Author Topic: [RESOLVIDO] Zentyal 3: Como rodar ambiente gráfico remotamente!  (Read 2620 times)

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
[RESOLVIDO] Zentyal 3: Como rodar ambiente gráfico remotamente!
« on: February 13, 2013, 09:52:05 pm »
Existe alguma forma de rodar o ambiente gráfico do zentyal remotamente ? Tunel SSH? algo assim?

O que acontece é que só consigo rodar o virt-manager com o zentyal se instalar direto nele... não consigo rodar remotamente.... daí o problema é que não dá pra ficar plugando teclado/mouse/monitor toda vez que precisar fazer alguma coisa nas vms.
« Last Edit: February 17, 2013, 12:15:55 am by wemersonrv »

llf3636

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 20
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 3: Como rodar ambiente gráfico remotamente!
« Reply #1 on: February 16, 2013, 08:29:29 pm »
oi, até onde eu sei vc não consegue porem se vc estiver em uma estação e digitar na web https://ipdoservidorzentyal
vc vai acessar igual o servidor...

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 3: Como rodar ambiente gráfico remotamente!
« Reply #2 on: February 17, 2013, 12:15:46 am »
Não... pelas estações eu acesso a interface admim numa boa... eu preciso acessar é o ambiente gráfico mesmo remotamente, pra poder rodar uma app que instalei nele pra virtualização...

Hoje eu consegui instalar o Virt-manager corretamente, juntamente com o KVM... foi só seguir a documentação oficial do Ubuntu: https://help.ubuntu.com/community/KVM/Installation

Muitos irão me questionar porque instalar manualmente o KVM em vez de instalar os pacotes de virtualização do próprio Zentyal... a resposta é Simples: O Suporte pra Virtualização do Zentyal ainda é um bebê que pode evoluir muito e preciso de um serviço mais estável... Pra vocês terem uma idéia, não permite acesso de uma ferramenta de gestão externa como o virt-manager... então preferi não usar os pacotes do zentyal e usar externo.

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Re: [RESOLVIDO] Zentyal 3: Como rodar ambiente gráfico remotamente!
« Reply #3 on: February 17, 2013, 05:19:44 am »
Cara quer minha opinião? VNC ou TeamViewer são as melhores opções para isso. Sei que não são perfeitas, mais são as que chegam mais perto do que você desejava, porem instalar manualmente realmente parece ter sido a melhor opção.

Sobre o bloqueio do virt-manager externo, acho que é bloqueio da porta usada para gerenciamento dele pelo Zentyal e não do próprio servidor, então lendo vi que poderia tentar fazer desta forma:

# virt-manager -c qemu+ssh://username some_machine:22/system

Não sei se funciona mais não custa nada tentar. =)
« Last Edit: February 17, 2013, 05:23:23 am by tacioandrade »

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: [RESOLVIDO] Zentyal 3: Como rodar ambiente gráfico remotamente!
« Reply #4 on: February 17, 2013, 12:43:19 pm »
Por incrivel que pareça, fiz uma outra instalação seguindo o tutorial do ubuntu que citei anteriormente e deu certinho... inclusive usando o Virt-manager pra acessar remotamente... Foi alguma burrada minha mesmo!

pipous

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 13
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: [RESOLVIDO] Zentyal 3: Como rodar ambiente gráfico remotamente!
« Reply #5 on: March 18, 2013, 02:43:33 am »
Existe alguma forma de rodar o ambiente gráfico do zentyal remotamente ? Tunel SSH? algo assim?

O que acontece é que só consigo rodar o virt-manager com o zentyal se instalar direto nele... não consigo rodar remotamente.... daí o problema é que não dá pra ficar plugando teclado/mouse/monitor toda vez que precisar fazer alguma coisa nas vms.

Vc pode acessar via XRDP !

Como root instala o xrdp "apt-get install xrdp"
Depois edita o arquivo /etc/xrdp/xrdp.conf edita a porta de entrada eu coloquei a 3000 para deichar a 3389 para outras vms
Depois cria um serviço com a porta de entrada 3000 com qualquer nome
Depois libera este serviço para acesso externo no zentyal

Pronto acessa o ambiente grafico do zentyal remotamente

Obs: coloca um papel de parede com fundo preto e se possivel desabilite a proteção de tela !

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Re: [RESOLVIDO] Zentyal 3: Como rodar ambiente gráfico remotamente!
« Reply #6 on: March 18, 2013, 03:52:42 am »
Cara e qual programa você usa para acessar essa interface? Qual o protocolo que ele usa?

pipous

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 13
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: [RESOLVIDO] Zentyal 3: Como rodar ambiente gráfico remotamente!
« Reply #7 on: March 18, 2013, 03:51:46 pm »
Uso o terminal do windows mstsc> ip do servidor, lembrando que vc deverar criar as regras para acesso externo e ou interno sempre com base no serviço que vc criou anteriormente !