Author Topic: [RESOLVIDO] WEBMIN Instalação de forma segura!  (Read 2154 times)

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
[RESOLVIDO] WEBMIN Instalação de forma segura!
« on: October 19, 2012, 02:22:34 pm »
Caros amigos,

Apesar de o Zentyal ter um conjunto de ferramentas impressionantes, ainda assim falta algumas funcionalidades digamos que interessantes oferecidas pelo Webmin.

Já de ante-mão imagino que ter essas duas interfaces não se pode mexer demais, principalmente no Webmin, para não alterar arquivos que possam estar e que com toda certeza estarão sendo usados pelo Zentyal.

Porém o que eu mais quero usar do Webmin e que to com saudade é o gerenciamento de pastas e arquivos, que pra mim é uma mão na roda. e tenho certeza que isso não irá conflitar com zentyal.

Agora pergunto aos meus caros amigos se alguém tem instalado ou se não recomenda de jeito e maneira alguma o uso das duas ferramentas juntas mesmo que o utilizador tome os devidos cuidados.

Caso sim, por favor eu queria um roteiro de instalação de forma segura a seguir pois não quero atrapalhar de forma alguma minha produção.

Creio que seja necessário liberar o Webmin no firewall depois da instalação, me corrijam caso eu esteja equivocado.

Obs.: Utilizo o Zentyal na porta 10001

Sds,

Anderson Felipe

« Last Edit: March 04, 2013, 03:49:04 pm by Anderson Felipe »
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)

jquintao

  • Moderator
  • Zen Hero
  • *****
  • Posts: 648
  • Karma: +14/-0
  • jquintao
    • View Profile
    • NetSol
Re: WEBMIN Instalação de forma segura!
« Reply #1 on: November 07, 2012, 01:58:25 pm »
Olá Anderson,

Você pode usar o webmin sem problemas... Porém, lembre-se que o zentyal reescreve arquivos como o squid.conf, smb.conf, /etc/resolv.conf, etc... Assim, saiba que as suas alterações feitas pelo webmin poderão ser sobrepostas pelo Zentyal, caso o módulo em questão esteja instalado nele...

Abraços,
Jorge Quintão

Anderson Felipe

  • Zen Warrior
  • ***
  • Posts: 168
  • Karma: +7/-1
    • View Profile
Re: WEBMIN Instalação de forma segura!
« Reply #2 on: March 04, 2013, 03:48:45 pm »
Opa desculpe a demora em responder ao tópico.

Obrigado pela resposta Jorge!

Obs.: Liberar no firewall dentro de Filtro de Pacotes ▸ Redes internas para o Zentyal a porta 10000 (para acessar de máquinas clientes)

Mas uma vez obrigado.

Sds,
Anderson Felipe
Sds,

Anderson Felipe
(Estou de volta turminha do compartilhamento de informações 8)!!!)