Author Topic: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação - RESOLVIDO  (Read 8616 times)

Mariana

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Bom dia, estou com um problema no samba, na verdade na parte de autenticação...
Configurei o servidor para que ele seja um controlador de dominio, e quando eu adiciono o grupo no windows ele dá a mensagem de bem vindo, porém não pede autenticação alguma.
Bem até ai, não encontrei problema, mais mesmo assim gostaria de saber como fazer para que ele me peça autenticação.

2° problema e nos compartilhamentos, eu adiciono um usuario no sistema, e compartilho o /home/nome_do_usuario e se eu desmarco a opção acesso a convidados, e defino as regras de acesso, ele não me deixa acessar, alias ele nem pede senha nada, só diz que eu não tenho permissão para acessar a pasta.

Como resolver esses 2 problemas?
Se alguem puder me ajudar por favor....

« Last Edit: March 18, 2013, 08:22:57 pm by Mariana »

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #1 on: March 13, 2013, 02:43:51 pm »
Olá Mariana!

Bem pelo que vc escreveu percebo que vc configurou no zentyal para que ele trabalhe como controlador de domínio porém, não me parece que vc tenha colocado a máquina cliente no domínio.

Pelo que percebi vc apenas configurou um grupo de trabalho (o que não é a mesma coisa que um domínio).

Então ingresse sua máquina no domínio.

No Windows 7
1º Clique com botão direito em cima de meu computador.
2º Propriedades
3º Configurações avançadas do sistema
4º Vá para aba Nome do Computador
5º Clique em Alterar
6º Digite o nome do Computador e logo abaixo digite o nome do domínio que vc criou no Zentyal
7º Insira as credencias de acesso de um usuário com autorização para realizar o procedimento de ingresso ao domínio
8º Coloque a senha
9º Aguarde o processo de ingresso, ao término aceite todas as informações e reinicie seu computador
10º Na tela de login clique em OUTRO USUÁRIO, observe se aparece o nome do domínio que vc criou na parte inferior da caixa de login.
11º Entre com usuário e senha que vc criou no Zentyal
12º Agora tente acessar os compartilhamentos


No Windows XP
http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/networking/learnmore/joindomain.mspx

Vídeo Aula
http://www.youtube.com/watch?v=OHyfdtdKtpQ


Obs.: Para que um usuário zentyal tenha permissão para ingressar um máquina no domínio vc precisa dar permissão de administrador ao mesmo na versão 2.2.7 já na versão 3.0 do zentyal vc precisa coloca-lo no grupo de Domain Admins.

Pronto assim vc terá resolvido os dois problemas que vc relacionou.

Sds,

Anderson Felipe

Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

Mariana

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #2 on: March 13, 2013, 03:20:33 pm »
Então Anderson, primeiramente obrigada pela resposta, mais é o seguinte...já fiz esse teste ele me da um erro dizendo que não foi possivel contatar um controlador de dominio no active directory(AD DC) para o dominio.Com isso eu só consigo ingressar no grupo no caso a opção debaixo.

Segue minha configurações no servidor para ver se pode me ajuda.

server role = domain controller
realm = 1CARTORIOSAOCARLOS.NET
NetBIOS name = 1CARTORIOSAOCAR
Nome NetBIOS do computador = zentyal
habilitar perfis moveis = desabilitado

Sendo assim, eu criei um compartilhamento /home/publico e quando eu acesso via \\zentyal\publico eu consigo acessar normalmente conseguindo modificar, ler e apagar qualquer arquivo dentro da pasta.
Porém quando eu crio um compartilhamento de um usuario e tenho que definir controle de acesso, ele não me deixar acessar, diz que eu preciso contatar o administrador.

Help me, please...rs....


Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #3 on: March 13, 2013, 04:03:15 pm »
Então Mariana vamos trabalhar nisso.

Execute o arquivo que estou enviando em anexo, logo após reinicie seu computador para que as alterações entre em vigor (este arquivo vai preparar o Windows 7 para poder ingressar em um domínio SAMBA.

