Author Topic: Problema com roteamento  (Read 1575 times)

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Problema com roteamento
« on: February 08, 2013, 12:27:42 am »
Pessoal boa tarde, estou com um problema aqui que está me deixando com muita dor de cabeça. Eu trabalho em uma faculdade de ensino a distância e todas as aulas são liberadas via stream de video em tempo real com pacotes UDP.

Antigamente ambas as redes estavam juntas e sem causar instabilidades na rede, porem agora com 17 salas os pacotes UDPs estão poluindo a rede, para resolver este problema criei um segundo firewall com o Zentyal com eth0 192.168.0.254 (local) e eth1 192.168.2.250 (wan), onde eth0 é a rede das salas de aula e eth1 está ligado no switch do colégio pegando um IP do firewall principal.

No firewall principal fiz a politica de roteamento para que todo o trafego da rede 0 fosse redirecionado para o Zentyal e no Zentyal liberei todo o acesso de entrada na rede interna pela wan, de forma que consigo encontrar o ip 192.168.0.254, porem não estou conseguindo encontrar nenhum dos outros IPs da rede 0, sendo que preciso fazer o roteamento dos pacotes para o 192.168.0.1 para receber a aula. Alguem sabe como posso fazer isso?

Att. Tácio Andrade.

llf3636

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 20
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: Problema com roteamento
« Reply #1 on: February 16, 2013, 08:31:54 pm »
cara tive um problema meio parecido o que eu fiz foi entrar em roteamento e criar em todas as opções uma opção de roteamento aceitando qualquer e direcionando para qualquer... ai funcionou

tacioandrade

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 143
  • Karma: +6/-0
    • View Profile
    • Twitter
Re: Problema com roteamento
« Reply #2 on: February 17, 2013, 05:11:55 am »
Pois é cara, pensei em fazer isso, porem ao invés de resolver meu problema, ganharia outro. No caso eu só quero que passe para a rede 192.168.2.0/24 caso a conexão de pedido tenha sido aberta por ele, pois antigamente os 2 switchs eram interligados, mais o trafego de dados era tão alto que travava a aula, então queria uma solução que ao invés de virem como broadcast, ele fosse direcionado como um pacote udp normal para a maquina requerente.

Como isso está sendo muito complexo, estou estudando a possibilidade de colocar 2 placas de rede neste computador e passar um cabo de cada switch para ele (o problema será chegar na maquina, mais acho que será menos complicado).