

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...
« Reply #5 on: March 11, 2013, 03:53:24 am »
Utilize-se do Aplicativo Rasdial nativo do windows.

Basicamente vc vai criar um .bat e colocar no agendador de tarefas do windows.

Segue um tutorial:
http://www.dariancabot.com/2010/11/15/automatically-connect-to-vpn-at-windows-startup/

Sobre o Rasdial:
http://technet.microsoft.com/en-us/library/dd450369(v=ws.10).aspx

Syntax
rasdial ConnectionName [UserName [{Password | *}]] [/domain:Domain] [/phone:PhoneNumber] [/callback:CallbackNumber] [/phonebook:PhonebookPath] [/prefixsuffix]


Quanto ao acesso pelo nome, faça cadastro em um serviço de dns dinâmico:

Faça um cadastro em um servidor de nomes dinâmicos, existem vários como EasyDNS, DynDNS, etc...
Vá em Redes >> DNS Dinâmico >> Habilitar DNS Dinâmico: Escolha o serviço correspondente ao seu cadastro, ex.: DynDNS e preencha as informação que vc utilizou no cadastro do mesmo.

Sds,

Anderson Felipe

Anderson, boa noite parceiro...

2 detalhes... primeiro quanto aos discadores, não deu certo aqui; pois é necessário informar usuário e senha e no caso do OpenVPN não tem usuário e senha e sim os certificados públicos para a conexão ao servidor... não entendi o que fazer....

segundo, quanto aos nomes... Não tô falando do nome do dominio, e sim acessar os computadores da rede interna pelo seu nome de host... no caso eu não preciso de DNS dinâmico porque já tenho um subdominio do meu do meu servidor web associado a esse servidor, que é de IP fixo...

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...
« Reply #6 on: March 12, 2013, 04:24:41 pm »
Caro Wemersonrv,

Acho que agora entendi, imagino que vc terá que liberar o serviço de DNS no firewall >> Filtro de Pacotes ▸ Redes externas para o Zentyal
Cria um objeto chamado vpn e cadastra as maquinas que vão acessar externamente e libera somente pra elas nesta regra o acesso ao serviço de DNS.

Quanto a questão do usuário, vc já tentou apenas para fins de teste colocar algum usuário com permissão de acesso neste script?

Nos mande novidades.

Sds,
Anderson Felipe
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...
« Reply #7 on: March 25, 2013, 06:43:12 am »
Olá Wemerson,

Vc quer q uma VPN openvpn do windows conecte automaticamente? Já esperimentou chamar o services.msc e configurar o openvpn pra início automático?

Abraços,
Jorge Quintão

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Zentyal3: Openvpn e discagem automática nos clientes windows...
« Reply #8 on: March 25, 2013, 04:07:00 pm »
Olá Wemerson,

Vc quer q uma VPN openvpn do windows conecte automaticamente? Já esperimentou chamar o services.msc e configurar o openvpn pra início automático?

Abraços,
Jorge Quintão


jQuintão... deu certinho aqui... valeu!

renan

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 10
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
usando a conexão com em três servidores zentyal
« Reply #9 on: June 23, 2013, 03:56:30 am »
Olá boa tarde,
Estou com um problema, eu tenho uma rede vpn na minha empresa que funciona assim : x matriz(servidor),y e z são servidores clientes. sendo que y e z consegue se comunicar com x perfeitamente mais não se comunicam. um com outro ( z e y não se comunicam).
Como faço para que o z e y possam se comunicar?

renan

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 10
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
conexão com três servidores zentyal
« Reply #10 on: June 23, 2013, 04:09:33 am »
Boa noite, estou tendo  problemas com a minha vpn. A minha rede funciona assim: servidor Matriz ( x), 192.168.3..@, servidor filial (y) 192.168.2.@ e servidor filial (z) 192.168.1.@. Consegui conectar z e y servidores clientes ao x servidor da vpn com conexões perfeita, sendo qUE o servidor cliente z e y não estão se comunicando.
sola por favor me ajuda..
obrigado!!!