Author Topic: [Resolvido]Integrando outro HD na rede  (Read 2260 times)

lusouza

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
[Resolvido]Integrando outro HD na rede
« on: October 22, 2012, 04:08:43 pm »
Boa tarde!!!!!!!


Galera, estou com 2 problemas! O HD primario da rede esta full! Coloquei um 2º HD como estendido, ele esta sendo reconhecido na setup(bios) e no zentyal. Pela interface eu consigo acessar HD mais nao tenho permissao para editar ele, Ex: criar, excluir ou ler não da permissão apenas para o root. Torner colocar sudo chmod 777 /mnt/hd2  ou sudo chmod -R 777 /mnt/hd2 nenhum dos 2 comandos liberou acesso aos grupos neste HD.


Problema 2: Na pagina de acesso ao zentyal consigo enxergar o hd SISTEMAS > USO DE DISCO > /dev/sdb 2 terabyte, porem como eu faço para ampliar o espaço na rede utilizando esse HD? ( Gostaria de utilizar nas mesma unidades de rede que utilizo no primeiro HD)

Antes de mais nada, muito obrigado por ajudar!




=>  contato: luizsouza_30@hotmail.com  ( para quem tiver essa duvida, tenho vários tutoriais que posso liberar )
« Last Edit: November 12, 2012, 01:25:44 pm by lusouza »

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: Integrando outro HD na rede
« Reply #1 on: November 07, 2012, 01:51:08 pm »
Olá Lusouza,

Você rodou o fdsik neste novo disco, criando as partições? Depois vc rodou o comando mkfs.ext4 na formatar a partição criada? Depois editou o /etc/fstab e um "mount -a" para montar o disco?

Lembre-se que o Zentyal é um Ubuntu... O procedimento é o mesmo que você teria que fazer em qq linux...

Abraços,
Jorge Quintão

lusouza

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 16
  • Karma: +1/-0
    • View Profile
Re: Integrando outro HD na rede
« Reply #2 on: November 12, 2012, 01:18:57 pm »
JQuintão,

bom dia! Fiz sim, baseado com minha vivencia em linux montei o HD, ele estava praticamente pronto, ate mesmo na dashboard ele ja era reconhecido. O unico problema que não conseguia montar uma rede para esse alocamento de espaço. Esse foi real problema, acabei desistindo pela falta de tempo e montei um novo servidor com esse HD. Mais foi bom que aprendi muito sobre zentyal.

Muito obrigado!

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: [Resolvido]Integrando outro HD na rede
« Reply #3 on: November 13, 2012, 09:04:40 pm »
Olá Lusouza,

Legal... Acho que é por ai... É quebrando a cabeça que a gente aprende...

Abraços,
Jorge Quintão

G2

  • Zen Apprentice
  • *
  • Posts: 13
  • Karma: +0/-0
    • View Profile
Re: [Resolvido]Integrando outro HD na rede
« Reply #4 on: November 14, 2012, 01:22:54 pm »
lusouza,
Bom dia!!!

Vou deixar uma dica que utilizo em algumas maquinas "Desktop" e que pode ajudar quem precisa de inserir ou trocar os HDs do Servidor.

Se vc estiver usando HDs Seagate ou Wester e estiver utilizando partições ext3/ext4 o programa abaixo pode lhe ajudar.

http://www.baixaki.com.br/download/seagate-discwizard.htm (Free)

Eu utilizo ele para fazer clone de desktops na Universidade onde trabalho. Com ele eu consigo clonar o HD e redimensionar a unidade.
Por exemplo, trocar um HD de 320G por um de 2T, redimensionando manualmente ou mantendo as proporções das unidades.
Eu ainda não utilizei ele em servidores, porem devo faze-lo neste fim de semana. Se quizer tentar antes disso em laboratorio, colabore com os seus resultados.

Abraços.