Author Topic: Problemas com IP Estático  (Read 2385 times)

DMoRiaM

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 11
  • Karma: +0/-0
  • Linux User: 457102
    • View Profile
    • DMoRiaM
Problemas com IP Estático
« on: April 19, 2013, 06:43:36 pm »
Olá,

Quando configuro servidor, que tem apenas uma NIC, como DHCP, seja configurando a interface como local ou externa, tenho acesso a internet sem problemas. Se configuro como fixa, fico sem acesso. Se, configurada com IP fixo e definida como local, posso acessar, do servidor, qualquer máquina na rede, e qualquer máquina na rede acessa o servidor. Mas nada de internet. Se configuro como DHCP funciona normalmente.

O problema é que, como não uso o servidor como DHCP nem DNS server, preciso que ele tenha um IP Fixo. Alguém já passou por algo semelhante?

No meu servidor 2.2 isso não acontece.

Amplexos,
- Marcelo
« Last Edit: April 19, 2013, 06:46:41 pm by DMoRiaM »
I apologize for my English!

Gilberto Ferreira

  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 516
  • Karma: +12/-1
    • View Profile
Re: Problemas com IP Estático
« Reply #1 on: April 19, 2013, 07:57:38 pm »
Verifique como está a parte do gateway, na seção Rede.
Também verifique nas estações qual DNS está apontando... Se for externo, como DNS GVT ou OI, ou Google, talvez tenha que adiconar uma regra no firewall pra permitir a saida da porta 53 (tcp+ucp)

DMoRiaM

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 11
  • Karma: +0/-0
  • Linux User: 457102
    • View Profile
    • DMoRiaM
Re: Problemas com IP Estático
« Reply #2 on: April 19, 2013, 09:14:59 pm »
Lendo de novo a mensagem percebo que não me expressei direto.

O Zentyal está configurado com uma única placa de rede.
Tenho um roteador que fornece o DHCP (Net Cabo - range: 192.168.0.x)

Se deixo o Zentyal para pegar IP dinamicamente ele acessa a internet normalmente. As estações acessam ele normalmente. Ele acessa as estações também. Inclusive tenho um proxy configurado nele e funciona perfeitamente. Este uso para evitar o download das atualizações de antivírus e Windows mais de uma vez. Uma máquina baixou as atualizações, pronto, já está no cache e faz uma bela diferença depois. Deixando a interface desmarcada (rede interna) tudo funciona. Se coloco como rede externa, obviamente as estações perdem acesso ao Zentyal mas continuo com internet nele.

O problema só ocorre quando configuro o Zentyal dando um IP fixo para ele. Tenho conectividade normal das estações para ele e vice-versa mas fico sem internet no Zentyal.

Conferi as regras de firewall e está tudo certo. Gateway, quando estou usando ip dinâmico é atribuído automaticamente. Usei a mesma configuração quando coloquei IP fixo e fico sem conectividade somente com a internet.

No momento deixei dinâmico e estou conseguindo usar sem problemas. Só não tenho como usar o hosts do Windows para direcionar os acessos ao servidor usando nome já que, toda vez que reinicio o Zentyal pela manhã ele muda de IP. Mas isso é culpa do roteador da Net. Nada a fazer.

Obrigado!
- Marcelo
I apologize for my English!

Gilberto Ferreira

  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 516
  • Karma: +12/-1
    • View Profile
Re: Problemas com IP Estático
« Reply #3 on: April 19, 2013, 09:22:04 pm »
Uma saida elegante, é você fixar o IP que o Zentyal está pegando no seu roteador a cabo... Assim ele não vai mudar de IP, certo?

DMoRiaM

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 11
  • Karma: +0/-0
  • Linux User: 457102
    • View Profile
    • DMoRiaM
Re: Problemas com IP Estático
« Reply #4 on: April 19, 2013, 09:42:32 pm »
Concordo. Mas quem disse que o equipamento de ótima qualidade que a net fornece faz isso?
Inclusive o comportamento dele em relação ao lease é meio anormal. Qualquer roteador vagabundo permite escolher tempo de lease, esse não.

Enfim, ainda quero entender o motivo de perder conexão com a internet no Zentyal quando usando IP fixo.

Amplexos,
- Marcelo
I apologize for my English!

Gilberto Ferreira

  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 516
  • Karma: +12/-1
    • View Profile
Re: Problemas com IP Estático
« Reply #5 on: April 19, 2013, 09:50:00 pm »
Quem é o DHCP da sua rede? O Roteador ou o Zentyal??

Hipotese 1 - Se for o roteador o DHCP da sua rede, vc deve informar no DHCP qual GW e DNS deve distribuir pras suas maquinas

Hipoteste 2 - Caso seja o Zentyal, informe também o GW e DNS a ser distribuido..


DMoRiaM

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 11
  • Karma: +0/-0
  • Linux User: 457102
    • View Profile
    • DMoRiaM
Re: Problemas com IP Estático
« Reply #6 on: April 19, 2013, 09:58:35 pm »
É eu sei, como disse antes o DHCP é o roteador. Ele é extremamente limitado em suas opções. Pior que não posso trocar e colocar outro.

Vou me concentrar em olhar logs e arquivos de configuração do Zentyal e descobrir porque ele perde conexão quando com ip fixo. Eu aviso se descobrir algo.

Amplexos,
- Marcelo

(ps - descobri um pequeno bug: quando configura um bridge e depois o remove ele fica aparecendo sem existir na aba do Zentyal)
I apologize for my English!

Gilberto Ferreira

  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 516
  • Karma: +12/-1
    • View Profile
Re: Problemas com IP Estático
« Reply #7 on: April 19, 2013, 10:03:24 pm »
Pra apagar a bridge use o comando brctl no prompt de comando do Linux...

DMoRiaM

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 11
  • Karma: +0/-0
  • Linux User: 457102
    • View Profile
    • DMoRiaM
Re: Problemas com IP Estático
« Reply #8 on: April 19, 2013, 11:49:24 pm »
Sim, sim, eu sei. Mas quando dou um brctl show não mostra nada. O comando de deleção dá erro de inexistência.

Por isso que falei que era um bug. =)

Amplexos,
- Marcelo.

Edit: Acabei de verificar e o problema não acontece com a versão 2.x do Zentyal.
« Last Edit: April 20, 2013, 08:40:19 pm by DMoRiaM »
I apologize for my English!