Author Topic: [RESOLVIDO] Partição SWAP, Quando usar? (ou quando não usar) ?  (Read 3035 times)

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Tem muita discussão na net sobre questão de usar swap ou não e vejo muita gente falando que pra micros com mais de 2GB de RAM não é necessário SWAP...  E sinceramente nunca sei o ponto se deve ou não ser utilizado... Sabem se existe alguma posição oficial do team zentyal sobre esse ponto?

Estou instalando o zentyal pra proxy/gateway onde terei em média 10 usuários (20 em poucos dias do ano quando ocorrem alguns eventos)... pra tanto estou usando um Dual Core E5700 com 4 GB de RAM DDR3 (2 pentes de 2 GB em dual channel)... verificando o sistema estou sempre com mais de 2GB de ram sempre livres, e acho dificil chegar a lotar... Preciso configurar SWAP nesse caso ou é perda de tempo?

Estou inclinado a não utilizar porque estou achando que realmente é perda de tempo, mas preciso da opnião da galera pra me ajudar a formar a minha...


Grande abraço!
« Last Edit: February 15, 2013, 03:05:11 pm by wemersonrv »

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Re: Partição SWAP, Quando usar? (ou quando não usar) ?
« Reply #1 on: February 08, 2013, 03:32:32 am »
Cara em servidor é estritamente necessário se colocar a swap sim. Imagine o seguinte, você em 99% do tempo só usa 50% da memória do seu servidor, porem um determinado dia ocorre algo no servidor e ele chega aos 100% de uso de memória. Caso você tenha a swap ele vai deixar apenas o servidor lento, porem funcional. Com a lentidão você verá que algo está errado e resolverá o problema. Caso você não tenha swap quando chegar a 100% do uso de memória o servidor travará ou reinicializará e você ficará sem acesso ao seu serviço até que resolva o problema.

Ou seja coloque sempre a swap, pois pelo sim ou pelo não ela uma hora poderá lhe salvar de não ter um problema maior (no caso eu coloco ela no início do disco para maximizar a velocidade de leitura e escrita. =)

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Partição SWAP, Quando usar? (ou quando não usar) ?
« Reply #2 on: February 08, 2013, 11:53:10 am »
Entendo...

Mas o que eu estou em dúvida é exatamente isso... Se eu tenho sempre memória sobrando, caso acontecer alguma coisa que "lote" a memória sem sentido, não iria "lotar" o SWAP também e me daria o mesmo efeito? Não seria o mesmo que em vez de 4 GB de memória, eu ter só 2GB e coloca um SWAP de 2 GB ?

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Re: Partição SWAP, Quando usar? (ou quando não usar) ?
« Reply #3 on: February 10, 2013, 12:07:31 am »
Cara a Swap é só uma segurança a mais, porem se algo fora do comum começar a usar memória demais ocorrerá sim o que você falou.

Pelo sim ou pelo não sempre coloco a Swap pois HD hoje em dia são grandes e melhor prevenir que remedira.

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Partição SWAP, Quando usar? (ou quando não usar) ?
« Reply #4 on: February 10, 2013, 01:45:58 pm »
Ok, valeu!!! Eu entendi.

Porém vai ter que ficar sem mesmo. O instalador do Zentyal não permite criar mais de uma partição quando se faz raid por software. Tenho 3 HDs de 1TB e ao criar um RAID5 é criada uma única partição únicade 2 TB... já tentei excluí-la para fazer o particionamento da forma que preciso mas não exclui... fica numa tela dizendo o progresso da exclusão mas não sai do lugar.

Ou então terei que adicionar um quarto disco somente para fazer swap

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Partição SWAP, Quando usar? (ou quando não usar) ?
« Reply #5 on: February 15, 2013, 03:04:54 pm »
Consegui resolver a questão das partições.. eu não tava entendendo bem o funcionamento do RAID por software. Eu achava que eram feitos raids de HDs e na verdade é feito nas partições... Então criei 3 Raids.. Boot (sda1, sdb1 e sdc1) raiz(/) (sda2, sdb2 e sdc2) e SWAP (sda3, sdb3 e sdc3). Agora deu!

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Re: [RESOLVIDO] Partição SWAP, Quando usar? (ou quando não usar) ?
« Reply #6 on: February 17, 2013, 05:31:40 am »
Cara uma dica não instala o Zentyal direto, recomendo sempre instalar o Ubuntu Server e instalar o Zentyal por fora, não que o Zentyal (iso) seja ruim, porem acho melhor instalar o sistema sem uma interface gráfica (você pode instalar depois o lxde ou openbox), porem não precisa deixar sempre ela ativa e consumindo recursos do servidor sendo que 99,9% do tempo ela ficará sem utilidade e usando recursos que poderiam ser usados para melhorar o desempenho.  ;D

Fico feliz que tenha dado certo seu Raid por software (mais tome cuidado com isso, não recomendo tanto, dependendo do seu uso de discos, o processador irá as alturas para calcular o hash do Raid). E segue uma dica para você, um tutorial (que eu testei) para caso algum dos HDs dê problema e você consiga "remontar" o Raid (e refazer a paridade com um novo HD limpo). http://www.devin.com.br/raid1-em-um-sistema-sem-perder-dados/

No caso o artigo está para Raid 1, porem no caso é só na hora de "montar o Raid" dizer que é Raid 5 e ser feliz.  ;)

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: [RESOLVIDO] Partição SWAP, Quando usar? (ou quando não usar) ?
« Reply #7 on: February 17, 2013, 12:41:00 pm »
Maravilha cara... valeu!

Eu sempre instalo sempre sobre o Ubuntu... só nesse caso específico que eu precisei instalar direto por conta de usar virtualização sem ser a virtualização do zentyal e precisava do VirtManager local e ele é em modo gráfico, então pra não perder tempo fui nele direto.

Valeu pela dica do RAID também!