Verifique se o seu DNS está configurado de forma que vc consiga ter acesso a máquina pelo seu hostname.

Faça isso de forma simples, Executar >> cmd >> ping nome_servidor_zentyal

Veja se obtém resposta.


No caso positivo vamos prosseguir, tente entrar no domínio novamente seguindo aqueles passos que lhe informei anteriormente.

Volte a nos passar mais informações.

Sds,

Anderson Felipe

Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

Mariana

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #4 on: March 13, 2013, 07:00:27 pm »
Sim, executei o .reg e ele mudou a mensagem de erro..rs...dizendo que "A operação de junção não foi bem sucedida, talvez porque uma conta de computador existente de nome bla bla...foi criada anteriormente usando um conjunto diferente de credenciais .Use outro nome de computador ou contate o adminstrador para remover qualquer conta conflitante obsoleta.Erro:Acesso Negado...

Já verifiquei em tudo, e não tem nada de errado, porém testei de outro computador e eu digito meu nome de usuario no zentyal e minha senha(ao qual eu sou administrador TOTAL) e ele não me deixa ingressar no dominio, diz acesso negado.

Já testei o dns, esta resolvendo os nomes perfeitamente, tanto via CMD, como na propria ferramenta do zentyal de resolução de nomes...


Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #5 on: March 14, 2013, 02:13:08 pm »
Mariana estamos progredindo rs...

Olha parece ineficaz mas não é: O RuinWindows tem um bug relacionado com ingresso no domínio, onde facilmente se resolve apenas alterando o nome do seu pc reiniciando o computador... alterando o grupo de trabalho tb reiniciando o computador... depois desses passos feitos altere o nome de computador para o nome que vc quer realmente e tente por no domínio de novo.

Se der erro tenta por o Realm do domínio 1CARTORIOSAOCARLOS.NET

Poste novamente os resultados.

Acredite essa chatice de mudar o nome da maquina e do grupo reiniciar o computador e depois tentar entrar novamente, geralmente da certo.


Não esqueça de verificar se seu usuário lá no Zentyal está no grupo Domain Admins pois é com esse usuário lá do Zentyal que vc vai tentar ingressar no domínio (Não confunda com o administrador da sua maquina local Windows).


Sds,

Anderson Felipe
« Last Edit: March 14, 2013, 02:16:26 pm by Anderson Felipe »
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

Mariana

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #6 on: March 14, 2013, 06:03:49 pm »
Entendi, sim realmente estou com um problema de resolução de nomes nessa minha maquina com o 7...porém acredito que seja porque quando configurei o servidor ela estava com 1 nome, depois mudei e dai quando peço para o zentyal resolver o nome dela ele não resolve, só se eu voltar para o nome da configuração inicial...porém ainda assim continuo com o mesmo erro, fiz o teste que você me disse e nada,acredito que vou ter que formatar.

Bem, agora eu testei em um server 2003 e numa outra maquina windows xp, e me da a mensagem "Erro ao tentar se conectar ao dominio ........." Acesso negado, já verifiquei o usuario e ele está no Domain admins, já tentei com outro usuario e nada mesmo erro, realmente ta complicado...rs


Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #7 on: March 14, 2013, 09:14:55 pm »
Oi Mariana não desista!

Olha, como estão as configurações de ip? dhcp? seu zentyal é quem ta distribuindo?

Caso vc esteja usando o serviço DHCP do zentyal digite na sua maquina do windows.

ipconfig /release
ipconfig /flushdns
ipconfig /renew

E tente entrar no domínio

No caso de não conseguir>:

Tenta por na mão o ip, a mascara e o dns.

De um ping pro servidor zentyal veja se tudo correu bem.

No teu windows 7 abre o cmd e posta aqui a saída do comando nslookup

Vá em executar digite services.msc e reinicie o serviço NETLOGON


Depois tenta entrar de novo no domínio.


Volte a nos informar.

