Author Topic: Estatísticas, Detetcção de navegação improdutiva e justificativas de controle.  (Read 1742 times)

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Alguém tem alguma estatística pra compartilhar sobre perfis de uso da internet antes e depois de passar a ter controle de navegação?

Procuro levantar mais informações pertinentes, tais como media de horas que um funcionário leva em navegação improdutiva e os custos que isso acarreta pro empregador.

---

Apesar de ser um OFFTOPIC acho o assunto importante pois me ajudou a convencer meu chefe a controlar o tráfego web aqui da empresa e com certeza pode auxiliar inclusive para quem atua no mercado com proxy/firewalls...

Aqui mesmo na empresa apesar de ser pequena (11 funcionários), eu peguei os 4 mais "problemáticos" e os usei de cobaia por um tempo, deixando a navegação 100% liberada e analisando o que eles fizeram por um tempo. Pra supresa geral, das 8 horas de trabalho diário, mais de 2 horas eram gastas com navegação improdutiva; ficando o facebook em primeiro lugar... hehehe. Ou seja, com a navegação sem controle tinha 4 caras fazendo o trabalho de 3 por conta da improdutividade e falta de controle.

Após o controle, inicialmente não houve nem a necessidade de demissão; visto que houve um novo direcionamento para as horas que antes eram improdutivas e até mesmo coisas que estavam em atraso foram concluídas repidinho... agora já há um dos pontos que simplesmente deverá ser extinto porque somente 3 realmente dão conta do recado e um desses vai ser realocado.

Isso representou 25% dos gastos(salário, energia, etc)  num único setor com apenas 4 funcionários, agora imagina uma empresa de porte médio ou até uma grande empresa ou repartição pública?

Outro lado interessante foi no bolso visto que com o aumento da produtividade, surgiu a chance de aumento salarial e premiações que antes era impraticável pra uma pequena empresa como a nossa sequer pensar!


----

Ponto pro zentyal que foi muito mais tranquilo do que montar um servidor "na unha" pra fazer isso!
« Last Edit: February 25, 2013, 05:05:40 pm by wemersonrv »

jogenio

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 4
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
olá,
Como faço para configurar esses relatórios de acesso? tem como especificar por maquina?

grato

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
olá,
Como faço para configurar esses relatórios de acesso? tem como especificar por maquina?

grato

jogenio, para ter os relatórios de acesso você precisa instalar o Proxy HTTP e acessar os Logs em Manutenção-->Logs... aqui terá acesso a todos os Logs, não só do proxy!

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Realmente é interessante mesmo ter isso em mãos, principalmente caso você queira mostrar para um futuro cliente, pena que nunca achei um material deste tipo pronto e fazer um deste é realmente complexo, além de eles acharem que foi "montado" para mostrar algo que não condiz com a realidade.

Caso alguem tenha um destes me informa ai. XD

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
É isso mesmo que tô procurando tacio... informações relevantes e cases que comprovem a eficácia e que não pareçam montagem...

E mesmo não tento cases "prontinhos", quanto mais discutirmos o assunto e trocarmos experiências, vamos conseguir encontrar pontos de argumento para nos auxiliar com nossos clientes...

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Posso não saber fazer mas creio que a ferramenta que possa estar fornecendo esses tipos de relatórios seja um software BI (Business Intelligence)

Ai vai um dos OpenSource mais conheçidos do mercado:


Pentaho
http://www.pentaho.com/

Um pouco sobre Pentaho
http://imasters.com.br/artigo/16080/gerencia-de-ti/bi-open-source-conhecendo-o-pentaho/
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)