Author Topic: FTP sem acesso com LDAP via FileZilla para alguns usuários  (Read 3305 times)

Fandroid

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
FTP sem acesso com LDAP via FileZilla para alguns usuários
« on: March 23, 2013, 05:14:17 pm »
E aí, galera, td bem?

Estou tentando criar um server ftp para subir para um vps, mas estou fazendo testes primeiro, ou seja, está em homologação. Meu cenário é o seguinte:

Máquina virtual no VirtualBox com 512MB de RAM e 10GB de HD. Possui apenas uma placa de rede (eth0) na qual está em modo bridge com minha placa física.

Instalei o Zentyal 3.0 em cima do Ubuntu Server 12.04.2 LTS, atualizei e instalei os seguintes módulos:

- Rede
- Firewall
- Monitoramento de largura de banda
- DNS
- Eventos
- FTP
- Logs
- Monitoração
- NTP
- Controle de banda
- Usuários e Grupos.

Nas configurações FTP, tenho:

- Acesso anônimo desabilitado
- Diretórios pessoais habilitado
- Suporte a SSL desabilitado

Nas configurações LDAP, tenho:

- PAM habilitado
- Shell padrão bash

Nas configurações do Firewall, tenho algumas regras de filtros de redes externas para o Zentyal:

- LDAP Qualquer
- FTP Qualquer
- SSH Qualquer
- Administração Zentyal Qualquer

Nas configurações de rede, tenho:

- eth0 como WAN

Meu problema:

Tenho dois usuários, Fandroid, que foi criado assim que instalei o Ubuntu na VM (que se tornou o administrador Zentyal posteriormente) e Alien, que criei como teste pelo módulo Usuários e Grupos/Usuários. Quando acesso o servidor com o FileZilla, colocando nos campos Host: 192.168.1.11, Nome de usuário: Fandroid, Senha: ***, Porta: em branco, acesso normalmente minha pasta que teoricamente está em /home/Fandroid. Porém, quando acesso com o 2º usuário, o Alien, o FileZilla retorna a seguinte mensagem:

Estado:   Conectando 192.168.1.11:21...
Estado:   Conexão estabelecida, esperando mensagem de boas-vindas...
Estado:   Recebida uma sequência de caracteres inválida, desabilitando UTF-8. Selecione a opção UTF-8 no Gerenciador de Sites para forçar ao UTF-8.
Resposta:   220 Bemvindo ao serviço de FTP Zentyal.
Comando:   USER alien
Resposta:   331 Please specify the password.
Comando:   PASS *******
Resposta:   530 Login incorrect.
Erro:   Erro crítico
Erro:   Não foi possível conectar ao servidor


Já pesquisei em diversos sites, fóruns, tutoriais e na documentação Zentyal e até agora nada. Seguem observações que notei durante algumas pesquisas:

- Quando instalei o Ubuntu Server, não criei senha para o root, instalei td com o comando sudo e minha senha. Não sei se isto interfere em algo, pois quando o Zentyal é instalado, ele pede senha para usuário root SQL, agora não sei se ele cria uma senha para o SQL ou se ele requer a senha do root do sistema.

- Outra coisa: pesquisando na documentação Zentyal, encontrei um trecho que diz que novos usuários criados são atribuídos como nologin. Não sei se isso vale para a versão 3.0 do Zentyal. Se valer, provavelmente meu problema está em habilitar o login deles, coisa que não é explicada. Segue url: http://doc.zentyal.org/en/directory.html

Texto:

In this section you also specify the default command interpreter for your users. This option is initially configured as nologin, blocking the users from starting sessions. Changing this options will not modify the existing users in the system, and will only be applied to the users created after the change.

Percebi que, se eu criar um user diretamente pelo terminal, consigo acesso normalmente, mas não quero criar tantos usuários pelo terminal, entendem? Quero gerenciar tudo pelo navegador, que é o objetivo do Zentyal.

Se alguém já passou pelo mesmo problema e puder dar uma força, ficarei agradecido.

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: FTP sem acesso com LDAP via FileZilla para alguns usuários
« Reply #1 on: March 25, 2013, 06:09:45 am »
Olá,

Vc criou o usuário pela interface do zentyal? Ou pela linha de comando?

PS: talvez 512kb de memória seja pouco...

Abraços,
Jorge Quintão

Fandroid

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: FTP sem acesso com LDAP via FileZilla para alguns usuários
« Reply #2 on: March 25, 2013, 09:24:04 pm »
Jorge Quintão, beleza?

A máquina virtual possui 512MB de RAM e não 512KB;)

O usuário Fandroid foi criado na instalação do Ubuntu Server e possui acesso normalmente ao ftp, mas o usuário Alien foi criado pela interface Zentyal e não possui qualquer acesso, resultando no erro que já citei.  :-\

jbahillo

  • Zentyal Staff
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 1444
  • Karma: +77/-2
    • View Profile
Re: FTP sem acesso com LDAP via FileZilla para alguns usuários
« Reply #3 on: March 25, 2013, 09:43:16 pm »
Voce tera que habilitar o modulo PAM para os usuarios do LDAP para que eles possam autenticar com o FTP

Fandroid

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 3
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: FTP sem acesso com LDAP via FileZilla para alguns usuários
« Reply #4 on: March 26, 2013, 08:09:20 pm »
jbahillo

PAM habilitado, cara! Está na descrição.  ;)

Pesquisando na documentação do Proftpd, acabei encontrando algo que talvez me ajude, embora não seja o mesmo usado no Zentyal. Acho que meu problema é mais simples do que parece. Penso que esteja relacionado com permissões de pastas, ainda não testei, mas assim que tiver tempo farei algumas mudanças nas configurações e atribuirei algumas permissões aos usuários criados. Sem o LDAP e sem o Zentyal, consegui rodar o Proftpd numa boa em cima do Ubuntu Server  ???, mas quero usar o Zentyal.  ;D

Gilberto Ferreira

  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 516
  • Karma: +12/-1
    • View Profile
Re: FTP sem acesso com LDAP via FileZilla para alguns usuários
« Reply #5 on: March 26, 2013, 08:40:13 pm »
Olá

Pra fazer funcionar o ProFTPd com usuários LDAP, você deve configurar o mod_ldap.c, que é o modulo do ProFTPd que vai interfacear com o OpenLDAP do Zentyal e fornecer os atributos de usuários/grupos.

Instruções aqui: http://www.proftpd.org/docs/contrib/mod_ldap.html

Já fiz isso em outras ocasiões e sei que com esse módulo funciona.

Acontece que o ProFTPd não traz o mod_ldap compilado por padrão...

Espero que ajude...

Att