Sds,

Anderson Felipe
« Last Edit: March 14, 2013, 09:26:28 pm by Anderson Felipe »
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

Mariana

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #8 on: March 15, 2013, 03:08:44 pm »
Olá Anderson, primeiramente obrigada pela paciencia e por toda ajuda, bem é o seguinte
Sim, estou usando o serviço DHCP do zentyal sim, ele esta fazendo a distribuição dos ips dos meus clientes.

Bem, todas essas tentativas sem sucesso, ele dá o mesmo erro de junção descrito anteriormente, e quando eu dou o nslookup o meu retorno é o seguinte:

Servidor padrao:zentyal.1cartoriosaocarlos.net
Address:192.168.0.2

Quando pingo o servidor pelo nome ele responder, responde também todos os apelidos que eu dei para utilizar outros serviços como jabber, então realmente o que está me faltando para desativar meu servidor antigo é trazer as pastas do samba, só que estou com esse erro, não posso desistir...rs..só não sei o que fazer...

Inclusive como eu lhe relatei anteriomente outras maquinas também, não estão dando erro de junção, somente de acesso negado, já verifiquei meu usuario e senha no servidor zentyal, e esta no Domains admins, tudo certinho como deve ser, porém, não funciona...rs...

Anderson você tem outra forma de contato?podemos continuar o post para que outras pessoa que tem esse problema consigam resolver quando conseguirmos, mais gostaria de ter um contato direto seu se possivel, para trocarmos experiencias...
Mais uma vez muito obrigada,conto com sua ajuda!

Mariana M.

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #9 on: March 15, 2013, 03:47:41 pm »
Tem sim Mariana adiciona ai,

Meu skype é:
skype.andersonfelipe


Sds,

Anderson Felipe
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

Mariana

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação
« Reply #10 on: March 18, 2013, 03:30:45 pm »
Uhulll....consegui colocar no dominio....

Basicamente, li essa documentação....
http://trac.zentyal.org/wiki/Documentation/Community/Document/SingleZentyal

E ai, atualizei meus pacotes, incluindo o SAMBA.(File Sharing...)

Com a ajuda do Anderson, fiz o seguinte:

criei um novo usuario no ZENTYAL, e o coloquei no grupo Domains Admins...
E funcionou, simplesmesmente rs....

Porém agora meu problema é a segunda parte do primeiro post...


Coloquei no meu dominio certo, porém quando crio uma pasta PARTICULAR, e dou controle de acesso, ele não me deixa acesar, nem pede senha nem nada...Simplesmente diz que eu não tenho permissão e pronto, não me deixa acessar, o que fazer?

Att.
Mariana M.


Mariana

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 8
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação - RESOLVIDO
« Reply #11 on: March 18, 2013, 08:25:56 pm »
Bom a segunda parte também facilmente consegui resolver depois de muito tentar, o que eu fiz foi o seguinte:

1°Criei um compartilhamento no zentyal com o nome /home/pastas/teste
2°Desmarquei a opção acesso para convidados
3°Criei a pasta no ubunbu, atraves do comando mkdir /home;pastas/teste (lembrando que quando vc cria o usuario ele ja cria o diretorio, então na verdade esse compartilhamento foi só para teste mesmo)
4°Logei com o nome do usuario que eu tinha dado a permissão, no caso DOMINIO\Nome_de usuario
5°Entrou...rsrs!

Obrigada pela ajuda!

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: COMO CONFIGURAR O SAMBA NO ZENTYAL - autenticação - RESOLVIDO
« Reply #12 on: March 18, 2013, 09:05:40 pm »
Quote
Criei a pasta no ubunbu, atraves do comando mkdir /home;pastas/teste (lembrando que quando vc cria o usuario ele ja cria o diretorio, então na verdade esse compartilhamento foi só para teste mesmo)

Opa Mariana uma pequena correção, neste caso criamos uma pasta na mão porque escolhemos a forma (Caminho do sistema de Arquivos) na hora de criar o compartilhamento, caso estivéssemos escolhido a opção (Diretório no Zentyal) ai sim não haveria necessidade de criação manual certo?


Sds,

Anderson Felipe
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)