Author Topic: Zentyal 3: Proxy reverso para vários sites em vários servidores internos  (Read 1822 times)

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Tenho um cliente com uma rede onde possui 3 servidores web distintos e alguns sites/domínios e preciso achar um meio de configurar o zentyal para ser proxy pra eles... tem como acessar todos os servidores fazendo o zentyal funcionar como um proxy reverso?

  • Servidor 1: Windows 2003 + IIS + ASP.NET
  • Servidor 2: Ubuntu + Apache + PHP para testes
  • Servidor 3: Ubuntu + Apache + PHP para alguns serviços internos

No caso do servidor windows/iis é sómente um subdomínio que estará hospedado nele.

Temos link dedicado com 1 IP válido.

jbahillo

  • Zentyal Staff
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 1444
  • Karma: +77/-2
    • View Profile
Re: Zentyal 3: Proxy reverso para vários sites em vários servidores internos
« Reply #1 on: February 06, 2013, 11:22:14 am »
Olá wemersonrv:
A zentyal nao inclui a funcionalidade de accelerator na GUI, mas o squid (o software que a Zentyal emprega para as funcionalidades de proxy) sim o faz, pelo que acho que deberias buscar informaçao sobre como configurar isto no squid, e depois nao te deveria ser muito complicado aplicar essa configuraçao a travês duma stub na Zentyal.

Um posivel recurso poderia ser este: http://www.visolve.com/squid/whitepapers/reverseproxy.php

Saudos

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 3: Proxy reverso para vários sites em vários servidores internos
« Reply #2 on: February 06, 2013, 12:05:11 pm »
Obrigado pela dica jbahillo.

Esse zentyal específico está com bastante carga livre, estou pensando em fazer uma máquina virtual nesse zentyal com a finalidade de proxy reverso e redirecionar todo o tráfego da porta 80 para essa vm e deixar isso por conta dela, assim não mexo nada no Zentyal...

Acha que vale a pena?

jbahillo

  • Zentyal Staff
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 1444
  • Karma: +77/-2
    • View Profile
Re: Zentyal 3: Proxy reverso para vários sites em vários servidores internos
« Reply #3 on: February 06, 2013, 07:06:54 pm »
boa tarde:

Acho que se o sistema pode manter a carga do Apache + o entorno emulado + o squid, nao tem muito sentido  (com a informaçao que eu disponho) montar um Internet Accelerator Server... Qual é a finalidade de instalar tal servidor se a maquina nao o precissa já que atura a carga perfetamente?

Um saudo

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 3: Proxy reverso para vários sites em vários servidores internos
« Reply #4 on: February 07, 2013, 02:32:58 am »
Eu acredito que a justificativa é que o apache instalado pelo zentyal não vai permitir os módulos para proxy reverso visto que muitas configurações feitas no zentyal irão sobrepor as configs do apache... Assim como não dá pra trocar os IPs das conexões de rede direto no /etc/network/interfaces pois o zentyal vai sobrepor...

Então para não ter outro computador físico ligado só para fazer o direcionamento das requisições para o servidor correto, e como tenho recurso sobrando no servidor zentyal; talvez valesse a pena usar virtualizado. Mas ainda não sei se vale a pena fazer isso, estou a juntar elementos pra ter uma opnião!

jbahillo

  • Zentyal Staff
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 1444
  • Karma: +77/-2
    • View Profile
Re: Zentyal 3: Proxy reverso para vários sites em vários servidores internos
« Reply #5 on: February 07, 2013, 09:46:47 am »
Olá wemersonrv:

A duvida que me planteja é se realmente voce precissaria de um proxy reverso.

Por certo, sobre as modificaçoes de apache e de qualquer outro modulo lembre que voce pode fazer uso dos hooks e dos stubs para fazer uso de funcionalidades nao presentes na GUI

wemersonrv

  • Zen Samurai
  • ****
  • Posts: 331
  • Karma: +4/-0
    • View Profile
Re: Zentyal 3: Proxy reverso para vários sites em vários servidores internos
« Reply #6 on: February 07, 2013, 10:24:36 am »
Entendido... mas por experiencia própria eu prefiro não interferir no zentyal e deixá-lo "original"... e também estou vendo que pode ser vantajoso ter uma vm para isso pois planejamos um aumento significativo no numero de servidores; o que justificaria migrar de uma máquina virtual para um computador físico para essa finalidade de proxy reverso.